Dossiê Oscar 2009: Melhor Roteiro Adaptado

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? | Simon Beaufoy
Resenha | Site Oficial | Download do Roteiro

A história de como um jovem pobre chamado Jamal Malik se torna finalista da versão indiana de “Who Wants to be A Millionaire?”. Uma empreitada levada a cabo não pelo dinheiro, mas como prova de amor a Latika, amiga de Jamal e fã ardorosa do programa.

Histórico
É a segunda indicação de Simon Beaufoy ao Oscar. Ele foi indicado em 1997 por OU TUDO OU NADA. Pelo roteiro de QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? ele já ganhou o Prêmio do Sindicato (o WGA Awards), o USC Libraries Scripter Awards, o Globo de Ouro, o Critics Choice, o National Board of Review (Empatado com Benjamin Button) e diversos Prêmios da Crítica. QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? recebeu dez indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Musical, Melhor Canção (Dupla Indicação), Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.

——————————

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON | Eric Roth
Resenha | Site Oficial | Download do Roteiro

Benjamin Button tem uma característica incomum: Nascido com oitenta e poucos anos, ele rejuvenesce a cada dia que passa. Ainda assim, é um homem como qualquer outro, que não pode parar o tempo e precisa percorrer seu caminho, vivendo a sua história ao lado das pessoas que conhece e os lugares que freqüenta durante a sua jornada. Mas sua história é, principalmente, sobre o amor, e a dificuldade de estar ao lado de uma bela mulher, que envelhece enquanto ele fica mais jovem a cada dia.

Histórico
É a quarta indicação de Eric Roth ao Oscar. Ele ganhou o Oscar por FORREST GUMP (1994) e foi indicado pelO INFORMANTE (1999) e MUNIQUE (2005). Por BENJAMIN BUTTON, ele foi indicado ao Prêmio do Sindicato (o WGA Awards), o USC Libraries Scripter Awards, o Globo de Ouro, o Critics Choice e ao BAFTA. Ganhou o National Board of Review (Empatado com SLUMDOG MILLIONAIRE). O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON é o recordista de indicações ao Oscar com 13: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Musical, Melhor Mixagem de Som e Melhor Efeitos Visuais.

——————————


FROST/NIXON | Peter Morgan
Resenha | Site Oficial | Download do Roteiro

Os bastidores de uma entrevista do presidente americano Richard Nixon ao jornalista britânica David Frost pouco depois do escândalo de Watergate.

Histórico
É a segunda indicação de Peter Morgan ao Oscar. Ele concorreu com A RAINHA em 2006. Pelo roteiro de FROST/NIXON, ele foi indicado ao Prêmio do Sindicato (o WGA Awards), ao Globo de Ouro, ao Critics Choice e ao BAFTA e ganhou o Prêmio da Crítica de San Francisco e Las Vegas. FROST/NIXON concorre ao Oscar em cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

——————————


O LEITOR | David Hare
Resenha | Site Oficial | Download do Roteiro

Hanna foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Quando se envolve amorosamente com o adolescente Michael, ela não imagina que um caso de verão irá marcar suas vidas para sempre.

Histórico
É a segunda indicação de David Hare ao Oscar. Ele foi previamente indicado em 2002 por AS HORAS. Pelo roteiro dO LEITOR, ele foi indicado ao Globo de Ouro, ao USC Libraries Scripter Awards e ao BAFTA. O LEITOR recebeu cinco indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.

——————————


DÚVIDA | John Patrick Shanley
Resenha | Site Oficial | Download do Roteiro

O ano é 1964 e o cenário é a escola St. Nicholas, no Bronx. O vibrante e carismático padre Flynn vem tentando acabar com os rígidos costumes da escola, que há muito são guardados e seguidos ferozmente pela irmã Aloysius Beauvier. Os ventos das mudanças políticas sopram pela comunidade e, de fato, a escola acaba de aceitar seu primeiro aluno negro, Donald Miller. Mas quando a irmã James, uma freira inocente e esperançosa, conta à irmã Aloysius sobre sua suspeita, induzida pela culpa, de que o padre Flynn está dando atenção exagerada a Donald, a irmã Aloysius se vê motivada a empreender uma cruzada para descobrir a verdade e banir o padre da escola.

Histórico
É a segunda indicação de John Patrick Shanley ao Oscar. Ele ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 1987 por FEITIÇO DA LUA. Pelo roteiro de DÚVIDA ele foi indicado ao Prêmio do Sindicato (o WGA Awards), ao Globo de Ouro e ao Critics Choice. DÚVIDA foi indicado ao Oscar em cinco categorias: Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante em dupla indicação e Melhor Roteiro Adaptado.

——————————

O Oscar de Melhor Roteiro Adaptado…
Com frequência o vencedor de Melhor Filme também leva o Oscar de Roteiro (Como sempre, há exceções: TITANIC nem sequer foi indicado!), mas admitindo um universo sem surpresas, QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? deve ganhar outra estatueta aqui. Simon Beaufoy ganhou os dois principais Prêmios de Roteiro (O WGA e o USC), além do Globo de Ouro. São mais estatísticas para o filme considerado a maior barbada do ano.

BENJAMIN BUTTON é runner up, mas sua chance de ganhar é ínfima. DÚVIDA e FROST/NIXON, ambos adaptados de grandes sucessos teatrais, ficam na poeira dos favoritos. Já O LEITOR é um completo azarão.

Article Tags:
· · · ·
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Já que O Cavaleiro das Trevas foi esnobado, meu favorito para essa categoria era O Curioso Caso de Benjamim Button. Sua adaptação, mesmo com um grande orçamento, era muito complicada, portanto, merecia ter vencido nessa categoria.

    Héber Ribeiro 26 de fevereiro de 2013 10:25 Responder
  • Outra categoria que a Academia continuou com seu princípio de que Blockbusters não podem ter seu Roteiro Indicado. Às vezes isso muda. O que poderia ter acontecido naquela ocasião. Preferiram o holocausto de O Leitor do que o complexo e intimista O Cavaleiro das Trevas. Ridículo essa AMPAS.

    heber ribeiro 23 de dezembro de 2012 3:40 Responder
  • concordo com os dois posts acima!!!

    LUCAS 16 de fevereiro de 2009 17:40 Responder
  • Faltou o “Ensaio Sobre a Cegueira”!!!!

    Ricardo César Borges 16 de fevereiro de 2009 9:18 Responder
  • Concordo, “O Leitor” é um azarão mesmo, mas estão comentando que o filme tem alguma chance aqui, o que eu acho difícil – até porque seu roteiro não é lá grande coisa. Acho que ainda maior do que a certeza de “Slumdog Millionaire” em melhor filme, é sua vitória nessa categoria.

    Vinícius P. 9 de fevereiro de 2009 13:04 Responder
  • Geralmente, o vencedor desta categoria acaba levando o Oscar de Melhor Filme, portanto, aposto em “Slumdog Millionaire”, ainda mais depois da vitória deste roteiro, ontem, no WGA Awards.

    Kamila 8 de fevereiro de 2009 18:38 Responder

Deixe uma resposta