O Oscar na Croissete

A Croisette deve selar o destino de seis filmes no Oscar 2010, durante a 62º Edição do Festival de Cannes. O Festival mais mediático do planeta abre oficialmente com a Premiere Mundial de UP – NAS ALTURAS, justamente um dos filmes mais cotados ao Oscar, que disputa a Palma de Ouro.

A fita de Pete Docter, além de representar o gênero que consagrou DUMBO, PERSEPÓLIS e VALSA COM BASHIR nas edições anteriores do evento Frances , tem a expectativa de (no mínimo) igualar o desempenho de RATATOUILLE e WALL-E pelas estatuetas. UP – NAS ALTURAS está cotado para indicações ao Oscar de Melhor Mixagem de Som, Edição de Som e Canção e é o atual favorito às estatuetas de Melhor Filme de Animação, Roteiro Original e Trilha Musical, o que, convenhamos, não é pouco.

TAKING WOODSTOCK, versão de Ang Lee para os bastidores do Festival de Rock mais importante da humanidade, também estréia em Cannes. A fita é uma alternativa viável aos Oscars de Melhor Filme, Diretor, Ator (Demitri Martin), Atriz Coadjuvante (Imelda Staunton), Roteiro Adaptado, Edição e Canção e precisa de críticas favoráveis para se fortalecer na disputa.

Já Abbie Cornish põe seu desempenho à prova no filme de Jane Campion, BRIGHT STAR, sobre a biografia do poeta John Keats. A fita almeja indicações aos Oscars de Melhor Atriz e Figurino e por enquanto é azarão em ambas as categorias. Mesmo caso de BASTARDOS INGLÓRIOS, de Quentin Tarantino, que tenta repetir o desempenho de PULP FICTION em ambas as premiações (A Palma de Ouro e o Oscar).

Além de visibilidade, THE IMAGINARIUM OF DOCTOR PARNASSUS busca realmente um distribuidor… A fita surreal de Terry Gilliam, se bem aceita, tem possibilidade de indicação em categorias técnicas, como Direção de Arte, Maquiagem e Figurinos, mas precisa de dinheiro para fazer uma campanha decente na temporada de Prêmios. Foi a falta de distribuição que minou as chances de Benicio Del Toro e seu CHE, de Steven Soderbergh, na última cerimônia do Oscar.

Por fim, LOS ABRAZOS ROTOS tem a árdua missão de conduzir Penélope Cruz e a Espanha a mais uma estatueta. Além das perspectivas de uma indicação aos Oscars de Melhor Atriz e Filme Estrangeiro, a fita de Pedro Almodóvar está cotada também para Melhor Roteiro Original, Fotografia e Trilha Musical.

O principal favorito ao Oscar 2010 de Melhor Filme, é no entanto, THE HUMAN FACTOR, de Clint Eastwood que deve concorrer como Melhor Filme, Diretor, Ator (Morgan Freeman), Ator Coadjuvante (Matt Damon) , Roteiro Adaptado e Edição, seguido de perto por NINE e PUBLIC ENEMIES, cujos prognósticos são de 12 indicações para cada fita. Nenhum dos principais favoritos ao Oscar principal terá Premiere em Cannes.

Você confere os prognósticos atualizados do próximo Oscar na nossa página OSCAR 2010 e a cobertura completa do Festival de Cannes a partir do dia 13 de Maio.

Article Tags:
·
Article Categories:
AWARDS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.