O Valor de um Homem

THE MEASURE OF MAN

Um filme de personagem, de Vincent Lindon, desempregado, desesperado, 51 anos, seus temores, seus dilemas, o mais íntimo ser (humano) exposto na tela, sem efeitos, sem nuances, apenas um homem diante da sociedade e desse confronto descomunal, (sobre)vivendo sob tais valores, nada mais que (outro) alguém indefeso diante da brutalidade e do câmbio que governam nosso mundo. Sim, também um recorte genuíno de Stéphane Brizé sobre o status quo de um país, de um povo, do que é certo ou errado, mesmo quando não se há mais esperança.

Um filme de guerrilha, um documento registrado no osso, baixo orçamento, atores não profissionais e luz natural. Basicamente esse ator, seu ofício e sua historia, na tela, a saga de um individuo (que individuo?) em busca de um trabalho (que trabalho?) nesse mercado estritamente hermético, claustrofóbico, falo metáfora e literalmente. Um lugar sem opções, sem desculpas, as paredes cinza e as regras bem claras, monitoradas e escancaradas ali na sala escura, diante das câmeras e de nossos olhos.

E ao centro de tudo, dessa vida comum, o diretor registra um ponto de vista em cinemascope, pelo qual orbitam o livre-arbítrio, o justo, o correto, também o desespero, o capitalismo inconsequente, o passado de um homem que dedicou seu corpo, seu tempo e energia, durante 25 anos por uma empresa que, sem hesitar, o descartou porque seria mais barato fazer o mesmo em outro país. Uma pessoa rejeitada não pelo que é, seu caráter, seu trabalho, mas porque nesse mundo, o verdadeiro “valor” é o dinheiro e, pelo qual, todos são mera engrenagem para o enriquecimento de acionistas invisíveis. Sim, uma situação moralmente incontrolável, donde o homem, qualquer homem, ou se torna cúmplice, ou parte para longe em busca da insegurança. Isto é a essência deste filme: A violência tênue do mundo. Um mundo infelizmente nosso e cujo retrato nos deixa perplexo.

RATING: 69/100

TRAILER

Article Categories:
CANNES · FILMES

Comments

  • Adoro Vincent Lindon! Ele é um ator que sempre traz muita credibilidade aos personagens que interpreta. além disso, por trás da sua aparência mais dura, existe um ator de muita sensibilidade!

    Cinéfila por Natureza 14 de junho de 2016 1:14 Responder

Deixe uma resposta