100 Filmes para Cannes 2021

Se o Festival de Cannes passou 2020 somente na lista de intenções, a 74. edição promete agora uma seleção de respeito, não só por ser o evento de cinema mais midiático – e concorrido – do planeta, o primeiro em tese presencial em um mundo nos rudimentos da vacina, mas também por se beneficiar de quase 12 meses de produções represadas, ou seja, além dos contenders do ano passado, caso de BENEDETTA, MEMORIA, BERGMAN ISLAND e TRE PIANI, todos ainda inéditos, outros títulos foram se concluindo ao decorrer do ano e somando se a lista, como ANNETTE, AHED´S KNEE e THE STORY OF MY WIFE. Hoje, há pouquíssimos títulos em pós-produção, dos nossos prognósticos de competição, talvez apenas os filmes de Stéphane Brizé, Karim Aïnouz e Terrence Malick estejam inacabados. Então a briga é boa, só para a Competição, nós consideramos 43 títulos, isso para chegar nessa lista de 20, que geralmente é o número médio de candidatos às Palmas.

Como sempre, levamos em apreço a pauta de insiders e bastidores, o que nos encaminha para uma ordem de probabilidade de o filme ser selecionado (ou não), bem como as vagas por questão geográfica em cada panorama e a igualdade de gênero entre os diretores. Isso é importante, porque além do buzz, há uma forte concorrência entre os títulos franceses, por exemplo. Então, de nada vale considerar muitos diretores franceses renomados – e chegamos numa lista de 33! – se em cada panorama há somente 4 ou 5 vagas para eles. Outro fator importante é considerar as mulheres: em 2019, por exemplo, Justine Triet (SIBYL) assumiu a vaga de Kantemir Balagov (UMA MULHER ALTA) na competição oficial justamente para que houvesse mais mulheres disputando a Palma. A lista final daquele ano saiu com 4 mulheres em disputa. Nos nossos prognósticos de agora, haveria 2 em competição, com a possibilidade de uma terceira (Emmanuelle Bercot). Na Sessão “Un Certain Regard” vale a mesma regra e, também, deve se levar em conta o número de diretores estreantes – na média são seis vagas e às vezes puxam alguém para a Competição.

Por fim, analisamos o mercado cinematográfico como um todo, considerando qual título já tem distribuição na França e – principalmente – quais títulos já estavam à venda para distribuição internacional no recente mercado EFM de Berlim. Aqui é importante salientar o que determinadas distribuidoras estão oferecendo para o mercado em geral. Principalmente o que a Diaphana Films, Focus Features, A24, Gaumont, Kinology, Latido Films, Le Films du Losange, Mars Films, Memento Films, MK2 Films, Neon, Pathé Films, Pyramid Films, SBS Distribution, StudioCanal e Wild Bunch ofereceram, porque isso compõe cerca de 65~75% do quadro de Cannes, no geral.

Vale lembrar que a lista abaixo, por enquanto é mera especulação. O próprio Festival ainda não está confirmado em definitivo nas datas de 6~17 de julho. A França ainda sofre com os protocolos de segurança e saúde, o que impede eventos desse tipo. Há, inclusive, conversas para adiar o Festival para outubro e não á toa o descolamento do Marché du Film do evento, fazendo uma edição online agora em maio. No entanto fizemos todas as apostas para as datas atuais, lembrando que o post será constantemente atualizado conforme saem notícias e confirmações de títulos. Para uma fácil leitura, identificamos cada filme com suas respectiva bandeira, além de sinalizar se foi dirigido por mulher (♀️), se é filme de ESTREIA, DOCUMENTÁRIO ou ANIMAÇÃO e sublinhamos também a participação no último European Film Market (@BERLIN EFM´21).

Por fim, consideramos dois títulos inéditos, ambos sob o selo “Cannes 2020” para a Competição de agora – não sei se a regra permite isso -, são eles A CRÔNICA FRANCESA (Wes Anderson) e HEAVEN: TO THE LAND OF HAPPINESS (Im Sang-soo), até por isso eles estão mais abaixo na lista, porque a probabilidade aí é menor. Também gostaria de frisar que a estreia de TOP GUN: MAVERICK está programada para uma semana antes de Cannes, na Austrália, Canada e EUA, então a aposta como filme de Abertura exige a boa-fé do adiamento de uma semana. Outra curiosidade: ONE SECOND, de Zhang Yimou, filme censurado pelo governo chinês durante a Berlinale19, estreou recentemente na China, isso pode lhe credenciar para uma Premiere Internacional em Cannes. O filme também estava à venda no EFM.


