Um violento épico de vingança nos confins do mais selvagem, do mais maligno, senão um inferno sangrento no velho oeste americano. Um poderoso conto de feminilidade, uma história de resistência à crueldade implacável, em BRIMSTONE, no séc. XIX, num pesadelo de referências bíblicas. Quatro capítulos sobre uma jovem e sua família. Na tela, Dakota Fanning, primeiro nas pradarias da inocência, depois, caçada por seu Reverendo, um fanático diabólico, um inimigo sádico que a condena – e a todos, inclusive o público – por questões de disciplina. Que chicoteia. Que agride. Que silencia. E ela, muda, imutável, resiste como uma verdadeira guerreira, sem medo. Sem culpa. Apenas o suspense sadomasoquista, talvez o faroeste.
E nesse western sombrio, desse encontro com o misterioso pregador, que a persegue, que a confronta, em seu fervor onisciente, donde Guy Pearce se veste de preto e encarna, literalmente o MENSAGEIRO DO DIABO. Ali, ALÉM DAS MONTANHAS, ou nO ATALHO do desprezo, do terror “Amish” ou suspense Gore, vemos um diretor filmar o fogo do inferno, sua lente empapada de sangue para nos contar, afinal, a “Revelação”, o “Êxodos”, a “Genesis” e a “Retribuição”, a história de Liz, de Ló, da luz que se foi. Apagou. Assassina. O pastor assim a prega, num tom quase obsceno, indo e voltando no tempo, nessa narrativa em widescreen, nesse conto de Sodoma e Gomorra com psique holandês e trilha sombria. De Martin Koolhoven, de um cineasta que já filmou WINTER IN WARTIME e, agora, busca o oposto, delimitar com exatidão o bem e o mal, o céu e o inferno e cuja experiência (cinematográfica) não nos permite olhar para trás ou recuar, temendo se tornar uma estátua de sal. Apenas para frente, para esse Guy e sua enorme cicatriz. Ame ou deixe.
(*) Crônica livremente inspirada do material cedido pela Embankment Films, incluindo as notas do diretor
RATING: 70/100
TRAILER