que não. São ambas idéias incríveis”
Arthur C. Clarke
O instituto AFI define “Ficção”, o gênero de filmes que casa uma premissa científica ou tecnológica com especulação imaginativa. 50 ficções foram analisadas por um comitê de jornalistas (entre eles, Mauricio Silva Fº, do Spoiler Movies), por sua significância histórica, impacto cultural e reconhecimento de público e crítica. Eis o resultado:
1
2001 – UMA ÓDISSEIA NO ESPAÇO
Stanley Kubrick
1968
A genialidade de Stanley Kubrick em 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO não consiste no que ele mostra, mas sim no quanto é despojado. Esta é a obra de um artista tão sublimemente seguro que não inclui uma só tomada para manter nossa atenção. Ele reduz cada cena à sua essência e a deixa na tela o tempo suficiente para que a admiremos, para que ocupe nossa imaginação. 2001 é uma raridade entre os filmes de ficção, pois não está preocupado em nos excitar, mas inspirar reverencia.
2
STAR WARS
George Lucas
1977
O épico espacial de George Lucas estabeleceu colônias em nossa imaginação. Ele é tão bobo como um filme infantil, tão superficial quanto os seriados de sábado à tarde, tão batido quanto o milho do Kansas e… uma obra-prima. STAR WARS é um fenomêno. Um filme para sempre…
3
ET – O EXTRATERRESTRE
Steven Spielberg
1982
0 feioso, mas encantador extra-terrestre que desembarca na terra enfeitiçou platéias, que transformaram o filme numa das maiores bilheterias de todos os tempos. Não sem motivos. Era impossível resistir à história de um ser vindo de outro planeta que se perde de sua caravana e se apega a uma família americana que tenta, de todas as maneiras, livrá-lo de pesquisadores sem escrúpulos
4
LARANJA MECÂNICA
Stanley Kubrick
1971
LARANJA MECÂNICA é uma escolha que pode levantar dúvidas e levar a questões da mais diversa índole. É um filme de antecipação, centrado nas aventuras de um jovem cujas principais inclinações são a violência, a violação e Beethoven. E é também um clássico.
5
O DIA EM QUE A TERRA PAROU
Robert Wise
1951
Vamos voltar aos primórdios da ficção científica. Vamos nos lembrar de filmes em preto e branco, trilhas instrumentais de filmes de terror, gritos aterrorizados de mulheres indefesas… Eram bons tempos. Velhos tempos que levaram consigo preciosidades como O DIA EM QUE A TERRA PAROU
6
BLADE RUNNER
Ridley Scott
1982
BLADE RUNNER é um dos filmes cult da década de 1980, mesclando policial noir e ficção-científica na Los Angeles de 2019. BLADE RUNNER é um filme de caçada humana, onde, de certo modo, todos buscam algo: O protagonista busca encontrar os replicantes; mas percebemos também que ele busca a si próprio. E persegue o amor também, que está imerso na busca de sua identidade inexistente. E os replicantes Nexus 6 buscam desesperadamente ter mais tempo de vida. Uma pequena odisséia de homens e mulheres, humanos e pós-humanos, em busca da sua identidade perdida.
7
ALIEN – O 8º PASSAGEIRO
Ridley Scott
1950
No nivel mais fundamental, ALIEN é um filme sobre coisas que podem surgir das trevas e matar. Muitos filmes seguiram as pegadas dele, mas nenhum abalou os espectadores com uma intensidade tão sombria e assustadora
8
O EXTERMINADOR DO FUTURO 2
James Cameron
1991
Visivelmente mais caro do que o original, mas igualmente criativo e inventivo. O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 repete o sucesso comercial ao narrar a aventura de dois robôs que são enviados ao ano de 1991 para encontrar o garoto John Connor, que no futuro será o líder na guerra dos humanos contra as máquinas.
9
VAMPIRO DE ALMAS
Don Siegel
1956
O primeiro alerta de que os extraterrestres estavam no meio de nós foi dado por VAMPIRO DE ALMAS. A platéia gelava de medo quando o ator Kevin Mccarthy ameaçava: “Você é o próximo!”, enquanto uma cidade americana era invadida por alienígenas que saíam de vagens e pareciam dispostos a tudo para destruir a humanidade.
10
DE VOLTA PARA O FUTURO
Robert Zemeckis
1985
Quando pensaram em juntar um cientista maluco, um jovem aspirante a “lenda do rock” e uma máquina do tempo, era difícil prever o sucesso que essa idéia alcançaria… Mas DE VOLTA PARA O FUTURO se tornou um dos principais marcos da ficção científica dos anos 80, um daqueles clássicos da Sessão da Tarde que faziam valer a pena passar algumas horas sentadinhos no sofá.