Dossiê Oscar 2009: Melhor Roteiro Original


MILK – A VOZ DA IGUALDADE | Dustin Lance Black
Resenha | Site Oficial | Download do Roteiro

A história do primeiro homem abertamente gay eleito na Califórnia, Harvey Milk, um inspetor de São Francisco que, juntamente com o prefeito George Moscone, foi assassinado pelo também inspetor Dan White, nos anos 1970.

Histórico
É a primeira indicação de Dustin Lance Black ao Oscar. Seu roteiro ganhou o Prêmio do Sindicato e o Critics Choice, além dos Prêmios da Crítica de Boston, Dallas e San Francisco. Foi indicado ao BAFTA também. MILK – A VOZ DA IGUALDADE foi indicado ao Oscar em oito categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Musical, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Figurino.

——————————


WALL-E | Andrew Stanton, Jim Reardon & Pete Docter
Resenha | Site Oficial | Download do Roteiro

Robozinho simpático criado para limpar sucatas vive por séculos na Terra, planeta que se tornou desabitado, cinzento e cheio de lixo. Certo dia, Wall-E encontra uma robô moderna e poderosa chamada Eva e, em clima de romance, faz de tudo para segui-la e protegê-la quando uma nave estranha chega para levá-la embora. A partir de então, Wall-E vive várias aventuras numa nave espacial e conhece lugares incríveis no espaço.

Histórico
Incluindo as duas indicações que recebeu por WALL-E (Melhor Roteiro Original / Melhor Filme de Animação), essa é a quinta indicação ao Oscar de Andrew Stanton. Ele ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003 por PROCURANDO NEMO e foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original em 1995 e 2003 por TOY STORY e PROCURANDO NEMO. Pete Docter é indicado pela quarta vez. Concorreu em 2002 pelo curta MIKE’S NEW CAR, em 2001 pelo filme MONSTROS S.A e em 1995 pelo roteiro de TOY STORY. Jim Reardon é indicado pela primeira vez. O roteiro de WALL-E ganhou o Prêmio da Crítica de Chicago. WALL-E recebeu, ainda, seis indicações ao Oscar 2009: Melhor Filme de Animação, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Musical, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhor Canção.

——————————


SIMPLESMENTE FELIZ | Mike Leigh
Resenha | Site Oficial | Download do Roteiro

Poppy (Sally Hawkins) é uma mulher de 30 anos recém-completos que só sorri. Professora de crianças, tenta levar a vida numa boa, apesar de sem sempre ser compreendida. Isso é o que descobre quando resolve tirar a carta de motorista e encontra um instrutor (Eddie Marsan) que tem o oposto de seu positivismo.

Histórico
Mike Leigh é indicado pela sexta vez. Como roteirista, além de SIMPLESMENTE FELIZ, competiu em 1996 por SEGREDOS E MENTIRAS, em 1999 por TOPSY TURVY e em 2004 por O SEGREDO DE VERA DRAKE. Foi indicado ainda, pela direção de SEGREDOS E MENTIRAS e VERA DRAKE. SIMPLESMENTE FELIZ ganhou o National Society of Film Critics e o Prêmio da Crítica de Los Angeles. Essa é a única indicação do filme ao Oscar.

——————————


NA MIRA DO CHEFE | Martin McDonaugh
Resenha | Site Oficial | Download do Roteiro

Harry (Ralph Fiennes), chefe dos matadores Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson), os envia para Bruges, na Bélgica, depois de um difícil trabalho em Londres. Lá, eles se metem em confusões com os moradores locais e turistas. De repente, suas visões sobre a vida e a morte são bruscamente alteradas.

Histórico
É a segunda indicação de Martin McDonaugh ao Oscar. Ele ganhou uma estatueta em 2005 pelo curta-metragem SIX SHOOTER. Essa é a única indicação do filme ao Oscar.

——————————


RIO CONGELADO | Courtney Hunt
Resenha | Site Oficial | Download do Roteiro

Ray Eddy é abandonada pelo marido, que parte após gastar todas as economias da família em apostas. O salário que ganha é insuficiente para manter os dois filhos, que mal têm o que comer. Ao sair desesperada em busca do marido, Ray encontra Lila Littlewolf, uma descendente de índios Mohawk que também luta para sobreviver. Apesar da desconfiança que uma tem da outra, as duas mulheres se unem numa atividade perigosa em nome da necessidade: Transportar imigrantes ilegais do Canadá para os Estados Unidos através do congelado rio St. Lawrence.

Histórico
Essa é a primeira indicação de Courtney Hunt ao Oscar. Além de Roteiro Original, RIO CONGELADO foi indicado também ao Oscar de Melhor Atriz

——————————

O Oscar de Melhor Roteiro Original…
Esse é o Oscar mais disputado do ano, ao lado da estatueta de Atriz. O Oscar seria justo caso fosse entregue a quaisquer um dos indicados numa categoria que já eliminou VICKY CRISTINA BARCELONA, O LUTADOR, O CASAMENTO DE RACHEL, THE VISITOR, QUEIME DEPOIS DE LER e GRAN TORINO no anúncio dos indicados.

Agora, na reta final, o destaque (e o favoritismo) está com MILK – A VOZ DA IGUALDADE, mas a vantangem é muito tenuê… WALL-E é uma alternativa simpática de voto e SIMPLESMENTE FELIZ, uma boa chance de conceder um Oscar à Mike Leigh que a Academia aprecia bastante. RIO CONGELADO e NA MIRA DO CHEFE, dois destaques de Sundance, demonstram o quão a safra de independentes ainda está forte. Enfim, Roteiro Original é uma das raras categorias do ano que se abstém de grandes azarões e favoritos.

Article Tags:
· · ·
Article Categories:
AWARDS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.