Dossiê Oscar 2009: Melhor Efeitos Visuais

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
Eric Barba, Steve Preeg, Burt Dalton & Craig Barron
Resenha | Site Oficial

Benjamin Button tem uma característica incomum: Nascido com oitenta e poucos anos, ele rejuvenesce a cada dia que passa. Ainda assim, é um homem como qualquer outro, que não pode parar o tempo e precisa percorrer seu caminho, vivendo a sua história ao lado das pessoas que conhece e os lugares que freqüenta durante a sua jornada. Mas sua história é, principalmente, sobre o amor, e a dificuldade de estar ao lado de uma bela mulher, que envelhece enquanto ele fica mais jovem a cada dia.

Histórico
Exceto Craig Barron, essa é a primeira indicação ao Oscar do grupo. Barron concorreu em 1992 com BATMAN RETURNS

——————————


O CAVALEIRO DAS TREVAS
Nick Davis, Chris Corbould, Tim Webber & Paul Franklin
Resenha | Site Oficial

Batman (Christian Bale), o Comissário Jim Gordon e o advogado Harvey Dent unem seus esforços para deter a vilania do Coringa (Heath Ledger), um assassino em série que se veste de palhaço, se comporta de forma teatral e tem o único propósito de causar sofrimento aos cidadãos de Gotham. Ao mesmo tempo, Batman ainda tenta combater a corrupção e enfrentar a chegada na cidade do chefão do crime Salvatore Maroni.

Histórico
Essa é a primeira indicação do Grupo ao Oscar

——————————


HOMEM DE FERRO | John Nelson, Ben Snow, Dan Sudick & Shane Mahan
Resenha | Site Oficial

Criação da Marvel bastante popular nos quadrinhos e que ganha adaptação para as telas. A história mostra como o bilionário Tony Stark, após um grave acidente, decide largar o vício na bebida e criar uma armadura para salvar sua vida e também a da população. É quando ele se transforma no Homem de Ferro.

Histórico
É o grupo mais experiente da categoria, tendo trabalhado em EU, ROBÔ (2004), GLADIADOR (2000), STAR WARS II: O ATAQUE DOS CLONES (2002), PEARL HARBOR (2001), GUERRA DOS MUNDOS (2005) e MESTRE DOS MARES (2003)

——————————

O Oscar de Melhor Efeitos Visuais…
Geralmente, o vencedor do Oscar de Efeitos Visuais é aquele que trouxe as maiores inovações tecnológicas dentre os filmes de ação de cada ano, ou seja, o mais espetacular dos blockbusters da temporada. É o caso de O CAVALEIRO DAS TREVAS e HOMEM DE FERRO. Bem, seria, caso não existisse O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON…

O filme de David Fincher inova (e muito) nos efeitos CGI de envelhecimento e rejusvenescimento dos atores. Um trabalho sútil que encanta de tão natural que é. Caso seja esnobado, o Oscar parece certo nas mãos dO CAVALEIRO DAS TREVAS.

Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Merecido prêmio dO Curioso Caso de Benjamin Button. Foi, sem dúvida, o filme que mais trouxe inovações em Efeitos Visuais CGI e Captura de Movimentos e expressões facias.

    No ano de 2009 a Cerimônia já poderia haver 5 títulos nomeados a esta categoria, já que o número de pré-indicados foi de 15. Acrescentaria na lista ” As Crônicas de Nárnia-Príncipe Caspian e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.

    héber ribeiro 3 de fevereiro de 2013 8:51 Responder
  • Torço e acho que dá “The Curious Case of Benjamin Button”.

    Kamila 15 de fevereiro de 2009 23:04 Responder
  • Também acho que “O Curioso Caso de Benjamin Button” é o favorito aqui, ainda mais depois que “O Cavaleiro das Trevas” ficou de fora da categoria principal.

    Vinícius P. 15 de fevereiro de 2009 19:31 Responder

Deixe uma resposta