Fatos curiosos de um Oscar aos 85´


#1

Entre os Atores, quatro são indicados pela primeira vez (Bradley Cooper, Hugh Jackman, Emmanuelle Riva, Quvenzhané Wallis) e nove já levaram o Oscar, incluindo todos os indicados na categoria de “Ator Coadjuvante” (Daniel Day-Lewis, Denzel Washington, Alan Arkin, Robert De Niro, Philip Seymour Hoffman, Tommy Lee Jones, Christoph Waltz, Sally Field, Helen Hunt)

#2

Jessica Chastain é a única entre os indicados à Ator/Atriz a repetir uma indicação do ano passado. Ele foi indicada como Atriz Coadjuvante por HISTORIAS CRUZADAS (E perdeu para sua companheira de cena, Octavia Spencer)

#3

Aos 85 anos, Emmanuelle Riva é, agora, a atriz mais velha indicada entre as protagonistas. Já Quvenzhané Wallis, 9 anos, repete o feito como a mais jovem. E, assim, pela primeira vez na historia, o Oscar indica sua atriz mais velha e mais jovem, na mesma categoria, no mesmo ano. Outro recorde. Lembrando que a atriz mais velha já indicada ainda é Gloria Stuart que, com 87 anos, foi indicada como Coadjuvante por TITANIC (1997). O Ator mais jovem já indicado é Justin Henry que, com 8 anos, concorreu como Coadjuvante por KRAMER VS. KRAMER (1979).

#4

AMOR é o quinto filme “estrangeiro” a ser indicado em ambas as categorias de “Melhor Filme” e “Melhor Filme Estrangeiro”. Os outros são Z, Melhor Filme Estrangeiro em 1969; OS IMIGRANTES, indicado como estrangeiro em 1971 e Filme em 1972 (Perdeu em ambas); Além dA VIDA É BELA (1998) e O TIGRE E O DRAGÃO (2000), ambos vencendo a categoria de Melhor Filme Estrangeiro em seus respectivos anos.

#5

Emmanuelle Riva foi indicada por uma performance em francês e, se ganhar, pode entrar no seleto grupo de Sophia Loren (Atriz em DUAS MULHERES, 1961); Robert De Niro (Coadjuvante em O PODEROSO CHEFÃO II, 1974); Roberto Benigni (Ator em A VIDA É BELA, 1998); Benicio Del Toro (Coadjuvante em TRAFFIC, 2000) e Marion Cotillard (Atriz em PIAF, 2007). Há ainda o caso de Marlee Matlin que recebeu uma estatueta de Melhor Atriz em 1986 usando a linguagem de libras.

#6

O LADO BOM DA VIDA é o primeiro filme a receber indicações à Melhor Filme, Diretor e todas as categorias de Interpretação, fato que não se repete desde 1981 com REDS. É também o único filme capaz de fazer o “Top5” na premiação: Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro, feito que não se repete desde O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1992).

#7

Kathleen Kennedy e Steven Spielberg são os atuais recordistas em indicações ao Oscar de Melhor Filme. Cada um já foi indicado oito vezes!

#8

Com sua indicação por ARGO, George Clooney se iguala ao recorde de Warren Beatty, ambos já previamente indicados como Melhor Produtor, Diretor, Ator e Roteirista.

#9

John Williams tem mais indicações ao Oscar que qualquer outra pessoa viva com, agora, 48 indicações (Lembrando que o recorde ainda é de Walt Disney com 59). Só para mensurar, Woody Allen é o segundo, com 23 indicações. E, claro, Williams estende seu recorde como compositor com 43 indicações ao Oscar de Trilha Musical.

#10

Michael Kahn, montador de Spielberg, se tornou o recordista de sua categoria com 8 indicações ao Oscar de Melhor Montagem.

#11

Com sua indicação pela Trilha Musical de SKYFALL, Thomas Newman é indicado pela 11a vez e torna a “Familia Newman”(Alfred, Lionel, Emil, Thomas, David e Randy) a recordista de indicações, com 87, muito mais que a “Familia Coppola” (Carmine, Francis Ford, Talia Shire, Nicolas Cage e Sofia) que, com a indicação de Roman em Roteiro (MOONRISE KINGDOOM) tem agora 24 indicações.

#12

A princesa Branca de Neve teve duas indicações ao Oscar de Figurinos, uma com Colleen Atwood (BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR) e outra com Eiko Ishioka (ESPELHO, ESPELHO MEU). Eiko faleceu em 2012 e já ganhou um Oscar pelos figurinos de DRÁCULA DE BRAM STOKER

#13

A Guilda de Diretores emplacou apenas dois de seus “afiliados” ao Oscar da categoria: Spielberg e Lee. Não há precedentes na historia.

#14

Dois apresentadores do Oscar foram indicados nessa edição (Hathaway e Jackman). Três se contar Seth Macfarlane e sua indicação pela Canção de TED. Já Billy Crystal tenta o Oscar 2015 com o remake de ROBOCOP

#15

Primeira indicação de Alan Arkin foi há 46 anos. Só perde pra Katherine Hepburn que teve 48 anos de diferença entre a primeira e a ultima indicação (by @helioflores)

#16

A Terra Média dO SENHOR DOS ANÉIS e, agora, dO HOBBIT tenta seu quarto Oscar de Efeitos Visuais.

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.