O Rascunho do Oscar 2013 – Pte.1


Tantos meses, tanto dinheiro, tanta quirela, mas finalmente os Oscars 2012 encontraram seu destino. O ARTISTA e A INVENÇÃO DE HUGO CABRET dividiram entre si 10 estatuetas e a mesma origem: O cinema mudo. Curiosamente compartilharam também o mesmo destino: Foram os mais premiados em um ano de SHAME, DRIVE, MELANCOLIA, A ÁRVORE DA VIDA, CÓPIA FIEL e A SEPARAÇÃO. Mas isso é passado e, agora, é hora de falar do presente e, sobretudo, do futuro… Então falemos do Oscar 2013: Com o cronograma de estreias em uma mão e os resultados de dois dos quatro festivais mais importantes do ano no outro (Berlim e Sundance), é um bom momento para começar a conspirar sobre quem vai percorrer o Teatro Kodak (isso se continuar a ser chamado assim) em um ano depois do mundo supostamente acabar – Isso, claro, segundo os maias.

————————————————

THE MASTER | Paul Thomas Anderson
Estreia: NÃO CONFIRMADA


A Favor: Seria o retorno de Joaquin Phoenix depois de uma experiência desastrosa que analisa as origens da Cientologia nos anos 50, ao lado de um diretor espetacular e de outro ator espetacular, Philip Seymour Hoffman
A Dúvida: Estaria pronto para ser lançado em Dezembro ou fica para Cannes 2013?
A Fórmula: CIDADÃO KANE + SANGUE NEGRO
A Chance: Projeção de 10 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Diretor (Paul Thomas Anderson), Melhor Ator (Philip S. Hoffman), Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix), Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams), Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Montagem & Melhor Trilha Musical.

————————————————

LINCOLN | Steven Spielberg
Estreia: NÃO CONFIRMADA


A Favor: Daniel Day Lewis interpretando Abraham Lincoln…
A Dúvida: A última aventura de Spielberg nesse tema rendeu AMISTAD
A Fórmula: Spielberg + Lewis + John Williams + Biografia = Oscar?
A Chance: Projeção de 8 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Diretor (Steven Spielberg), Melhor Ator (Daniel Day-Lewis), Melhor Ator Coadjuvante (Tommy Lee Jones), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Maquiagem & Melhor Trilha Musical.

————————————————

LIFE OF PI | Ang Lee
Estreia: 21.12.2012


A Favor: Tobey Maguire volta a trabalhar com o diretor de TEMPESTADE DE GELO em um dos fortes candidatos ao Oscar do próximo ano. Adaptação em 3D do romance vencedor do Prêmio Booker, estrelado por um órfão que deve atravessar o oceano em um barco com um chimpanzé, um orangotango, uma hiena e um tigre de Bengala. Detalhe: Maguire é o órfão…
A Dúvida: Quanto dinheiro custa um projeto tão arriscado como este? Um elemento que pode influenciar a liberdade criativa de Ang Lee como aconteceu com HULK
A Fórmula: NAUFRÁGO + JUMANJI
A Chance: Projeção de 4 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Diretor (Ang Lee), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem.

————————————————

ANNA KARENINA | Joe Wright
Estreia: 12.10.2012


A Favor: O diretor de ORGULHO E PRECONCEITO e DESEJO E REPARAÇÃO e sua musa (Keira Knightley) se reúnem para filmar uma adaptação do clássico de Tolstoi. Tem mais: Jude Law, Olivia Williams, Aaron Johnson e Emily Watson. Além de um roteiro de Tom Stoppard, o dramaturgo de prestígio que escreveu as linhas de BRASIL, IMPÉRIO DO SOL e SHAKESPEARE APAIXONADO (Pelo qual ganhou seu Oscar)
A Dúvida: Qual Wright veremos? O elegante, detalhista e preciso, visto na primeira parte de DESEJO E REPARAÇÃO ou o preciosista e bombástico da segunda parte do mesmo filme?
A Fórmula: Tolstoy em Inglês
A Chance: Projeção de 8 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Diretor (Joe Wright), Melhor Atriz (Keira Knightley), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino & Melhor Trilha Musical.

