Preliminares do BAFTA | 2008

A Academia Britânica de Filmes (BAFTA) divulgou recentemente uma lista preliminar com filmes elegíveis em 17 categorias. Cada categoria consta de 15 finalistas (exceto Animação com 5). Naturalmente, o inglês DESEJO E REPARAÇÃO conquistou 17 menções, incluindo 4 em Atriz Coadjuvante (Brenda Blethyn, Romola Garai, Saoirse Ronan e Vanessa Redgrave).

Outros filmes bem cotados foram O ÚLTIMATO BOURNE (11), CONTROL (10), LUST CAUTION (10), SENHORES DO CRIME (9) e NA NATUREZA SELVAGEM (9). A lista completa pode ser conferida aqui.

O BAFTA, a grosso modo, é considerado uma prévia do OSCAR, relevando-se os privilégios aos filmes ingleses. Mas em geral, é uma lista coesa, justa e convergente com os membros do OSCAR.

Num universo de 15 nomes, ser esnobado é coisa séria…SWEENEY TODD, por exemplo, foi o único candidato direto ao OSCAR a ficar de fora dos BAFTAs de Melhor Filme e Diretor. Outros concorrentes diretos como Sidney Lumet (diretor), Amy Adams (Atriz), Laura Linney (Atriz), Ryan Gosling (Ator), Frank Langella (Ator), Amy Ryan (Atriz Coadjuvante) e Ruby Dee (Atriz Coadjuvante) ficaram de fora na disputa. O que, de certa forma, abala um pouco suas candidaturas. (Exceto Amy Ryan, que vem de tantos prêmios que o BAFTA não faz diferença).

Nas categorias técnicas, DESEJO E REPARAÇÃO não foi citado em Direção de Arte. O ASSASSINATO DE JESSIE JAMES surpreendentemente não foi citado em Fotografia. Trilha Musical excluiu RATATOUILLE e TRANSFORMERS (uau!) não foi citado em Som.

Mas o grande derrotado é mesmo SWEENEY TODD. Excluido também em Edição e Fotografia, o filme de Tim Burtom, aos poucos é segregado no lugar comum de seus filmes anteriores: MAQUIAGEM, FIGURINO e DIREÇÃO ARTE. Uma pena. O BAFTA também anunciou os indicados à Melhor Filme Estrangeiro:

Melhor Filme Estrangeiro
O ESCAFANDRO E A BORBOLETA | França
O CAÇADOR DE PIPAS | EUA
A VIDA DOS OUTROS | Alemanha
LUST, CAUTION | Taiwan
PIAF | França

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.