Club Zero


Perigoso, perigosíssimo esse CLUB ZERO, espécie de “13 Reasons Why” da bulimia ou alimentação sustentável ou consciente ou seja que besteira Jessica Hausner queira satirizar porque a cineasta – sob a persona e o sorriso opaco de Mia Wasikowska – promove uma revolução entre os alunos, como outrora Dennis Gansel fez no popularíssimo A ONDA, mas aqui, tão somente em autoagressão e dieta vegana, um método irresponsável e extremamente ácido que fica entre a comédia e o mau gosto.

Servido no mundo hermético de um internato de elite, banhado em tons pastéis estilizados e inexpressivos, falta apetite ao argumento, claramente concebido para ser uma metáfora de quase tudo o que se debate atualmente: similar ao que TRIÂNGULO DA TRISTEZA foi, donde a alta sociedade literalmente naufraga, esse clubinho também possui a visão pouco lisonjeira da Seleção Natural, estúpidos o suficiente para se livrarem de si mesmos abstendo-se de comer. Sim, a nova professora de “nutrição” – muitas aspas aqui – não só quer a rebelião através da abstinência, mas – repito – também afastar completamente seus alunos de se alimentar (!). “É tudo uma questão de força de vontade”, explica ela.

O que nos falta é a vontade de persistir por quase duas horas de projeção nesse regime de cinema e diálogos lacônicos, sem emoção, uma “sátira” de poucas calorias que flerta com as restrições do consumismo, as preocupações climáticas, o extremismo da juventude, a alienação dos pais, um biscoito, mas o prato está sempre vazio, sem gosto, nada memorável, talvez a música assustadora e… uma cena de vômito, nada mais. Ao público cabe sofrer diante dessa ode ao transtorno, perceber a fraqueza nas pernas, o amarelo sob os olhos, a mancha esmaecida nas maçãs do rosto. Não à toa, a fotografia esteja doente em tons de bege e madeira, porque a cineasta encena uma chantagem emocional (visual?), cujo riso muitas vezes fica preso na garganta.

RATING: 60/100

TRAILER

Article Categories:
REVIEW · CANNES

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.