Mundo Oscar 2008 | Ator

Os indicados dessa categoria revelam um pouco da postura adotada pelos membros da Academia nos últimos anos. Sempre tachados de serem tradicionalistas e protegerem certos atores – Tom Hanks que o diga –, os responsáveis por eleger as listas têm se mostrado mais dispostos a prestaram atenção aos filmes. Nesta edição, os cinco concorrentes a estatueta de Melhor Ator merecem mesmo participar da maior premiação do cinema mundial.



Daniel Day-Lewis
SANGUE NEGRO

Não que entre os nomeados não haja figurões. Afinal, George Clooney, Daniel Day-Lewis, Johnny Depp ou Tommy Lee Jones não são novatos nesta arte. Pelo contrário. O menos rodado entre eles é Viggo Mortensen, indicado pelo ainda pouco badalado SENHORES DO CRIME.



George Clooney
CONDUTA DE RISCO

Contudo, mesmo entre as figuras mais festejadas de Hollywood, um quê de novidade parece dar o tom na disputa. Seja pela trajetória percorrida pelo ator ou pelas temáticas dos filmes pelos quais foram indicados. E é por essa razão que nomes conhecidos como os de George Clooney e Tommy Lee Jones trazem algo de novo para a cerimônia: ambos são estreantes nessa categoria.



Johnny Depp
SWEENEY TODD

Sempre trilhando a tênue linha entre o papel de galã e o de canastrão, Clooney convence no pele do ex-promotor público Michael Clayton em CONDUTA DE RISCO. Já Jones, em NO VALE DAS SOMBRAS, presenteia o público com uma interpretação sóbria num filme áspero para os padrões americanos. Uma indicação que, por si só, já pode ser considerada como um prêmio de reconhecimento à sólida carreira do ator.



Tommy Lee Jones
NO VALE DAS SOMBRAS

Ignorado durante boa parte de sua carreira, Johnny Depp coleciona sua terceira indicação nos últimos cinco anos. Desta vez, com sua interpretação em SWEENEY TODD. No filme que marca mais um encontro do ator com o diretor Tim Burton, Depp aparece ainda mais gabaritado – já que foi eleito pelos críticos do Globo de Ouro como Melhor Ator em Comédia. Com mais um personagem esquisitão, não seria espanto se o ator levasse sua primeira estatueta.



Viggo Mortensen
SENHORES DO CRIME

Mas, se houver justiça no mundo, tal título pertence a Daniel Day-Lewis, pelo papel do ermitão produtor de petróleo em SANGUE NEGRO. Ganhador do Oscar em 1990, com MEU PÉ ESQUERDO, Lewis já foi indicado outras duas vezes nessa categoria, por GANGUES DE NOVA YORK e EM NOME DO PAI. Como Deep, ele também traz na bagagem o prêmio no Globo de Ouro, na categoria Melhor Ator de Drama. E, apesar de todo tom renovado que a Academia faz questão de dar à cerimônia, o Oscar 2008 de Melhor Ator deve retornar às mãos de um velho conhecido.

Por Erick Araújo – Portal Uai

Article Tags:
· ·
Article Categories:
AWARDS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.