Cinco países anunciaram essa semana os filmes escolhidos para disputar uma vaga entre os cinco indicados ao prêmio de melhor filme estrangeiro na próxima cerimônia do Oscar. A Itália escolheu o vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes, o drama de mafiosos GOMORRA.
A fita dirigida por Matteo Garrone e baseado no livro de Roberto Saviano desbancou outros quatro candidatos: IL DIVO, de Paolo Sorrentino; GIORNI E NUVOLE, de Silvio Soldini; TUTTA LA VITA DAVANTI, de Paolo Virzi; e COVER BOY, de Carmine Amoroso.
Israel optou pela animação documental VALSA PARA BASHIR, também exibido em Cannes. O longa de Ari Folman, também disputa o Oscar de Melhor Longa de Animação. A trama relata as entrevistas de Folman com combatentes da Guerra do Líbano e venceu o Ophir Awards, em Tel Aviv, e também foi exibido em festivais internacionais, como o de Toronto (Canadá) e Nova York (EUA).
Já a Índia será representada por dois filmes na disputa por uma vaga entre os cinco selecionados para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O produtor Ravi Rai resolveu indicar seu longa TINGYA (dirigido por Mangesh Hadawale), independentemente da escolha do FFI (Film Federation of India) – órgão responsável pela seleção oficial do filme que irá representar o país.
Suparn Sen, secretário do FFI, afirma que o órgão não tem nenhuma objeção ao filme ser indicado ao Oscar, mas ressaltou que as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood advertem o país que tem mais de um indicado para a disputa de Filme Estrangeiro. Oficialmente, o filme TAARE ZAMEEN PAR, de Aamir Khan (LAGAAN – A CORAGEM DE UM POVO), representará a Índia.
O escolhido de Hong Kong foi PAINTED SKIN, um filme de ação estrelado por Donnie Yen, enquanto o drama THE KARAMAZOVS, uma co-produção com a Polônia, vai representar a República Tcheca.
Outros países também já escolheram suas apostas para o Oscar 2009. ENTRE LES MURS, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, representará a França. O longa é dirigido por Laurent Cantet (EM DIREÇÃO AO SUL). A Alemanha será representada pelo drama DER BAADER MEINHOF KOMPLES, de Uli Edel. A Hungria indicou ISKA´S JOURNEY, de Csaba Bollok.
MINHA MÁGICA, de Eric Khoo, representará Cingapura, enquanto a Jordânia (que tenta uma vaga pela primeira vez) indicou CAPTAIN ABU RAED, de Amin Matalqa, para a disputa. As Filipinas escolheram um filme de baixo orçamento e de um diretor estreante, Dante Nico Garcia: o drama PLONING. WHITE NIGHT WEDDING, de Baltasar Kormakur (A FRAUDE), vai representar a Islândia.
ÚLTIMA PARADA 174, do diretor Bruno Barreto representará o Brasil na disputa por uma vaga entre os indicados.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgará os indicados ao prêmio oficialmente no dia 22 de janeiro de 2009. A 81ª premiação do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro de 2009 no teatro Kodak de Los Angeles.