O OSCAR em língua não-inglesa… É assim, com esse nome bem xenófobo, que a Academia denomina a sua categoria mais confusa e imprevisível. A questão básica é muito simples: O OSCAR é basicamente uma ação para promover o cinema norte-americano em todo o mundo; É – e sempre foi – um grande e bem sucedido trabalho de marketing, e os “estrangeiros” estão na premiação apenas para justificar a globalização, porventura algum investimento. A sensação é que os filmes estrangeiros simplesmente “furam” a festa alheia.
Assim, a Academia cria o máximo de dificuldades (burocracia) para que essa categoria não creça em demasia e, dessa forma, empalideça o produto nacional. E basicamente, americano não gosta de filme legendado: O problema das dublagens nunca foi resolvido a contento. Aliás, não se interessam pela cultura estrangeira.
Há várias regras esdrúxulas e complicadas para tornar um filme elegível. Mas não é suficiente. Existe um comitê voluntário que se oferece para assistir aos filmes. São divididos em grupos e nem sempre vêem o filme até o final. Assim, o filme que começa lento ou tem narrativa arrastada é logo descartado (Foi o caso de ABRIL DESPEDAÇADO). Este comitê é que escolhe, primeiro os nove semi-finalistas e, depois, os cinco finalistas, e isso explica porque há um numero tão notável de filmes famosos que ficam de fora, por vezes absurdamente.
|
INCENDIES Canada 46% |
|
HOMENS E DEUSES França 44% |
|
BIUTIFUL México 34% |
|
SON OF BABYLON Iraque 33% |
|
CIRKUS COLUMBIA Bosnia & Herzegovina 23% |
|
CONTRACORRIENTE Peru 23% |
|
HERMANO Venezuela 21% |
|
LIFE, ABOVE ALL África do Sul 20% |
|
DE AMOR E OUTROS DEMÔNIOS Costa Rica 20% |
|
A PRIMEIRA COISA BELA Itália 19% |
|
EM UM MUNDO MELHOR Dinamarca 19% |
|
QUANDO PARTIMOS Alemanha 19% |
|
UM DOCE OLHAR Turquia 19% |
|
MESSAGES FROM THE SEA Egito 18% |
|
STEAM OF LIFE Finlândia 18% |
NUUMMIOQ | Groelândia
SE EU QUISER ASSOBIAR, EU ASSOBIO | Romênia
CONFESSIONS | Japão
THE EDGE | Russia
A BAREFOOT DREAM | Coréia do Sul
HOW FUNNY (OUR COUNTRY IS) | Indonesia
DIAS VIOLENTOS | Geórgia
A PEQUENINA | Austria
BIBLIOTHÈQUE PASCAL | Hungria
EAST, WEST, EAST | Albania
BESA | Servia
DENTE CANINO | Grécia
CRAB TRAP | Colombia
HONG KONG CONFIDENTIAL | Lituania
AFTERSHOCK | China
ECHOES OF THE RAINBOW | Hong Kong
TIO BOONMEE, QUE PODE RECORDAR DE SUAS VIDAS PASSADAS | Tailândia
MORRER COMO UM HOMEM | Portugal
TIRZA | Holanda
KAWASAKI’S ROSE | Republica Theca
ABUTRES | Argentina
LA YUMA | Nicaragua
TUDO QUE EU AMO | Polônia
MOTHERS | Macedonia
ANGEL | Noruega
MONGA | Taiwan
THE TEMPTATION OF ST. TONY | Estônia
EASTERN PLAYS | Bulgaria
LA PETITE CHAMBRE | Suíça
ILLEGAL | Bélgica
SIMPLE SIMON | Suécia
THE LIGHT THIEF | Quirquistão
MAMMA GOGO | Islândia
THE LIFE OF FISH | Chile
LA VIDA UTIL | Uruguai
THE BORDER | Eslováquia
THE ATHLETE | Etiopia
FORA DA LEI | Argélia
THIRD PERSON SINGULAR NUMBER | Bangladesh
THE BLACKS | Croácia
THE HUMAN RESOURCES MANAGER | Israel
NOY | Filipinas
LULA, O FILHO DO BRASIL | Brasil
9:06 | Eslovenia
TAMBIEN LA LLUVIA | Espanha
MIENTE | Puerto Rico
STRAYED | Cazaquistão
THE PRECINCT | Azerbaijão
BLACK TULIP | Afeganistão
FAREWELL BAGHDAD | Irã
————————————————