Dossiê Oscar 2009: Melhor Documentário em Curta-Metragem

Entre os curtas documentais, o tema comum são pessoas necessitadas. Dois apresentam as dificuldades da população indiana com a saúde, THE FINAL INCH (crianças com poliomelite) e SMILE PINKI (sobre crianças carentes precisando de cuidados médicos), THE CONSCIENCE OF NHEM EN (relata os sobreviventes da guerra civil do Camboja) e THE WITNESS FROM THE BALCONY OF ROOM 306 (mostra os últimos momento de Martin Luther King relatados pelo seu amigo o Reverendo Billy Kyles).

THE CONSCIENCE OF NHEM EN | Steven Okazaki
Documentário que descreve a história de três sobreviventes da prisão Tuol Sleng, também conhecida como S-21, onde 17 mil cambojanos foram encarcerados e assassinados nos anos de 1970. O filme narra os acontecimentos a partir de um jovem soldado, Nhem En, que com apenas 16 anos de idade tirou milhares de fotografias das pessoas antes delas serem torturadas e mortas pelo Khmer Rouge, o partido comunista do Cambodja.

——————————


SMILE PINK | Megan Mylan
Pinki e Ghutaru são duas crianças que vivem numa área rural da Índia, desesperadamente pobre. Ambas têm uma rachadura nos lábios. Uma simples cirurgia que pode curá-las é a distância que as separa de um sonho. Até o dia em que encontram Pankaj, funcionário do serviço social que a cada ano viaja de vilarejo em vilarejo, reunindo pacientes que necessitam de hospital para cirurgias gratuitas.

——————————


THE FINAL INCH | Irene Taylor Brodsky
Quase 50 anos depois da vacina contra a paralisia infantil (Pólio) ter sido desenvolvida nos Estados Unidos, o vírus dessa doença ainda encontra refúgio em alguns lugares vulneráveis do mundo – Um deles é nos bairros mais pobres da Índia.

——————————


THE WITNESS FROM THE BALCONY OF ROOM 306 | Adam Pertofsky
No dia 4 de abril de 1968, da sacada do quarto 306 no Lorraine Motel, em Memphis (Tenessee), um tiro foi disparado, atingindo o coração e a alma do movimento dos Direitos Civis. Foi este tiro que colocou fim à vida de Martin Luther King. Em pé, a poucos metros de King, estava o Reverendo Billy Kyles, líder dos Direitos Civis em Memphis. Naquela noite os dois deveriam jantar juntos e comemorar. Mas, após aquele disparo fatal, o Reverendo Billy Kyles era apenas uma testemunha da última hora de vida de Martin Luther King.

——————————


O Oscar de Melhor Documentário em Curta-Metragem…
As apostas apontam THE WITNESS FROM THE BALCONY OF ROOM 306 como favoríto. Tem sua lógica, afinal é o tema mais americano de todos. Mas THE CONSCIENCE OF NHEM EN é irresistivelmente perigoso.

Article Categories:
AWARDS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.