Lembram quando nenhum filme de toga e sandália triunfava nos Oscars até GLADIADOR ser indicado a 12 e ganhar 5? Lembram quando nenhum filme de espada e feitiçaria tinha sido conjurado no Oscar até a TRILOGIA DO ANEL conquistar 17 de 30 indicações? Nenhum filme de Serial Killer disputou o prêmio máximo até O SILENCIO DOS INOCENTES chocar multidões e nenhum filme de crime havia vencido o Oscar de Melhor Filme até CONEXÃO FRANÇA…
Pois agora surge O CAVALEIRO DAS TREVAS, a maior oportunidade do cinema, em toda sua história, em premiar um filme adaptado do universo dos quadrinhos. Um filme que pode reescrever a atual corrida aos Oscars 2009 e que pode subverter alguns paradigmas, assim como Coringa o fez nas telas. Eis algumas possibilidades que estão pipocando na internet…
Melhor Ator Coadjuvante | Heath Ledger
Melhor Fotografia | Wally Pfister
Melhor Edição | Lee Smith
Melhor Trilha Musical | James Newton Howard & Hans Zimmer
Melhor Direção de Arte | Nathen Crowley
Melhor Maquiagem
Melhor Efeitos Visuais
Melhor Som
Melhor Edição de Som
O Coringa de Heath Ledger como encarnação definitiva da anarquia é um bom nod e, de fato o trabalho de som da fita é bem forte. São, afinal, bons palpites. Mas Efeitos Visuais não deve acontecer… Há muito tempo o branch deixou de considerar os efeitos utilizados nesse filme e a maquiagem pode encontrar problemas de elegibilidade pelos retoques e efeitos de pós-produção.
A Direção de Arte escorada na indicação de Nathan Crowely no BAFTA de 2005 parece improvável. Não há muitos sets construidos aqui e todo o material parece uniforme e pouco criativo. Já James Newton Howard e Hans Zimmer estão inelegiveis pela sua brilhante trilha musical de acordo com a regra 16-B da Academia que exige apenas um compositor por partitura.
A edição de Lee Smith e fotografia de Wally Pfister são certamente boas possibilidades. Ambas contribuem para o volume intenso da fita sem recair nos clichês atuais. É claro que tudo depende da recepção dos demais concorrentes, mas pela tempestade de excelentes críticas e bilheteria (O filme é o primeiro colocado no ranking do IMDB com 9,7) é bastante certo afirmar que O CAVALEIRO DAS TREVAS conquiste 5 indicações: Melhor Ator Coadjuvante, Fotografia, Edição, Som e Edição de Som.
Tanta euforia pode se tornar uma nuvem de fumaça, é claro. Mas como diz o ditado “Onde há fumaça, há fogo” e nas caldeiras do marketing da Warner Bros, quando seus anúncios FYC alicerçados na figura do Coringa figurarem nas diversas publicações, tenha certeza que haverá também um “Melhor Diretor” e um “Melhor Filme”. O Oscar já ousou esse ano em premiar a violência de ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ… Será que outro paradigma cairá?
O Coringa sorri muito…Afinal há motivo para ficar “tão sério”?