Dossiê Oscar 2010: Melhor Filme de Animação

UP – ALTAS AVENTURAS | Walt Disney Pictures
Pete Docter | EUA
TÉCNICA: Efeitos CGI
Resenha | Site Oficial

Um velhinho viúvo chamado Carl Fredricksen, com seus setenta e poucos anos de idade, passou a vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Até que um plano mirabolante invade sua cabeça teimosa: fazer sua casa inteira levantar vôo e transportá-la dos Estados Unidos a um lugar em meio às montanhas da floresta venezuelana. Um erro de percurso faz sua casa cair e ele tem de seguir sua viagem a pé, com a ajuda de um escoteiro gordinho e muito dedicado. Mas nessa jornada eles vão enfrentar muitos vilões, bestas e, o que é pior, fazer suas refeições sempre às 3h30 da manhã.

Histórico
Incluindo a indicação desse ano por Roteiro Original, essa é a sexta indicação de Peter Docter. Ele foi indicado duas vezes como roteirista por TOY STORY (1995) e WALL-E (2008); e duas vezes como diretor por MONSTROS S.A (2001) e O CARRO NOVO DE MIKE (2002). UP – ALTAS AVENTURAS ganhou o Globo de Ouro, o Prêmio do Sindicato (Annie), o Critics Choice Awards e 11 Prêmios de Crítica. UP – ALTAS AVENTURAS concorre aos Oscars de Melhor Filme, Roteiro Original, Trilha Musical, Edição de Som e Filme de Animação

——————————

O FANTÁSTICO SR. RAPOSO | Fox Searchlight
Wes Anderson | EUA
TÉCNICA: Stop Motion
Resenha | Site Oficial

Grupo de fazendeiros irados, cansado de dividir suas galinhas com uma raposa intrometida, resolve acabar com seu oponente.

Histórico
Essa é segunda indicação de Wes Anderson. Ele concorreu em 2001 com o roteiro original dOS EXCÊNTRICOS TENENBAUMS. O FANTÁSTICO SR. RAPOSO concorreu ao Globo de Ouro, o Prêmio do Sindicato (Annie), o Critics Choice Awards, o BAFTA, o National Board of Reviews e ganhou o Prêmio da Crítica de Los Angeles e Nova York. O FANTÁSTICO SR. RAPOSO concorre ainda ao Oscar de Melhor Trilha Musical

——————————

CORALINE E O MUNDO SECRETO | Focus Features
Andrew Stanton | EUA
TÉCNICA: Stop Motion – Efeitos CGI – 3D
Resenha | Site Oficial

Colarine é uma menina triste em sua nova casa, sempre aborrecida por causa dos vizinhos estranhos que a rodeiam. Um dia, então, descobre que atrás de uma parede de seu quarto há uma porta secreta para um outro mundo, com uma outra mãe e um outro pai – e numa versão muito melhor de sua vida. Colarine terá agora de decidir se deseja permanecer para sempre nesse lugar mágico.

Histórico
Essa é a primeira indicação de Henry Selick ao Oscar. CORALINE E O MUNDO SECRETO concorreu ao Globo de Ouro, o Prêmio do Sindicato (Annie), o Critics Choice Awards, o BAFTA, e foi runner up e pela Crítica de Chicago, St. Louis e Wanshington.

——————————

A PRINCESA E O SAPO | Walt Disney Pictures
Roger Clements & John Musker | EUA
TÉCNICA: Efeitos CGI 2D – Animação Tradicional
Resenha | Site Oficial

Animação da Disney que usa a tradicional técnica de papel e lápis para contar a história romântica envolvendo a princesa Tiana e o príncipe Naveen, tendo Nova Orleans dos anos 1920 como cenário. Trata-se da primeira animação que traz uma princesa negra

Histórico
Essa é a primeira indicação de John Musker. Já Ron Clements concorreu em 2002 na categoria de Filme de Animação com PLANETA DO TESOURO. A PRINCESA E O SAPO concorre ainda com duas canções ao Oscar 2010

——————————

THE SECRET OF KELLS | Walt Disney Pictures
Tomm Moore | Irlanda
TÉCNICA: Efeitos CGI 2D – Animação Tradicional
Resenha | Site Oficial

Animação que conta a história de um menino em busca do famoso Livro de Kells, também conhecido como Grande Evangeliário de São Columba. Trata-se de um manuscrito em latim, ilustrado com motivos ornamentais e feito por monges celtas por volta do ano 800 dC no estilo conhecido por arte insular. O livro tornou-se com os anos a peça principal do cristianismo irlandês e da arte hibérnica-saxônica. Ainda que não tenha sido concluído, constitui um dos mais suntuosos manuscritos iluminados que restaram da Idade Média. O Livro de Kells contém os quatro Evangelhos do Novo Testamento, além de notas preliminares e explicativas, e numerosas ilustrações e iluminuras coloridas. Atualmente, o manuscrito encontra-se exposto permanentemente na biblioteca do Trinity College de Dublin, República da Irlanda.

Histórico
Essa é a primeira indicação de Tomm Moore ao Oscar. Ele também foi indicado ao Prêmio do Sindicato, o Annie Awards.

——————————

O Oscar de Melhor Filme de Animação…
UP – ALTAS AVENTURAS é a segunda animação da história a concorrer ao Oscar de Melhor Filme (A primeira foi A BELA E A FERA em 1993) e também pela segunda vez na história, o Oscar de Melhor Filme de Animação conta com cinco indicados. Ou seja, o ano de 2009, além de ser um ano excepcional para as ficções, foi também extraordinário para as animações.

UP – ALTAS AVENTURAS, concorrendo como Melhor Filme, é favorito incondicional ao Oscar de Filme de Animação, mas se perder, não será injusto. Todos os demais indicados têm pedigree para vencer. Seja a ácida animação em Stop Motion de Wes Anderson (O FANTÁSTICO SR. RAPOSO), o retorno às origens dos estúdios Disney (A PRINCESA E O SAPO), a produção gótica CORALINE E O MUNDO SECRETO ou até mesmo a aposta surpresa franco-irlandesa THE SECRETS OS KELLS.

Article Categories:
AWARDS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.