Amores Canibais


“Ser bom ou ruim na maior parte depende de quem está ao seu lado”


Se outrora a GAROTA SOMBRIA CAMINHA PELA NOITE, agora seu destino, parece, é o deserto selvagem, em um futuro distópico, em algum terreno baldio do Texas, onde vivem os rejeitados, não tão bons o suficiente, nem inteligentes, jovens, saudáveis ou ricos. Apenas freaks, parasitas, senão a escoria da sociedade, ali, na fronteira do mundo, onde nenhuma lei é reconhecida, aceita ou regida e donde o homem se resume ao que é: Por sua carne e seu instinto.

E é nesse mundo donde “humano come humano” e através do visual eletrizante, da trilha punk e do elenco estelar, que Ana Lily Amirpour cria outro capítulo cinematográfico tão inclassificável quanto o primeiro, seja pela fruição radical e pessimista com o qual filma essa América, seja pela exploração dos limites da sobrevivência e do entendimento humano. Fato é que seu filme orbita pela aventura apocalíptica, o romance obscuro, o western psicodélico… Um conto pop de fadas cuja suculência fica nos detalhes, no horror sensacionalista, no banho de sangue, nesse boombox canibal ou num cemitério de aviões, enquanto aos poucos, a cineasta nos embebe em seu barbecue, na premissa política, nos temas da exclusão e ao futuro sinistro caso isso não seja controlado.

Em resumo, a narrativa é uma carta de amor à América, aninhada dentro de um moderno western spaghetti, décadas passadas, filmes antigos, varias referências, EL TOPO, ERA UMA VEZ NO OESTE, CORAÇÃO SELVAGEM, TUDO POR UMA ESMERALDA, A PRINCESA PROMETIDA… Desse liquidificador, incluso o sonho (Keanu Reeves), Miami (Jason Momoa) e um eremita (Jim Carrey), entre tanta ação, acrobacias e próteses, no deserto escaldante, o calor, a poeira, o inferno, vemos o ferro velho da América, seus personagens, tão surreais e reais, acredite se quiser verdadeiros. Sim, “o caos deste mundo é vasto e desconhecido. Incompreensível. Incontrolável. Não tente entende-lo”. Melhor filmá-lo.

(*) Crônica livremente inspirada do material cedido pela Annapurna Pictures, incluindo as notas de produção
RATING: 55/100

TRAILER

Article Categories:
FILMES · TIFF · VENEZA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.