Dossiê Oscar 2009: Melhor Documentário em Longa-Metragem

Entre os indicados na categoria, quatro envolvem a história americana: THE BETRAYAL (sobre os estragos da Guerra do Vietnã), THE GARDEN (comunidade agrícola lutando por seus direitos), AS ÁGUAS DE KATRINA (sobre o furacão Katrina) e o favorito MAN ON WIRE (tendo como pano de fundo a inauguração das Torres Gêmeas), além do obrigatório para qualquer cinéfilo ENCOUNTERS AT THE END OF THE WORLD do excelente diretor Werner Herzog. Todos são indicados pela primeira vez ao Oscar.

MAN ON WIRE | James Marsh
Resenha | Site Oficial

Em 1974, quando as Torres Gêmeas em Nova York haviam sido recém-inauguradas, um homem cometeu ali um crime. Para muitos, “o maior crime artístico do século”. O nome do criminoso era Philippe Petit, que de forma ousada, arriscada e perigosa subiu ao topo de um dos edifícios mais altos de Manhattan para atravessar de um prédio ao outro equilibrando-se num cabo de aço. Este documentário mostra cenas reais da época, misturando atores reencenando todo o plano arquitetado por Philippe Petit.

——————————

AS ÁGUAS DE KATRINA | Carl Deal & Tia Lessin
Resenha | Site Oficial

“Será um dia inesquecível”, diz Kimberly, uma moradora pobre de Nova Orleans, enquanto filma pela primeira vez com sua câmera de vídeo. Mal sabe ela que daí a algumas horas a cidade será abalada pela maior tragédia de sua história. Quando o furacão Katrina atinge a cidade, Kim e seu marido Scott continuam a filmar, documentando sua heróica e dramática viagem de resgate a amigos e vizinhos. Contrastando com a ingenuidade de suas filmagens, imagens de TV mostram o cinismo das autoridades diante da tragédia.

——————————

ENCOUNTERS AT THE END OF THE WORLD | Werner Herzog
Resenha | Site Oficial

O cineasta Werner Herzog, dO HOMEM URSO – considerado um dos melhores documentários de todos os tempos -, flerta com o gênero mais uma vez e agora faz uma viagem à gélida Antártica para capturar umas das mais belas imagens já vistas – sobre e sob o gelo.

——————————

THE BETRAYAL (NERAKHOON) | Ellen Kuras & Thavisouk Phrasavath
Resenha | Site Oficial

Documentário que tomou 23 anos da vida da diretora estreante Ellen Kuras, contando com a colaboração do diretor Thavisouk Phrasavath. Tudo começa durante a Guerra do Vietnã, quando os Estados Unidos travaram, ao mesmo tempo, uma guerra secreta na República do Laos. Quando os soldados americanos bateram em retirada, milhares de cidadão do Laos – que lutaram ao lado dos Estados Unidos – foram deixados para trás, sendo submetidos à prisão ou mesmo à execução. Apenas uma família (os Phrasavaths, personagens centrais dessa história) tomou uma decisão corajosa: Fugir para a América. Mas, esperando encontrar segurança, eles se depararam com uma guerra diferente.

——————————

THE GARDEN | Scott Hamilton Kennedy
Resenha | Site Oficial

O Community Garden – um jardim público de 14 acres, ou aproximadamente 56 mil metros quadrados – localizado no South Central de Los Angeles era um dos maiores do gênero nos Estados Unidos. Ele foi criado em 1992 como uma forma de apagar da memória toda a devastação causada pelo homem. Desde então, fazendeiros locais fizeram ali um milagre, transformando uma das áreas mais secas da região, criando uma comunidade unidade, produzindo seu próprio alimento, cuidando de suas famílias. Hoje, no entanto, escavadeiras mecânicas ameaçam aquele oásis. Poderosos empreiteiros querem levantar ali grandes construções.

——————————

O Oscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem…
A categoria é outra barbada do ano: MAN ON WIRE é um favorito indiscutível aqui. Ponto final

Article Categories:
AWARDS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.