O Rascunho do Oscar 2013 – Pte.2


A fila anda… Depois de especular sobre os favoritos ao Oscar 2013, semana passada, passamos aos coadjuvantes. Ou seja, atrás de THE MASTER, LINCOLN, LIFE OF PI, DJANGO UNCHAINED e BEASTS OF THE SOUTHERN WILD, aparecem outros títulos que (ainda) não estão forte nas cotações, mas que possuem pedigree suficiente para não ser ignorados. E não se enganem: Na lista abaixo, já saiu dois vencedores da estatueta mais cobiçada das ultimas três edições. Isso porque Michel Hazanavicius ainda está mudo de surpresa depois do sucesso dO ARTISTA

————————————————

LES MISÉRABLES | Tom Hooper
Estreia: 29.03.2013


A Favor: Com Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Helena Bonhman Carter e Sacha Baron Cohen na frente das câmeras e o o diretor dO DISCURSO DO REI, atrás delas, é um sonho tornado realidade de trilhões de pessoas que viram o musical em Inglês, francês, castelhano ou qualquer outra língua em que foi traduzido.
A Dúvida: Calafrios quando nos lembramos de outro musical visto por milhões e milhões de pessoas recentemente adaptado… O FANTASMA DA OPERA, de Joel Schumacher
A Fórmula: A fórmula que tem assombrado Patrick Bateman
A Chance: Projeção de 3 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Helena Bonham Carter ) & Melhor Roteiro Adaptado.

————————————————

HYDE PARK ON HUDSON | Roger Michell
Estreia: NÃO CONFIRMADA


A Favor: Centrado na biografia do icônico presidente Roosevelt, o filme inclui dois dos pilares mais importantes para nosso amigo Oscar: Política e monarquia. O fato de ser Bill Murray, o ator por trás do personagem, e os irmãos Weinstein, a mente diabólica por trás da distribuição, só é um ligeiro detalhe.
A Dúvida: Somente quantas indicações vai receber…
A Fórmula: O DISCURSO DO REI + SETE DIAS COM MARILYN
A Chance: Projeção de 3 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Ator (Bill Murray) & Melhor Atriz (Laura Linney)

————————————————

ARGO | Ben Affleck
Estreia: 07.09.2012


A Favor: A estrela de “Breaking Bad” e Affleck se unem em um thriller verídico onde o Irã é o inimigo e a CIA é um ninho de corrupção
A Dúvida: Depois do notável MEDO DA VERDADE e ATRAÇÃO PERIGOSA, existem poucas dúvidas sobre Affleck dirigindo, mas ele precisa atuar também?
A Fórmula: SYRIANA + “Homeland”
A Chance: Projeção de 2 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme & Melhor Ator Coadjuvante (John Goodman).

————————————————

GRAVITY | Alfonso Cuarón
Estreia: 23.11.2012


A Favor: Perdemos o diretor de FILHOS DA ESPERANÇA e encontramos um espaço épico filmado – pelo rumor – em um único plano sequencia com George Clooney e Sandra Bullock.
A Dúvida: Sandra Bullock
A Fórmula: SOLARIS + 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO
A Chance: Projeção de 3 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Filme, Melhor Fotografia & Melhor Edição de Som.

————————————————

ZERO DARK THIRTY | Kathryn Bigelow
Estreia: NÃO CONFIRMADA


A Favor: Visto por muitos como “GUERRA AO TERROR 2”, a busca de Katrhyn Bigelow por Bin Laden toma corpo. O Oscar de três anos atrás já é pedigree suficiente.
A Dúvida: Vão premiar um filme que trata sobre um conflito que jamais atrairá Box-Office, cujo elenco não tem qualquer glamour e cuja produção sofre uma quantidade exorbitante de problemas nas filmagens? E, de novo?
A Fórmula: GUERRA AO TERROR + Bin Laden
A Chance: Projeção de 1 Indicação ao Oscar 2013: Melhor Roteiro Original.

————————————————

VALENTE | Mark Andrews y Brenda Champan
Estreia: 20.07.2012


A Favor: Um novo filme original da Pixar, a grande esperança da animação, a oportunidade de recuperar o fracasso artístico e comercial de CARROS 2
A Dúvida: A modelagem dos personagens e os problemas de pré-produção, incluindo mudança de diretores, nos deixa inquietos
A Fórmula: O SENHOR DOS ANÉIS + “Buffy”
A Chance: Projeção de 1 Indicação Oscar 2013: Melhor Filme de Animação.

