CANNES 2016 - BANNER

Dossiê Oscar 2009: Melhor Filme

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? | Fox Searchlight
Produção de Christian Colson
Resenha | Site Oficial

Um jovem de um bairro pobre de Mumbai, cidade da Índia, decide participar de um programa de perguntas e respostas na televisão. Mesmo sendo analfabeto, ele surpreende a todos ao ganhar o jogo, o que levanta suspeitas de que pode ter trapaceado. O que o rapaz queria, no entanto, era apenas reconquistar a garota que ele ama

Histórico
Essa é a primeira indicação de Christian Colson ao Oscar. QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? recebeu dez indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Musical, Melhor Canção (Dupla Indicação), Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. Recebeu 11 indicações ao BAFTA, 6 indicações ao BIFA, 6 indicações ao Critics Choice, 6 indicações ao Satellite Awards, 4 indicações ao Globo de Ouro. Foi indicado ao Prêmio do Sindicato dos Montadores, dos Fotográfos, dos Diretores de Arte, dos Sonoplastas, dos Figurinistas, dos Diretores, dos Editores de Som, dos Produtores, dos Atores, dos Roteiristas… Ganhou todos! Ganhou praticamente tudo!

——————————

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON | Paramount Pictures/Warner Bros.
Produção de Kathleen Kennedy, Frank Marshall & Ceán Chaffin
Resenha | Site Oficial

Benjamin Button tem uma característica incomum: Nascido com oitenta e poucos anos, ele rejuvenesce a cada dia que passa. Ainda assim, é um homem como qualquer outro, que não pode parar o tempo e precisa percorrer seu caminho, vivendo a sua história ao lado das pessoas que conhece e os lugares que freqüenta durante a sua jornada. Mas sua história é, principalmente, sobre o amor, e a dificuldade de estar ao lado de uma bela mulher, que envelhece enquanto ele fica mais jovem a cada dia.

Histórico
Essa é a sexta indicação de Kathleen Kennedy ao Oscar. Concorreu como produtora de MUNIQUE (2005), SEABISCUIT (2003), O SEXTO SENTIDO (1999), A COR PÚRPURA (1985) e E.T. – O EXTRATERRESTRE (1982). Nunca ganhou; Essa é a quinta indicação de Frank Marshall ao Oscar. Concorreu como produtor de SEABISCUIT (2003), O SEXTO SENTIDO (1999), A COR PÚRPURA (1985) e OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981). Como Kathleen Kennedy, também nunca ganhou; Já para Ceán Chaffin é a primeira indicação.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON é o recordista de indicações ao Oscar com 13: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Musical, Melhor Mixagem de Som e Melhor Efeitos Visuais. Recebeu 11 indicações ao BAFTA, 8 indicações ao Critics Choice, 4 indicações ao Satellite Awards, 5 indicações ao Globo de Ouro. Foi indicado ao Prêmio do Sindicato dos Montadores, dos Fotográfos, dos Diretores de Arte, dos Sonoplastas, dos Figurinistas, dos Diretores, dos Editores de Som, dos Produtores, dos Atores, dos Roteiristas… E exceto pelos 2 Prêmios da National Board of Review (Melhor Diretor e Roteiro), foi o oposto de QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? Perdeu tudo…

——————————


MILK – A VOZ DA IGUALDADE | Focus Features
Produção de Dan Jinks & Bruce Cohen
Resenha | Site Oficial

A vida de Harvey Milk, o primeiro político assumidamente homossexual na história dos Estados Unidos. Nos anos 70, ele foi supervisor da prefeitura de San Francisco, sendo assassinado em 1978 junto com o prefeito George Moscone.

