Veneza 09 divulga Seleção “Giornate degli Autori”

O Festival de Veneza divulgou recentemente a programação da 66ª Giornate degli Autori, uma de suas principais seções paralelas. Foram selecionados dez títulos, em sua grande maioria europeus, sendo o mais famoso, o diretor francês Claude Miller, que apresentou no Festival do Rio 2008 seu filme UM SEGREDO. Ele assina com Nathan Miller o drama JE SUIS HEUREUX QUE MA MÈRE SOIT VIVANTE, que aborda o tema da adoção.

Um dos filmes que promete maior impacto é DESERT FLOWER, co-produção entre Alemanha, Áustria e Inglaterra, dirigida pelo germano-americano Sherry Horman. O enredo baseia-se na vida da modelo somali Waris Dirie, contando sua trajetória desde a infância até sua consagração nas passarelas nova-iorquinas, nos anos 80 e 90.

Famosa por liderar uma campanha internacional contra a mutilação sexual feminina, da qual ela mesma foi vítima, a modelo é uma das convidadas esperadas no Festival de Veneza, que começa no dia 2 de setembro. A França tem forte presença nessa seleção, que inclui ainda o drama QU’UN SEUL TIENNE ET LES AUTRES SUIVRONT, de Lea Fehner, retratando os visitantes de uma prisão, e a produção franco-argelina HARRAGAS, de Merzak Allouache, em torno de imigrantes ilegais que desembarcam na costa espanhola.

Da Espanha, haverá dois filmes: O drama de prisão CELDA 211, de Daniel Monzon e a comédia GORDOS, de Daniel Sanchez-Arevalo, numa história sobre obesidade contada por um grupo de amigos que sofrem deste mal.

Outra comédia é a holandesa THE LAST DAYS OF EMMA BLANK, de Alex Van Warmerdam. O único representante italiano da seção é DI ME COSA NE SAI, de Valério Ialongo, contando a história de um artista solitário num país em que a cultura é menosprezada.

Há também um único representante norte-americano, BARKING WATER, de Sterlin Harjo, focalizando o mundo de duas tribos ameaçadas de desaparecimento, os Seminole e os Crow.

Fecha a seleção a primeira co-produção entre Albânia e Sérvia, HONEYMOONS, de Goran Paskaljevic, que tem como protagonista um jovem casal que relata uma suposta “maldição de Kosovo”.

Da Agência UOL

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.