Mudbound

BANNER LONDON14H


Desse solo donde tantos outros quebraram, araram, descongelaram, plantaram, arrancaram e criaram, agora se cava uma sepultura. E nessa cova rasa, Dees Rees conta a história de filhos e irmãos, a história da América, de homens e mulheres, brancos e negros, avôs, tios-avôs, avós, tias-avós, pai e mãe, trabalhando a vida inteira nessa terra que jamais serão deles até, ali, morrerem com a lama dos mesmos acres sob as unhas. E lá serem enterrados e esquecidos até que um novo caixão clame pelo mesmo território. A mesma terra, donde tantos passaram, gerações passarão, cada um arranhando o barro duro que jamais serão deles. Toda a sua obra feita e desfeita, como cada ciclo, cada estação, o dia e a noite, tão fugaz como o vento. Sim, a terra é o poder, senão uma luta.

Então, vemos a guerra suja, um cinema no velho Mississipi rodeado de aveia e algodão: Um conto de homens, de um lugar, das leis que regem a propriedade e seus limites, um filme sendo arado por uma cacofonia de vozes, cada um com sua herança e sua enxada, cultivando os pensamentos, semeando esse roteiro fértil que se desenrola pela projeção como as raízes em suas profundezas, várias narrativas se mesclando, amando, odiando, crescendo e brigando, pela terra, por essa terra.

Não olhe para trás. Não ouse olhar. Mas ao fazê-lo, ao revisar esse filme, segurando o coração bater, cada batida quente e viva, em cada lugar que a enxada sulca a terra, em cada chibata que lhe queima a carne, donde tudo o que lhe resta é ver as mãos sangrarem, as costas arderem, o peito pulsar, não olhe para trás. Cave o buraco, o suor e as lágrimas adubando os campos, e reflita profundamente por esses homens, essa miríade de histórias, de conflitos, de lutas, e pense, não somente a bela fotografia de Rachel Morrison, mas por quem fomos, somos, e, sem dúvida, seremos. Essa é a semente que a cineasta nos planta.

RATING: 74/100

TRAILER

Article Categories:
FILMES · SUNDANCE · TIFF

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.