Histórico
Essa é a segunda indicação de ambos os produtores. Eles ganharam o Oscar em 1999 com BELEZA AMERICANA. MILK – A VOZ DA IGUALDADE foi indicado ao Oscar em oito categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Musical, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Figurino. Recebeu 4 indicações ao BAFTA, 8 indicações ao Critics Choice, 6 indicações ao Satellite Awards, uma indicação ao Globo de Ouro. Foi indicado ao Prêmio do Sindicato dos Montadores, dos Diretores de Arte, dos Figurinistas, dos Diretores, dos Produtores, dos Atores, dos Roteiristas… Recebeu vários Prêmios pela interpretação do elenco, principalmente Sean Penn e Josh Brolin.

——————————


FROST/NIXON | Universal Pictures
Produção de Brian Grazer, Ron Howard & Eric Fellner
Resenha | Site Oficial

Em uma série de entrevistas no programa de TV apresentado por David Frost, o então presidente americano Richard Nixon acaba por assumir a culpa pelo escândalo de Watergate.

Histórico
Essa é a quarta indicação de Brian Grazer. Ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2001 com UMA MENTE BRILHANTE e disputou a mesma categoria em 1995 com APOLLO 13. Em 1984, seu roteiro de SPLASH – UMA SERÉIA EM MINHA VIDA foi indicado também; Incluindo sua indicação como Diretor de FROST/NIXON, essa é a quarta indicação de Ron Howard ao Oscar. Ele já ganhou as estatuetas de Melhor Filme e Diretor em 2001 por UMA MENTE BRILHANTE; Eric Fellner é indicado pela terceira vez. Disputou a estatueta de Melhor Filme com ELIZABETH (1998) e DESEJO E REPARAÇÃO (2007)

FROST/NIXON concorre ao Oscar em cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. Recebeu 6 indicações ao BAFTA, 4 indicações ao Critics Choice, 5 indicações ao Satellite Awards, 5 indicações ao Globo de Ouro. Foi indicado ao Prêmio do Sindicato dos Montadores, dos Diretores de Arte, dos Diretores, dos Editores de Som, dos Produtores, dos Atores, dos Roteiristas. Ganhou apenas alguns Prêmios de Roteiro Adaptado de pouca expressividade.

——————————


O LEITOR | Weinstein Co.
Produção de Anthony Minghella, Sydney Pollack, Donna Gigliotti & Redmond Morris
Indicação Póstuma para Anthony Minghella & Sydney Pollack
Resenha | Site Oficial

Hanna foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Quando se envolve amorosamente com o adolescente Michael, ela não imagina que um caso de verão irá marcar suas vidas para sempre.

Histórico
Essa é a quarta indicação de Anthony Minghella – a primeira como produtor. Ele ganhou o Oscar de Melhor Diretor pelO PACIENTE INGLÊS em 1996 e foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por O PACIENTE INGLÊS (1996) e o TALENTOSO MR. RIPPLEY (1999); Sydney Pollack é indicado pela sétima vez. Além de duas estatuetas por ENTRE DOIS AMORES (1985), foi reconhecido também por CONDUTA DE RISCO (2007), TOOTSIE (1982) e A NOITE DOS DESESPERADOS (1969); Donna Gigliotti já ganhou um Oscar de Melhor Filme por SHAKESPEARE APAIXONADO em 1998 e Redmond Morris é indicado pela primeira vez.

Recebeu 5 indicações ao BAFTA, 3 indicações ao Critics Choice, 4 indicações ao Satellite Awards, 4 indicações ao Globo de Ouro. Foi indicado ao Prêmio do Sindicato dos Fotográfos e dos Atores… Kate WInslet recebeu a maioria dos Prêmios desse filme.

——————————

O Oscar de Melhor Filme…
QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? é o principal favorito ao Oscar 2009. Ponto Final. Mais: Deve receber mais seis Oscars, incluindo Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Musical e Melhor Canção.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON se projeta para se tornar o grande perdedor da noite. Nada comparado À COR PÚRPURA, mesmo assim só têm chances em categorias técnicas como Maquiagem e Efeitos Especiais. É o filme reserva do ano. O filme de escanteio. Pode surpreender como runner up nos Oscars de Melhor Diretor, Direção de Arte, Figurino e Edição

MILK – A VOZ DA IGUALDADE têm dois “quase” Oscars: Um para Melhor Ator, caso Sean Penn vença Mickey Rourke e outro para Roteiro Original caso a Academia considere WALL-E apenas para o Oscar de Filme de Animação.

