Os novos rumores de Cannes (e Veneza)

O Festival de Cannes anunciou no susto, assim de surpresa, 𝗔𝗡𝗡𝗘𝗧𝗧𝗘, de Leos Carax em Competição, também Filme de Abertura e estreia nacional na França para retomar (ou salvar?) o segmento. De cara, joga Adam Driver às palmas. É sua sétima participação no tapete vermelho, seis em competição: INSIDE LLEWYN DAVIS (2013), PATERSON (2016), OS MEYEROWITZ (2017), INFILTRADO NA KLAN (2018), O HOMEM QUE MATOU DOM QUIXOTE (2018), OS MORTOS NÃO MORREM (2019) e agora esse musical com canções dos 𝗧𝗛𝗘 𝗦𝗣𝗔𝗥𝗞𝗦 𝗕𝗥𝗢𝗧𝗛𝗘𝗥𝗦, aliás o sonho da dupla, que outrora ia musicar um filme de Jacques Tati, mas não aconteceu. Os músicos são tema também do documentário de Edgar Wright, fenômeno em Sundance´21. Para os fãs, por todo esse pedigree da produção de Carax, vale sonhar com uma Palma para Driver, mas também um aviso… Filmes de Abertura geralmente são amaldiçoados pela crítica. Filmes de Marion Cotillard em Cannes geralmente são uma tragédia.

Já o anúncio da seleção completa, esse será dia 27 de maio. Thierry Fremaux já escapou em entrevista a presença de 𝗕𝗘𝗡𝗘𝗗𝗘𝗧𝗧𝗔 (Paul Verhoeven) e 𝗔 𝗖𝗥𝗢𝗡𝗜𝗖𝗔 𝗙𝗥𝗔𝗡𝗖𝗘𝗦𝗔 (Wes Anderson). Um fortíssimo rumor também de 𝗕𝗘𝗥𝗚𝗠𝗔𝗡 𝗜𝗦𝗟𝗔𝗡𝗗 (Mia Hansen-Løve, foto), já exibido no comitê de seleção. Segundo fontes internas, é o melhor filme dela. Outro que surge nas apostas é 𝗗𝗥𝗜𝗩𝗘 𝗠𝗬 𝗖𝗔𝗥, de Ryūsuke Hamaguchi, que competiu recentemente em Berlim, com o belíssimo WHEEL OF FORTUNE AND FANTASY.

O que se sabe, está fora: 𝗣𝗔𝗥𝗜𝗦, 𝟭𝟯𝘁𝗵 𝗗𝗜𝗦𝗧𝗥𝗜𝗖𝗧 (Jacques Audiard) vai ou para #Venezia78 ou para a Quinzena dos Realizadores. O diretor não deseja mais competir em Cannes. Vários títulos não estarão prontos a tempo, como 𝗧𝗛𝗘 𝗗𝗘𝗖𝗜𝗦𝗜𝗢𝗡 𝗧𝗢 𝗟𝗘𝗔𝗩𝗘 (Park Chan-wook), 𝗙𝗘𝗨 (Claire Denis) e 𝗛𝗘 𝗪𝗔𝗬 𝗢𝗙 𝗧𝗛𝗘 𝗪𝗜𝗡𝗗 (Terrence Malick), esses talvez estejam no Lido. Também todos os filmes da Netflix, falo dos novos Jane Campion (𝗧𝗛𝗘 𝗣𝗢𝗪𝗘𝗥 𝗢𝗙 𝗧𝗛𝗘 𝗗𝗢𝗚) e Andrew Dominik (𝗕𝗟𝗢𝗡𝗗𝗘).

𝗣𝗔𝗥 𝗖𝗘 𝗗𝗘𝗠𝗜-𝗖𝗟𝗔𝗜𝗥 𝗠𝗔𝗧𝗜𝗡, de Bruno Dumont, está confirmado em Veneza, em competição, ao lado de 𝗠𝗢𝗡𝗜𝗖𝗔, de Andrea Pallaoro. 𝗦𝗣𝗘𝗡𝗖𝗘𝗥, de Pablo Larrain está encaminhado para ser o Filme de Abertura, exatamente 24 anos depois da morte da Princesa Diana.

Sobre o júri de Cannes, especula-se Céline Sciamma ao lado de Spike Lee e isso explicaria 𝗣𝗘𝗧𝗜𝗧𝗘 𝗠𝗔𝗠𝗔𝗡 em Berlim.

Como já relatamos diversas vezes, a programação se encaminha para um forte eurocentrismo devido a crise sanitária. Lembro que 90% dos hotéis de Cannes estão fechados e a adesão do mercado americano está bem fraca. 𝗜𝗧𝗔𝗟𝗜𝗔𝗡 𝗦𝗧𝗨𝗗𝗜𝗘𝗦, de Adam Leon, por exemplo, que considerávamos às palmas, terá uma Premiere caseira em Tribeca, o que inviabiliza a competição. Fora o fato dessa disputa entre Cannes e Veneza pelos filmes, isso já ocorria em outros anos, mas agora, com os festivais espaçados em apenas dois meses, o leilão se intensifica.

Enfim, feitas essas considerações, nossas apostas para o Festival de #Cannes21 ficaram conforme abaixo:

100 Filmes para Cannes 2021

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FESTIVAIS

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