Fatos curiosos de um Oscar aos 92´

Um recorde de 62 mulheres foi indicado ao Oscar, nesse ano, quase um terço do total.

Emma Tillinger Koskoff (CORINGA e O IRLÂNDES) e David Heyman (HISTORIA DE UM CASAMENTO e ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD) são o sexto e sétimo produtores a terem dois filmes indicados à Melhor Filme no mesmo ano, isso desde 1951, quando a categoria passou a premiar os seus produtores individualmente e não mais os estúdios. Os outros produtores dessa seleta lista são Francis Ford Coppola e Fred Roos (1974), Scott Rudin (2010), Megan Ellison (2013) e Steve Golin (2015). Lembrando que a categoria de “Melhor Filme” passou de 5 a até 10 títulos indicados em 2009.

PARASITA é o décimo primeiro filme em língua estrangeira a ser indicado à Melhor Filme e, também, o sexto título a ser indicado tanto em Melhor Filme, como Melhor Filme Internacional no mesmo ano. Todos os outros cinco títulos anteriores – Z (1969), A VIDA É BELA (1998), O TIGRE E O DRAGÃO (2000), AMOR (2012) e ROMA (2019) ganharam em Melhor Filme Estrangeiro, mas não na categoria principal.

Com sua nona indicação como Melhor Diretor, Martin Scorsese é o diretor vivo mais indicado na atualidade. Somente William Wyler teve mais indicações nessa categoria, com 12 no total.

Nas categorias de atuação, cinco indivíduos são nomeados pela primeira vez (Antonio Banderas, Cynthia Erivo, Scarlett Johansson, Florence Pugh e Jonathan Pryce). Oito dos indicados são vencedores anteriores (Kathy Bates, Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Anthony Hopkins, Al Pacino, Joe Pesci, Charlize Theron, Renée Zellweger). Adam Driver é o único indicado que também concorreu ano passado.

Saoirse Ronan é a segunda atriz mais jovem a receber 4 indicações ao Oscar antes dos 25 anos. Jennifer Lawrence é a mais nova, nesse ranking.

Cynthia Erivo é a terceira pessoa a receber indicações, tanto por sua interpretação como pela canção no mesmo filme. Mary J. Blige foi a primeira, com suas indicações em 2017 por MUDBOUND, seguida por Lady Gaga com suas indicações por NASCE UMA ESTRELA em 2019. Barbra Streisand foi a primeira pessoa a receber indicações em ambas as categorias, mas por filmes diferentes.

Hildur Guðnadóttir é a nona mulher a ser indicada por Melhor Trilha Sonora.

John Williams bate seu próprio recorde de indicações em Melhor Trilha Sonora, agora com 47 nessa categoria e 52 ao todo somadas as outras cinco em Canção. É atualmente a pessoa viva recordista de indicações e fica atrás somente de Walt Disney, indicado 59 vezes ao Oscar.

Com as duas indicações em Trilha Sonora e Canção para Randy Newman, além da indicação de Thomas Newman em Trilha, a família “Newman” (Alfred, Lionel, Emil, Thomas, David e Randy) soma ao todo, agora 93 indicações ao Oscar, um recorde.

Três gerações da família Minklers receberam indicações ao Oscar de Mixagem de Som. Os irmãos Bob & Lee, seu neto Michael e o bisneto Christian somam ao todo 16 indicações (incluindo duas nesse ano) e 4 Oscars.

Com sua décima indicação, Alan Robert Murray estabeleceu um recorde para a categoria Edição de Som.
Com as seis indicações nesse ano, a quarta versão de ADORAVEIS MULHERES para o cinema soma ao todo agora 14 indicações ao Oscar.

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.