Ella e John


De um cineasta que filma a vida como ela é, A PRIMEIRA COISA BELA que lhe vem em mente, toda a poesia do CAPITAL HUMANO, senão a ironia de histórias LOUCAS DE ALEGRIA, Paolo Virzì resolve voltar seus olhos aos Estados Unidos, à ELLA & JOHN, à Helen Mirren e Donald Sutherland, ambos SEM DESTINO pela antiga Rota 1, ele com Alzheimer, ela com câncer. Os dois num trailer nessa aventura irracional, pelo romance alegre, suas derradeiras vidas, rumo ao final feliz na casa de Hemingway (ou quase), atravessando uma América que não reconhecem mais e, no qual, parecem querer sempre escapar.

Então, Born To Be Wild pela estrada, por esse velho casal, suas vidas e diálogos, suas felicidades e tristezas, um pouco de medo também… sim, está tudo lá. Cada esquete filmado no mais pessoal, no talento desses dois atores, no mais sábio e realista, ensolarado e engraçado, ainda que um pouco melancólico. A mensagem não é tão espantosa. O que é espantoso é o humor ali contido: Uma história irreverente que, do nada, cria um espírito subversivo, a mesma rebelião contra a hospitalização que se viu em ANTES DE PARTIR com Jack Nicholson e Morgan Freeman, mas aqui um pouco mais realista, mais espirituoso e cheio de ardor.

Portanto, a bordo do “Leisure Seeker” viajamos pela América, seus acampamentos, comensais e parques temáticos. E pelas paisagens intermináveis, o cineasta filma o comum, o mais ordinário da natureza humana. E o faz, visualmente, numa atmosfera doce, nada de especial além desse casal comum. Esses dois – John e Ella – são totalmente comuns. Você sai do cinema e avista centenas como eles, todos os dias – pessoas comuns. A América é um país enorme, cheio de muitas famílias, nada tão especial sobre elas, mas que se tornam especiais porque colocamos uma moldura em torno delas e a observamos. E eis a grande força do cinema de Paolo Virzì: Ele faz filmes sobre pessoas com as quais podemos nos identificar. E eles são muito, muito humanos.

(*) Crônica livremente inspirada do material cedido pela BAC Films, incluindo entrevista com o diretor e notas de produção
RATING: 64/100

TRAILER

Article Categories:
FILMES · TIFF · VENEZA · SAN SEBASTIAN · RIO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.