74º Festival de Cannes
*** Apostas atualizadas em 29.03.21***

Filme de Abertura | Cannes 2021
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
PIG . Michael Sarnoski 🇺🇸
VIÚVA NEGRA . Cate Shortland 🇺🇸 ♀️

Competição | Cannes 2021
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
BENEDETTA . Paul Verhoeven 🇳🇱 – @BERLIN EFM´21CONFIRMADO
ANNETTE . Leos Carax 🇫🇷 – @BERLIN EFM´21CONFIRMADO
A CRÔNICA FRANCESA . Wes Anderson 🇺🇸 – CONFIRMADO
MEMORIA . Apichatpong Weerasethakul 🇹🇭
BERGMAN ISLAND . Mia Hansen-Løve 🇫🇷 ♀️ – @BERLIN EFM´21
AHED´S KNEE . Nadav Lapid 🇮🇱 – @BERLIN EFM´21
PAR CE DEMI-CLAIR MATIN . Bruno Dumont 🇫🇷
THE STORY OF MY WIFE . Ildikó Enyedi 🇭🇺 ♀️
POUR LE MEILLEUR ET POUR LE PIRE . Stéphane Brizé 🇫🇷
PETROV’S FLU . Kirill Serebrennikov 🇷🇺
SERRE-MOI FORT . Mathieu Amalric 🇫🇷 – @BERLIN EFM´21
WHERE IS ANNE FRANK? . Ari Folman 🇮🇱 – ANIMAÇÃO@BERLIN EFM´21
TRE PIANI . Nanni Moretti 🇮🇹
BENEDICTION . Terence Davies 🇬🇧 – @BERLIN EFM´21
THE GREEN KNIGHT . David Lowery 🇺🇸
ITALIAN STUDIES . Adam Leon 🇺🇸
HEAVEN: TO THE LAND OF HAPPINESS . Im Sang-soo 🇰🇷
ALGÉRIEN PAR ACCIDENT . Karim Aïnouz 🇧🇷 – DOCUMENTÁRIO
HE WAY OF THE WIND . Terrence Malick 🇺🇸
GENSAN PUNCH . Brillante Mendoza 🇵🇭 – @BERLIN EFM´21

runner ups | Competição
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
LINGUI . Mahamat-Saleh Haroun 🇹🇩
DE SON VIVANT . Emmanuelle Bercot 🇫🇷 ♀️ – @BERLIN EFM´21
COMÉDIE HUMAINE . Xavier Giannoli 🇫🇷 – @BERLIN EFM´21
THE PERFUMED HILL . Abderrahmane Sissako 🇲🇷

Filme de Encerramento | Cannes 2021
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
*** EM BREVE ***

Filme de Abertura | Sessão “Un Certain Regard”
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
*** EM BREVE ***

Sessão “Un Certain Regard”
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
LE QUAI DE OUISTREHAM . Emmanuel Carrère 🇫🇷
PETITE FLEUR . Santiago Mitre 🇨🇱
VIENS JE T’EMMÈNE . Alain Guiraudie 🇫🇷 – @BERLIN EFM´21
UNE HISTOIRE D’AMOUR ET DE DÉSIR . Leyla Bouzid 🇹🇳 ♀️ – @BERLIN EFM´21
A CHIARA . Jonas Carpignano 🇮🇹
ALI & AVA . Clio Barnard 🇬🇧 ♀️ – @BERLIN EFM´21
THE WORST PERSON IN THE WORLD . Joachim Trier 🇩🇰 – @BERLIN EFM´21
LUZ . Flora Lau 🇭🇰 ♀️
MI IUBITA (MON AMOUR) . Noémie Merlant 🇫🇷 ♀️ – ESTREIA
HUDA’S SALON . Hany Abu-Assad 🇵🇸 – @BERLIN EFM´21
MONA LISA AND THE BLOOD MOON . Ana Lily Amirpour 🇺🇸 ♀️
THE DAWN . Dalibor Matanic 🇭🇷 – @BERLIN EFM´21
AMIRA . Mohamed Diab 🇪🇬 – @BERLIN EFM´21
UN MONDE . Laura Wandel 🇧🇪 ♀️ – ESTREIA
DISTANCIA DE RESCATE . Claudia Llosa 🇵🇪 ♀️
RED, WHITE AND WATER . Lila Neugebauer 🇺🇸 ♀️ – ESTREIA
AFTER YANG . Kogonada 🇺🇸
LA COLLINE OÙ RUGISSENT LES LIONNES . Luàna Bajrami 🇽🇰 ♀️ – ESTREIA
LES MAGNÉTIQUES . Vincent Cardona 🇫🇷 – ESTREIA
BRUNO REIDAL . Vincent Le Port 🇫🇷 – ESTREIA