FROST/NIXON, exceto por Frank Langella e ainda assim seria uma surpresa, não deve ganhar nenhum Oscar. O LEITOR, curiosamente com quatro produtores indicados, sendo dois postumamentes; vê chances apenas na categoria de Melhor Atriz, com Kate Winslet.

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Se fossem 10 indicados nessa edição, seriam estes;
    Quem Quer Ser Um Milionário
    O Curioso Caso de Benjamin Button
    Milk-A Voz da Igualdade
    Frost/Nixon
    O Leitor
    O Cavaleiro das Trevas
    Wall-E
    Foi Apenas Um Sonho
    Na Mira do Chefe
    Dúvida
    Runner Up; Vicky Cristina Barcelona.

    Héber Ribeiro 25 de fevereiro de 2013 22:54 Responder
  • Em um ano de “Wall-E” e “O Cavaleiro das Trevas” era óbvio que o Oscar® ficaria entre “Quem Quer Ser Um Milionário?” e “O Curioso Caso de Benjamin Button”. Particulamente sou um apreciador dos trabalhos de David Fincher e cada trabalho ele se supera. Gostaria que “O Curioso Caso de Benjamin Button vencesse esta categoria.

    héber ribeiro 4 de fevereiro de 2013 7:53 Responder
  • estou muito chateado pois foi anuciado que seria transmitido ao vivo mas não foi

    moreira 22 de fevereiro de 2009 23:39 Responder
  • Pingback: Dossiê Oscar 2009: Apostas Finais

  • Qual levará o prêmio? Provavelmente “Benjamin Button”: “Quem Quer Ser um Milionário?” é caloroso, mas a Academia não vai querer encorajar outros cineastas a terceirizarem suas produções para a Índia, de custos mais baixos.
    /fato.
    bjks

    Luis 21 de fevereiro de 2009 21:51 Responder
  • Vou ter de discordar de que “Quem quer ser um Milionario” ganhará o Oscar “principal” esse ano. Pode ser que seja o recordista da noite mas em relação a “Melhor Filme”, “O Curioso Caso de Benjamin Button” leva. As escolhas da academia são sempre extremamente conservadoras e óbvias, dificilmente darão o prêmio a um produtor novato se em comparação a Kathleen Kennedy e Frank Marshall. Ainda mais que de tempos em tempos eles costumam se redimir diante de produtores inumeras vezes indicados e não ganhadores, dessa vez eles premiam dois com uma estatueta só.

    Antonio 21 de fevereiro de 2009 18:02 Responder
  • o melhor fim evia ter sido para o batman…
    foi o mehorfilme k vi em 2008…
    a su historiae perfeita….e quando nos pensamos k a acaou urge sempre coisa novas….
    fo o melho filme k ja vi….

    andre costa 20 de fevereiro de 2009 17:07 Responder
  • acho que esse ano é mesmo do danny boyle, uma pena o curioso caso de benjamin button perder tantos oscares, um filme tão bom…

    LUCAS 16 de fevereiro de 2009 17:31 Responder
  • deviam colocar alguma coisa q tenha a ver com Crepúsculo, atores, atrizes, diretora, apesar de q o filme naum eh lah essas coisas mas a história eh perfeita

    Ana Carolina 9 de fevereiro de 2009 13:29 Responder
  • Com a vitória no BAFTA, acho praticamente impossível “Slumdog Millionaire” perder esse prêmio – e se isso ocorrer, será mais uma piada para a história do Oscar.

    Vinícius P. 8 de fevereiro de 2009 20:05 Responder
  • Barbada total. Não consigo imaginar algum outro filme tirando o Oscar de “Slumdog Millionaire”.

    Kamila 8 de fevereiro de 2009 18:44 Responder

Deixe uma resposta