Fatos curiosos de um Oscar aos 91´

PANTERA NEGRA é o primeiro filme baseado em histórias em quadrinhos a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Filme. SKIPPY até foi indicado à Melhor Filme em 1931, mas era baseado em uma “tira em quadrinhos”.

NASCE UMA ESTRELA é a quarta versão cinematográfica a receber indicações ao Oscar, somando um total – agora – de 26 indicações. As atuações de Bradley Cooper e Lady Gaga são a terceiro do casal de protagonistas, isso depois de Fredric March e Janet Gaynor em 1937, e James Mason e Judy Garland em 1954.

Com dez indicações, ROMA se iguala ao recorde dO TIGRE E O DRAGÃO (2000) em maior número de indicações concedidas à um filme em língua estrangeira. É o décimo filme em língua estrangeira a ser indicado à Melhor Filme e, também, o quinto filme a ser indicado tanto em Melhor Filme, como Melhor Filme Estrangeiro no mesmo ano. Todos os quatro títulos anteriores (Z, 1969; A VIDA É BELA, 1998; O TIGRE E O DRAGÃO, 2000; AMOR, 2012) ganharam em Melhor Filme Estrangeiro, mas não na categoria principal.

Alfonso Cuarón é a quarta pessoa a receber quatro indicações em quatro categorias diferentes para o mesmo filme. Warren Beatty o fez duas vezes, com indicações de Melhor Filme, Direção, Ator e Roteiro para O CÉU PODE ESPERAR (1978) e REDS (1981). Ethan & Joel Coen receberam indicações para Melhor Filme, Direção, Roteiro e Montagem para ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ (2007). Alan Menken recebeu quatro indicações em duas categorias (Trilha Musical e Canção) para A BELA E A FERA (1991).

Pela primeira vez, dois diretores indicados à Melhor Filme Estrangeiro (Paweł Pawlikowski, GUERRA FRIA e Alfonso Cuarón, ROMA) receberam também indicações em Direção. E nesse ano, concorre também outro diretor estrangeiro, Yorgos Lathimos, na mesma categoria.

Bradley Cooper é a décima quinta pessoa a dirigir-se em uma indicação de atuação e o nono a fazê-lo em seu longa de estreia.

Nas categorias de atuação, oito indivíduos são nomeados pela primeira vez (Yalitza Aparicio, Olivia Colman, Marina de Tavira, Adam Driver, Sam Elliott, Richard E. Grant, Regina King, Rami Malek). Cinco dos indicados são vencedores anteriores (Mahershala Ali, Christian Bale, Sam Rockwell, Emma Stone, Rachel Weisz). Dois dos indicados também concorreram ano passado (Willem Dafoe, Sam Rockwell).

Yalitza Aparicio é a segunda atriz estreante, indicada em um idioma estrangeiro. A primeira foi Catalina Sandino Moreno, indicada como Melhor Atris por MARIA CHEIA DE GRAÇA em 2004.

Lady Gaga é a segunda pessoa a receber indicações de atuação e Canção para o mesmo filme. Mary J. Blige foi a primeira, ano passado, por MUNDBOUND.

As indicações para GUERRA FRIA e ROMA marcam a primeira vez, desde 1966, que dois filmes em preto-e-branco concorrem em Melhor Fotografia. Desde 1967, quando a Academia eliminou a categoria de “Melhor Fotografia em Preto & Branco”, já foram 15 filmes desse tipo indicados.

Sandy Powell tem mais indicações de Melhor Figurino do que qualquer outra pessoa viva com 14. O recorde na categoria ainda pertence a Edith Head com 35 indicações.

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • No caso de Alfonso Cuarón, vale salientar que ele concorre em 5 categorias ao Oscar: Melhor Filme (ele é produtor), Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia e Melhor Filme Estrangeiro (O país é indicado mas quem recebe a estatueta é o diretor do filme). Ou seja 5 indicações num mesmo ano e em 5 categorias diferentes.
    Não sei se algum artista conseguiu tal feito. Em minhas pesquisas não encontrei.

    Izidio Neto 11 de fevereiro de 2019 21:25 Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.