————————————————

MOONRISE KINGDOM | Wes Anderson
Estreia: NÃO CONFIRMADA


A Favor: Lembranças de Tenenbaums com Edward Norton, Bruce Willis, Tilda Swinton, Bill Murray, Harvey Keitel, Jason Shwartzman e Frances McDormand
A Dúvida: O filme foi confirmado oficialmente para abrir o Festival de Cannes, o que no passado foi muito bom para MEIA NOITE EM PARIS, mas terrível para ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
A Fórmula: VIAJEM A DARJEELING + UM CONVIDADO BEM TRAPALHÃO
A Chance: Projeção de 8 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Diretor (Wes Anderson), Melhor Atriz (Keira Knightley), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino & Melhor Trilha Musical.

————————————————

DJANGO UNCHAINED | Quentin Tarantino
Estreia: NÃO CONFIRMADA


A Favor: Depois de um filme de guerra, Tarantino tenta um western spaghetti com Leonardo DiCaprio e Jamie Foxx, entre outros. O roteiro é uma obra-prima, o filme vai ser?
A Dúvida: Will Smith recusou o papel de Jamie Foxx
A Fórmula: Quentin Tarantino + Sergio Leone
A Chance: Projeção de 5 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Kerry Washington), Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem & Melhor Mixagem de Som.

————————————————

THE SURROGATE | Ben Lewin
Estreia: NÃO CONFIRMADA


A Favor: Um filme indie, exótico e… Extraordinário. Um John Hawkes, aprisionado em um pulmão de ferro, com aspirações de perder a virgindade… com Helen Hunt!
A Dúvida: Indie demais? Pequeno demais?
A Fórmula: MELHOR IMPOSSIVEL + pulmão de ferro
A Chance: Projeção de 4 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Ator (John Hawkes), Melhor Atriz (Helen Hunt) & Melhor Roteiro Original.

————————————————

O HOBBIT: UMA VIAGEM INESPERADA | Peter Jackson
Estreia: 14.12.2012


A Favor: Para os fãs da série, é o filme mais esperado do ano. Quanto ao resto, é o reencontro com Sir Ian McKellen, um dos melhores atores vivos, cinco anos depois de seu último papel no cinema
A Dúvida: A conturbada pré-produção e um trailer que mostra os anões como se fosse um remake da Branca de Neve
A Fórmula: Tudo o que funcionou nO SENHOR DOS ANÉIS
A Chance: Projeção de 9 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som, Melhor Efeitos Visuais & Melhor Canção.

————————————————

BEASTS OF THE SOUTHERN WILD | Benh Zeitlin
Estreia: NÃO CONFIRMADA


A Favor: A grande sensação indie do ano com um incontestável triunfo em Sundance e o consenso de toda a critica que o assistiu
A Dúvida: O que o filme tem de melhor é justamente o que a Academia gosta de ignorar
A Fórmula: A ÁRVORE DA VIDA + TIO BOONMEE
A Chance: Projeção de 4 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Atriz (Quvenzhané Wallis), Melhor Roteiro Original & Melhor Fotografia

————————————————

THE GREAT GATSBY | Baz Luhrman
Estréia: 04.01.2013


A Favor: Um dos grandes favoritos ao Oscar 2013 com Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan, Tobey Maguire e o diretor de MOULIN ROUGE em uma nova versão de um dos grandes romances americanos de Francis Scott Fitzgerald
A Dúvida: Robert Redford, Mia Farrow e o diretor de ALMAS EM LEILÃO tentaram uma adaptação – e um Oscar – e o fracasso ainda é lembrado
A Fórmula: MOULIN ROUGE sem canções
A Chance: Projeção de 2 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme & Melhor Ator (Leonardo DiCaprio)

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.