Javier Bardem
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
Em tese, o Melhor Ator ou Atriz Coadjuvante prestigia aqueles que teriam um papel secundário na película. Contudo, no final das contas, alguns acabam roubando a cena. Entre os cinco indicados desta edição, pelo menos dois deles se enquadram nessa definição: o espanhol Javier Barden, por ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, e Philip Seymour Hoffman, por JOGOS DO PODER.
Casey Affleck
O ASSASSINATO DE JASSIE JAMES PELO COVARDE ROBERT FORD
Com ajuda de uma caracterização impecável, Javier Barden está ótimo na nova produção dos irmãos Coen. Na pele do matador Anton Chigurh, ele atrai todas as atenções, fazendo com que o protagonista James Broslin pareça mais do que um mero figurante. Unânime entre a crítica especializada, Barden venceu a categoria no Globo de Ouro e no Guild dos Atores contra praticamente os mesmos concorrentes do Oscar. Assim, desfila com certo favoritismo e tem tudo para repetir o desempenho em Los Angeles no próximo domingo (24).
Tom Wilkinson
CONDUTA DE RISCO
Outro candidato forte é o americano Phillip Seymour Hoffman, que já tem uma estatueta como Ator por CAPOTE. Em JOGOS DO PODER, Hoffman consegue um feito: ofuscar a atuação de um dos mais prestigiados atores americanos: Tom Hanks. Apesar disso, o Oscar recente é um fardo na disputa, tornando-o praticamente um azarão.
Hal Holbrook
NA NATUREZA SELVAGEM
Estreando no Oscar, o ator Casey Affleck é o grande destaque do filme O ASSASSINATO DE JASSIE JAMES PELO COVARDE ROBERT FORD. À sombra de Brad Pitt, ele se sai bem interpretando o vilão de um filme que conseguiu transformar o maior bandido da história dos Estados Unidos quase num mocinho. Numa atuação contida e sufocada, Affleck é o único candidato que pode ameaçar o Oscar de Bardem.
Philip Seymour Hoffman
JOGOS DO PODER
Com um favoritismo tão claro para Barden, a Academia pelo menos pôde prestar uma homenagem a dois atores experientes de Hollywood. Apesar de poucas chances de levarem a estatueta, Hal Halbrook, pelo sensível NA NATUREZA SELVAGEM, e Tom Wilkinson, que divide as atenções com George Clooney em CONDUTA DE RISCO, já garantem seu lugar na história pela indicação na 80ª edição da maior festa do cinema.
Por Erick Araújo – Portal Uai