runner ups | Un Certain Regard
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
UNCLENCHING THE FISTS . Kira Kovalenko 🇷🇺 ♀️
MON LEGIONNAIRE . Rachel Lang 🇫🇷 ♀️
NOBODY HAS TO KNOW . Bouli Lanners & Tim Mielants 🇧🇪
L’INFILTRÉ . Thierry de Peretti 🇫🇷
APOLLO . Arab & Tarzan Nasser 🇵🇸

Fora de Competição
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
THE OCCUPIED CITY . Steve McQueen 🇬🇧 – DOCUMENTÁRIO
LAST NIGHT IN SOHO . Edgar Wright 🇬🇧
LEONORA ADDIO . Paolo Taviani 🇮🇹
CETTE MUSIQUE NE JOUE POUR PERSONNE . Samuel Benchetrit 🇫🇷
MEKTOUB MY LOVE : CANTO DUE . Abdellatif Kechiche 🇹🇳

Sessão Especial
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
ONE SECOND . Zhang Yimou 🇨🇳 – @BERLIN EFM´21
EL REY DE TODO EL MUNDO . Carlos Saura 🇪🇸 – @BERLIN EFM´21
THE VELVET UNDERGROUND . Todd Haynes 🇺🇸 – DOCUMENTÁRIO
BOOTLEGGER . Caroline Monnet 🇨🇦 ♀️ – ESTREIA

Sessão “Midnight”
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
BIRDS OF A FEATHER . Hanna Bergholm 🇫🇮 ♀️ – ESTREIA

Filme de Abertura | Quinzena dos Realizadores
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
PARADIS SALE . Bertrand Mandico 🇫🇷 – @BERLIN EFM´21

Quinzena dos Realizadores
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
THE SOUVENIR: PTE.II . Joanna Hogg 🇬🇧 ♀️
WICKED GAMES . Ulrich Seidl 🇦🇹
INCROYABLE MAIS VRAI . Quentin Dupieux 🇫🇷 – @BERLIN EFM´21
THE INNOCENTS . Eskil Vogt 🇳🇴
INEXORABLE . Fabrice Du Welz 🇧🇪
SERVANDO MAGDAMAG . Lav Diaz 🇵🇭
PARIS, 13TH DISTRICT . Jacques Audiard 🇫🇷
BONNE MERE . Hafsia Herzi 🇫🇷 ♀️ – @BERLIN EFM´21
GOODNIGHT, SOLDIER . Hiner Saleem 🇮🇶
TRALALA . Arnaud & Jean-Marie Larrieu 🇫🇷 – @BERLIN EFM´21
DECEPTION . Arnaud Desplechin 🇫🇷
ANIMALS . Nabil Ben Yadir 🇧🇪 – @BERLIN EFM´21
EL BUEN PATRÓN . Fernando León de Aranoa 🇪🇸 – @BERLIN EFM´21
THE NORTHMAN . Robert Eggers 🇺🇸
LES CHOSES HUMAINES . Yvan Attal 🇫🇷 – @BERLIN EFM´21
MEDUSA . Anita Rocha da Silveira 🇧🇷 ♀️
ZAHORI . Marí Alessandrini 🇦🇷 ♀️
SCHOOL TOWN . Liu Jian 🇨🇳 – ANIMAÇÃO
PLAZA CATEDRAL . Abner Benaim 🇵🇦

runner ups | Quinzena dos Realizadores
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
WE PUT THE WORLD TO SLEEP . Adrian Tofei 🇷🇴
THE WIND BLEW ON . Katrin Olafsdottir 🇮🇸 ♀️
LES INTRANQUILLES . Joachim Lafosse 🇧🇪

Semana da Crítica | Abertura
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
*** EM BREVE ***

