Jai Ho!


BENJAMIN BUTTON recebeu 13 indicações ao Oscar. Em 80 anos de premiação, somente dez filmes repetiram essa proeza e praticamente todos conquistaram o título de Melhor Filme. Infelizmente, ou felizmente, não é O (CURIOSO) CASO DE BENJAMIN BUTTON… O Oscar 2009 está no caminho das Índias, numa rara conciliação entre Bollywood e Hollywood, Oriente e Ocidente, através de QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? – O “papa-prêmios” da temporada. Foi aclamado em Toronto, onde conquistou o Prêmio do Público, ganhou o Globo de Ouro, O Prêmio do Sindicato dos Produtores e mais uma dezena de pequenos prêmios da crítica.

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? é um exemplo vivo do cinema indiano de Bollywood – A Hollywood de Bombaim, na Índia. Não somente é o trabalho do diretor Danny Boyle mais excitante e exuberante, desde TRAINSPOTTING (Cultuado filme de 1996), mas também uma visão única, uma explosão de imagens na tela, cujo desfecho é o rico “Jai Ho”, a canção indicada ao Oscar que encerra a fita num típico musical bollywoodiano. O filme concorre a dez Oscars (um número inflacionado, eu diria) e é favorito em praticamente todas as estatuetas que disputa.

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS, segunda maior bilheteria da história do cinema, recebeu oito indicações, mas foi preterido na categoria de Melhor Filme e Diretor em favor dO LEITOR, terceiro filme de Stephen Daldry e sua terceira indicação consecutiva como melhor diretor e produtor. Um feito sem precedentes.

O LEITOR surpreendeu ainda com a indicação de Kate Winslet como Melhor Atriz, ao invés de Coadjuvante, como se especulava. Esperava-se uma dupla indicação de Kate esse ano. Fato que não ocorreu e que não é de todo ruim. Sua candidatura única, turbinada com dois Globos de Ouro é suficiente para alçá-la ao Oscar de Melhor Atriz. É a sexta indicação dela que nunca ganhou nada. Pela carreira e tudo o mais, é sua melhor oportunidade de Prêmio, apesar da ótima interpretação Anne Hathaway em O CASAMENTO DE RACHEL.

MILK recebeu oito indicações entre as mais prestigiadas: Melhor Filme, Diretor e Ator, onde Sean Penn é o favorito. Mas entre os atores, Penn rivaliza diretamente com o retorno de Mickey Rourke em O LUTADOR. Ambos dividiram atenções até aqui e podem conquistar o Oscar. Frank Langella (FROST/NIXON) é um candidato forte e pode surpreender…

Por falar em FROST/NIXON, o filme fecha a categoria de Melhor Filme com 5 indicações, mesmo numero dO LEITOR e ambos, coincidentemente, são azarões.

Com a exclusão de Kate do páreo coadjuvante, Viola Davis e Penélope Cruz ganham mais força, com leve favoritismo de Penélope. Em VICK CRISTINA BARCELONA, ela personifica todos os estereotipos possíveis de uma típica mulher espanhola. Uma interpretação deliciosa e divertida. Entre os homens, destaque para a indicação póstuma de Heath Ledger. O ator, dono da melhor interpretação masculina do ano, morreu no auge da carreira por dose acidental de remédios.

WALL-E vigorou como o Melhor Filme do ano em muitas listas. Infelizmente, o rumor aqui, não se confirmou. A película ficou no quadradinho reservado para filmes de animação, seis ao todo, entre as quais, sua categoria específica, Melhor Filme de Animação, onde praticamente não tem concorrentes. Outra animação, o israelense VALSA COM BASHIR, promete fazer história no Oscar: Seria o primeiro desenho a receber um Oscar de Filme Estrangeiro. Ao menos, tudo indica isso.

A cerimônia de premiação ocorrerá dia 22 de Fevereiro em pleno Domingo de Carnaval. Enquanto o Brasil explode em alegria e samba, o Oscar explode em ritmo e cor, emanado diretamente de um bravo mundo novo: A Índia – Uma sociedade em incandescente mutação, de miséria absoluta e prosperidade inaudita no mesmo momento e espaço. QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? é o principal favorito ao Oscar. Com louvor! Jai Ho!

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.