ÚLTIMA PARADA: 174 é o concorrente brasileiro ao Oscar 2009

A Secretaria do Audiovisual, órgão ligado ao MinC, acaba de divulgar o resultado da seleção do título que irá representar o Brasil na disputa por uma indicação ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2009. O filme escolhido foi ÚLTIMA PARADA: 174, de Bruno Barreto, com roteiro de Bráulio Mantovani. O filme abre o Festival do Rio no dia 25 e tem data de estréia marcada para 24 de outubro.

O filme de Barreto conta a história de Sandro Nascimento, o menino de rua que virou notícia duas vezes ao longo de seus 22 anos de vida. Da primeira vez, quando sobreviveu ao ataque do esquadrão da morte que matou um grupo de meninos acampados na Candelária, no centro do Rio de Janeiro. E em 2000, quando sequestrou o ônibus que percorria a linha 174 e foi morto com a última remanescente dos reféns por causa de uma ação desastrada dos policiais encarregados do caso.

Barreto contou por telefone que se inspirou no documentário ÔNIBUS 174, o filme que projetou José Padilha como cineasta, para fazer ÚLTIMA PARADA: 174. “Na ocasião da tragédia, eu morava nos Estados Unidos e só havia lido sobre o assunto”, disse ele. “E me inspirou de uma maneira indireta, porque o meu filme está totalmente na contramão do documentário, que tem uma estrutura de thriller. O meu filme é uma história humana, na qual o [seqüestro do] ônibus 174 é apenas o climax.”

ÚLTIMA PARADA: 174, de Bruno Barreto, traz no elenco Michel Gomes, Cris Vianna, Marcello Mello Jr. e Douglas Silva.

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • enquanto nossos diretores estiverem centrados em dramas sociais e o cinema brasileiro não procurar ajuda do terceiro setor ao invés do governo, nossas produções não alcançaram o devido reconhecimento.
    eu quase não assisto a filmes nacionais, é como se eu estivesse pagando duas vezes: uma para realizar o filme, outra para entrar no cinema.

    dhian carlos 8 de janeiro de 2009 17:21 Responder
  • Eu acho, que o filme “Última Parada” 174, não tem chances
    de ganhar o Oscar 2009 de melhor filme estrangeiro.
    Eu também não entendo o brasil, só faz filmes assim
    tropa de elite, cidade de deus, de guerra.
    O Brasil tem que investir, em filmes de,
    Drama, Romance, Aventura e etc… Mais eu
    acho que o brasil não tem tanto dinheiro
    para isso.

    Gabriel Oliveira 12 de novembro de 2008 11:41 Responder
  • Pingback: » Escolhido do Brasil no Oscar A Sala: Cinema, Música e Tv

  • Escolha óbvia, para mim o Brasil não tem chance alguma no Oscar 2009. Mas não reclamo de terem escolhido “Última Parada: 174″, pois a pré-seleção já era bastante fraca.

    Vinícius P. 17 de setembro de 2008 20:44 Responder
  • Desde que a lista com os pré-finalistas foi anunciada que eu sabia que o escolhido seria “Última Parada 174″. Boa sorte ao filme na corrida pela indicação ao Oscar.

    Kamila 17 de setembro de 2008 14:41 Responder

Deixe uma resposta