Kate Winslet | O LEITOR
Resenha | Site Oficial
Kate Winslet interpreta Hanna Schmitz, uma alemã de cerca de trinta anos que esconde seu passado obscuro de um amante adolescente.
Histórico
Essa é a sexta indicação de Kate Winslet. Competiu como coadjuvante em 1995 (RAZÃO E SENSIBILIDADE) e 2001 (IRIS) e como protagonista em 1997 (TITANIC), 2004 (BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS) e 2006 (PECADOS ÍNTIMOS). Nunca ganhou. PelO LEITOR, concorre como protagonista no Oscar e no BAFTA e como coadjuvante no Globo de Ouro, no SAG Awards e no Critics Choice Awards, onde ganhou todos os Prêmios. Foi premiada também na Crítica de Chicago e Toronto. O LEITOR recebeu cinco indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.
——————————
Anne Hathaway | O CASAMENTO DE RACHEL
Resenha | Site Oficial
Como Kim, Anne Hathaway interpreta uma jovem, ex-viciada em drogas, que retorna para casa, para o casamento da irmã e para seus conflitos familiares.
Histórico
É a primeira indicação de Anne Hathaway ao Oscar. Ela ganhou o Critics Choice Awards, o National Board of Review e os Prêmios da Crítica de Austin, África do Sul, Dallas, Houston e Chicago desse ano, além de ser indicada como Melhor Atriz no Globo de Ouro. É também, a única indicação dO CASAMENTO DE RACHEL ao Oscar.
——————————
Meryl Streep | DÚVIDA
Resenha | Site Oficial
Como a Irmã Aloysius Beauvier, Meryl Streep conduz a rotina na escola católica St. Nicholas, no Bronx novaiorquino, com mão de ferro e bate de frente com um padre da diocese, acusado de pedofilia.
Histórico
É a 15º indicação de Merly Streep ao Oscar. Um recorde! Ela ganhou como coadjuvante em 1979 com KRAMER VS. KRAMER e como protagonista em A ESCOLHA DE SÓFIA em 1982. Recebeu ainda indicações por O FRANCO ATIRADOR (1978), A MULHER DO TENENTE FRANCÊS (1981), SILKWOOD (1983), ENTRE DOIS AMORES (1985), IRONWEED (1987), UM GRITO NO ESCURO (1988), LEMBRANÇAS DE HOLLYWOOD (1990), AS PONTES DE MADISON (1995), UM AMOR VERDADEIRO (1998), MÚSICA DO CORAÇÃO (1999), ADAPTAÇÃO (2002) e (Ufa!) O DIABO VESTE PRADA (2006). DÚVIDA foi indicado ao Oscar em cinco categorias: Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante em dupla indicação e Melhor Roteiro Adaptado.
——————————
Angelina Jolie | A TROCA
Resenha | Site Oficial
Angelina Jolie vive uma mulher cujo filho é sequestrado, mas logo devolvido à família. O problema é que ela suspeita que a criança não seja a dela, o que a leva a enfrentar a corrupção no departamento de polícia de Los Angeles.
Histórico
É a segunda indicação de Angelina Jolie ao Oscar. Ela concorreu (e ganhou) em 1999 como coadjuvante de GAROTA INTERROMPIDA. Pelo drama de Clint Eastwood concorreu também ao Globo de Ouro, o SAG Awards, o Critics Choice Awards e o BAFTA e foi indicada como runner up segundo a crítica de Chicago, Londres e St. Louis. A TROCA concorre a três estatuetas: Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
——————————
Melissa Leo | RIO CONGELADO
Resenha | Site Oficial
No papel de uma mãe falida que decide atravessar imigrantes ilegais escondidos no porta-malas de um carro através de um RIO CONGELADO, numa reserva indigena, Melissa Leo conquista sua primeira indicação ao Oscar.
Histórico
Primeira indicação de Melissa Leo ao Oscar que também foi citada no SAG Awards, Critics Choice Awards, National Board of Review, National Society of Film Critics e pela Crítica de Los Angeles, Utah e Flórida. RIO CONGELADO recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original.
——————————
O Oscar de Melhor Atriz…
Esse parece ser o ano de Kate Winslet. Dona de uma carreira extraordinária, de seis indicações ao Oscar e duas interpretações genuínas em 2008. Winslet se tornou a principal contender dessa categoria e tudo conspira ao seu favor. Sim, ela foi preterida por FOI APENAS UM SONHO, onde sem dúvida está melhor, mas ao unificar sua indicação na figura dO LEITOR ela massifica os votos para si, em detrimento de Merly Streep e Anne Hathaway que duelavam entre si até agora.
Kate Winslet jamais foi reconhecida em qualquer premiação. O Oscar funcionaria aqui como uma espécie de reconciliação. Um Prêmio de consolação. E é claro, seria (muito) merecido por tudo que Kate Winslet fez (fará) pelo cinema.
Merly Streep ameaça, mas não muito. Uma pena. Streep gosta de lembrar que o excessivo número de indicações pode ser um fardo. Que apesar de ser indicada 15 vezes, ela já perdeu 13 pelo velho pensamento do “já ganhou demais”. Não é bem assim… Anne Hathaway até começou a temporada de Ouro forte, mas foi perdendo o vigor e com a unificação da indicação de Kate viu suas chances minguarem de vez.
Angelina Jolie e Melissa Leo são coadjuvantes na disputa. Meros azarões cujo único mérito foi desbancar Sally Hawkins (SIMPLESMENTE FELIZ) e Kristin Scott Thomas (I´VE LOVED YOU SO LONG) da disputa. Pois é, 2008 foi um ano excelente para atrizes.