————————————————

BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE | Christopher Nolan
Estreia: 27.07.2012


A Favor: A lembrança de seu diretor e o respeito pela franquia
A Dúvida: Será que sobrevive ao vírus das 3 ª partes que soterrou franquias de prestígio como HOMEM-ARANHA, O PODEROSO CHEFÃO, ALIEN, X-MEN OU “SUPERMAN” ou seria a dificuldade para entender Bane (o arqui-inimigo da vez) ou a cena ridícula do estádio de futebol (mais uma reminiscência de Michael Bay)?
A Fórmula: Todos os Batman que não foram dirigidos por Joel Schumacher
A Chance: Projeção de 5 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem, Melhor Efeitos Visuais, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som.

————————————————

TROUBLE WITH THE CURVE | Robert Lorenz
Estreia: NÃO CONFIRMADA


A Favor: Este ano não teremos Clint Eastwood atrás das câmeras, mas diante delas e será curiosíssimo vê-lo interpretar depois de seu (falso) adeus em GRAN TORINO. E será ao lado de Amy Adams e Justin Timberlake para narrar a história de um velho jogador de beisebol que está perdendo a visão. Como resultado, vai viajar para Atlanta pela última vez e com sua filha para observar o que pode ser uma nova estrela no esporte.
A Dúvida: Robert Lorenz é sócio da Malpaso e diretor-assistente de Clint Eastwood. TROUBLE WITH THE CURVE é seu filme de estreia.
A Fórmula: O HOMEM QUE MUDOU O JOGO + PERFUME DE MULHER
A Chance: Projeção de 1 Indicação ao Oscar 2013: Melhor Ator (Clint Eastwood)

————————————————

PÉ NA ESTRADA | Walter Salles
Estreia: 08.06.2012


A Favor: O romance, os produtores, o diretor, os atores… Vamos colocar nomes: O livro de Jack Kerouac é, ao lado de “O Apanhador no Campo de Centeio”, um dos trabalhos mais influentes da cultura americana. Gus van Sant e Francis Ford Coppola assinam a produção. Walter Salles depois de repetidos Road-movies, como DIÁRIOS DE MOTOCICLETA e CENTRAL DO BRASIL, filma a história. Sam Riley (CONTROL) e Kirsten Dunst estão no elenco.
A Dúvida: A expectativa… A maldita expectativa…
A Fórmula: E SUA MÃE TAMBÉM + HOWL
A Chance: Projeção de 2 Indicações ao Oscar 2013: Melhor Roteiro Adaptado & Melhor Canção

————————————————

THE SILVER LINNINGS PLAYBOOK | David O. Russell
Estréia: NÃO CONFIRMADA


A Favor: Depois de finalmente ganhar a atenção da Academia com O VENCEDOR, David O. Russell retorna à direção, agora com Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert de Niro para contar a história de um ex-professor com quem a vida não foi particularmente justa e, depois de passar alguns anos em uma instituição mental, redescobre sua liberdade aos cuidados da mãe. Não tem cara de Oscar?
A Dúvida: Com David O. Russel sempre se tem dúvidas… A primeira e básica é se acaba nesse ano, ou no próximo… ou, sei lá, 2014? Nunca se sabe…
A Fórmula: HALF NELSON + O VENCEDOR
A Chance: Chances de Indicações ao Oscar 2013 em Melhor Filme, Melhor Ator & Melhor Roteiro Adaptado.

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Bom !Eu já fiquei muito feliz por ter participado do Festival em um Filme de um Diretor Italiano ” as oportunidades no Oscar são todas por um fio,afinal de contas a concorrência é muito grande.
    E que por sinal teve interesse na Cultura popular em Festival Academy,,,O filme se chama”Transeuropae Hotel” de Luigi Cinque ,adorei ser Atriz e Dançarina convidada…… considero o filme vencedor por ter chegado a Festival,afinal de contas a Annecy esta completando 30 anos de cinema Mundial !!E eu faço parte desse Glamour!!

    Marli dos Santos 20 de outubro de 2012 14:16 Responder
  • Acho que se Batman o cavaleiro das trevas ressurge for melhor que o segundo, Pode até ser indicado a melhor filme só pra ganhar o Oscar de melhores Efeitos Visuais. Hobbit também tem essa chance.

    Victor Silva 10 de julho de 2012 14:56 Responder
  • Veio, cadê o Gangster Squad e se é pra colocar filme que tenha chance em qualquer indicação, coloca Jogos Vorazes como Melhor Musica, talvez até com duas indicações nesta categoria, visto que nestes últimos anos tem faltado canção boa.

    Henrique Euzébio ( Crítico de Cinema) 2 de junho de 2012 14:23 Responder
  • Estão insistindo de forma espantosa no erro do nome de Laura Linney, que aqui é Laura Linnen.

    WALTER PRADO 8 de abril de 2012 18:52 Responder

Deixe uma resposta