Semana da Crítica
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
WHITE BUILDING . Kavich Neang 🇰🇭
FIGURES IN THE URBAN LANDSCAPE . Ekaterina Selenkina 🇷🇺 ♀️ – ESTREIA
LE COEUR NOIR DES FORÊTS . Serge Mirzabekiantz 🇧🇪

Semana da Crítica | Sessão Especial
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
PLAYLIST . Nine Antico 🇫🇷 ♀️ – ESTREIA
LAMB . Valdimar Johannsson 🇮🇸 – ESTREIA

Semana da Crítica | Encerramento
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
*** EM BREVE ***

Outras Possibilidades para Cannes
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
HENRICO’S FARM . Lav Diaz 🇵🇭
STOWAWAY . Joe Penna 🇺🇸
THOSE WHO WISH ME DEAD . Taylor Sheridan 🇺🇸
MADAME CLAUDE . Sylvie Verheyde 🇫🇷 ♀️
THE FORGIVEN . John Michael McDonagh 🇬🇧
EUGÉNIE GRANDET . Marc Dugain 🇫🇷
FLAG DAY . Sean Penn 🇺🇸
LA PLACE D’UNE AUTRE . Aurélia Georges 🇫🇷 ♀️ – ESTREIA
MOTHERING SUNDAY . Eva Husson 🇫🇷 ♀️
THE OWNER . Yury Bykov 🇷🇺
LIBERTAD . Clara Roquet 🇪🇸 ♀️
GOOD LUCK TO YOU, LEO GRANDE . Sophie Hyde 🇦🇺 ♀️
RHINOCEROS . Oleg Sentsov 🇺🇦
JOAN VERRA . Laurent Larivière 🇫🇷
NEXT GOAL WINS . Taika Waititi 🇺🇸
PETITE SOLANGE . Axelle Ropert 🇫🇷 ♀️
THE FANTASTIC FLITCROFTS . Craig Roberts 🇬🇧
GLUPCY . Tomasz Wasilewski 🇵🇱
PETITE NATURE . Samuel Theis 🇫🇷
MOURIR JEUNE . Emilie Aussel 🇫🇷 ♀️ – ESTREIA
STRANGER WITH A CAMERA . Oorlagh George 🇮🇪
IMPASSE . Zhang Yimou 🇨🇳

Reservados para #Venezia78
*** Apostas em Ordem de Probabilidade***
EARWIG . Lucile Hadzihalilovic 🇫🇷 ♀️
LA CAJA . Lorenzo Vigas 🇻🇪
EL ESTADO DEL IMPERIO . Amat Escalante 🇲🇽
FEU . Claire Denis 🇫🇷
COMÉDIE HUMAINE . Xavier Giannoli 🇫🇷
SPENCER . Pablo Larrain 🇨🇱
EUREKA . Lisandro Alonso 🇦🇷
NITRAM . Justin Kurzel 🇦🇺
MONICA . Andrea Pallaoro 🇮🇹
THE DECISION TO LEAVE . Park Chan-wook 🇰🇷
THE POWER OF THE DOG . Jane Campion 🇳🇿
SILENT TWINS . Agnieszka Smoczyńska 🇵🇱 ♀️
BABY, BOX, BROKER . Hirokazu Kore-eda 🇯🇵
ÉCOLE DE L’AIR . Robin Campillo 🇫🇷
TOUT S’EST BIEN PASSÉ . François Ozon 🇫🇷
THE HAND OF GOD . Paolo Sorrentino 🇮🇹
TITANE . Julia Ducournau 🇫🇷 ♀️
AIR . Aleksey German Jr. 🇩🇪
BIG BUG . Jean-Pierre Jeunet 🇫🇷
THIRD GRADE . Jacques Doillon 🇫🇷 – @BERLIN EFM´21
CIDADE;CAMPO . Juliana Rojas 🇧🇷 ♀️
LES CINQ DIABLES . Léa Mysius 🇫🇷 ♀️
HUMAN FLOWERS OF FLESH . Helena Wittmann 🇩🇪 ♀️
CARAVAGGIO’S SHADOW . Michele Placido 🇮🇹

Também já tem aposta do site para o Oscar2022…

você confere no link abaixo:

#Oscar2022: Previsões de Março, 2021

Article Tags:
·
Article Categories:
FESTIVAIS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.