Considerações sobre o melhor filme de 2008 (1º Semestre)


SANGUE NEGRO
Paul Thomas Anderson
Paramount Vantage Pictures

“SANGUE NEGRO (THERE WILL BE BLOOD) de P.T.Anderson pinta um retrato da ganância no inicio do século americano. Construído sobre uma avassaladora performance de Daniel Day-Lewis, como um ávido investidor em petróleo que compra terras de camponeses pobres, o filme é uma epopéia em miniatura.”

Os Melhores Diretores…
SANGUE NEGRO | Paul Thomas Anderson
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO | Sidney Lumet
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ | Ethan Coen e Joel Coen
DESEJO E REPARAÇÃO | Joe Wright
NÃO ESTOU LÁ | Todd Haynes

Os Melhores Atores…
SANGUE NEGRO | Daniel Day-Lewis
SWEENEY TODD | Johnny Depp
LONGE DELA | Gordon Pinsent
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO | Philip Seymour Hoffman
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO | Ethan Hawke


ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
Sidney Lumet
ThinkFilm

“Dois irmãos desejam assaltar a joalheria dos pais. Eles precisam de dinheiro extra e planejam o crime perfeito, sem armas, sem violência, sem vítimas. Hank é um perdedor, um encostado, enquanto o convencido Andy é um drogado cuja carreira numa grande corporação está prestes a ruir. A mulher de Andy tem um caso com Hank. Tudo corre aparentemente bem, até um cúmplice do esquema ignorar as regras e ultrapassar os limites, desencadeando uma série de eventos que não deixará ninguém impune. O filme sobrepõe tempos narrativos, revelando informações a partir de diferentes pontos de vista. O veterano cineasta Sidney Lumet busca uma possibilidade no desespero humano e no desconforto familiar. Resgatando o espírito do cinema dos anos 70, Lumet questiona mais uma vez a auto-imagem da América.”

As Melhores Atrizes…
LONGE DELA | Julie Christie
ELIZABETH: A ERA DE OURO | Cate Blanchett
SWEENEY TODD | Helena Bonham Carter
JUNO | Ellen Page
4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS | AnaMaria Marinca

Os Melhores Elencos…
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
CHEGA DE SAUDADE
NÃO ESTOU LÁ
NA NATUREZA SELVAGEM


WALL-E
Andrew Stanton
Walt Disney/Pixar

“De todas as produções da Pixar até aqui, WALL-E é a primeira a ter uma “mensagem” explícita, e bem chegada ao conteúdo educativo. Como tal, ela não tem nada de particularmente brilhante ou revolucionária – em resumo, o filme quer ensinar às crianças que atulhar o planeta de lixo não é uma boa idéia. Traduzido em imagens, porém, esse ensinamento da cartilha ambiental ganha outra força: aquela silhueta imponente de uma megalópole que se vê a distância, e depois cada vez mais perto, não é feita de edifícios, e sim de torres de lixo – um colossal ferro-velho, pacientemente compactado por Wall-E no decorrer de sete séculos de solidão, e que não adianta descrever. Ele foi feito para ver.”

As Melhores Atrizes Coadjuvantes…
NÃO ESTOU LÁ | Cate Blanchett
CHEGA DE SAUDADE | Cássia Kiss
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO | Marisa Tomei
DESEJO E REPARAÇÃO | Vanessa Redgrave
CHEGA DE SAUDADE | Betty Faria

Os Melhores Atores Coadjuvantes…
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ | Javier Bardem
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO | Albert Finney
SANGUE NEGRO | Paul Dano
JUNO | Michael Cera
O CAÇADOR DE PIPAS | Homayoun Ershadi


ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
Ethan Coen e Joel Coen
Paramount Classics

“Ambientado em 1980, o filme é construído em torno de um traficante de drogas, encontrado no deserto por um caçador escuso e pouco esperto. Como todos foram mortos, Moss pega sua recompensa: uma maleta cheia de dólares. Mas ele tem total certeza de que alguém irá procurá-lo para recuperar o dinheiro. Esse alguém chega rápido: uma besta inexorável que não demonstra nenhuma emoção, medo e remorso. Anton Chigurh é uma escavadora que simplesmente elimina tudo e todos que estão no seu caminho. A lei, incorporada na pessoa do xerife local, Ed Tom Bell, é apenas um dos obstáculos no destino de Chigurh. Seu maior problema é Moss, que rapidamente vem a entender que ficar a um passo de seu perseguidor significa concentrar todas as suas reservas de astúcia e imaginação. O que emerge é um jogo de gato e rato que vai até um duelo de morte entre um puma e um urso cinza – cada um na tentativa de evitar sua dor.”

Os Melhores Roteiros Originais…
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
JUNO
WALL-E
NÃO ESTOU LÁ
PARANOID PARK

Os Melhores Roteiros Adaptados…
SANGUE NEGRO
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
DESEJO E REPARAÇÃO
PERSEPÓLIS
LONGE DELA


DESEJO E REPARAÇÃO
Joe Wright
UIP/Focus Features

“Na Inglaterra de 1935, alheios ao futuro horror da Segunda Guerra Mundial, os Tallis levam uma vida privilegiada em sua propriedade rural e aguardam o retorno do filho mais velho. A combinação do intenso calor e de emoções há muito sufocadas cria um cenário sedutor e perigoso. Briony, a independente e petulante caçula de 13 anos cujo hobby é escrever, dá vôos a sua imaginação fértil criando peças teatrais e interferindo na vida alheia. Cecilia, a mais velha, tem com Robbie, o filho da governanta e protegido da casa, uma relação entre a amizade de infância e os primeiros flertes. Quando a paixão finalmente floresce, eles são flagrados por Briony, que também mantém seu encanto pelo rapaz. Vingativa, a menina acusa Robbie de um estupro ocorrido naquela mesma noite na propriedade dos Tallis. A acusação não só destrói o recém-descoberto amor de Robbie e Cecilia como altera dramaticamente o curso da vida de todos. A veterana atriz Vanessa Redgrave interpreta Briony quando velha. Baseado no romance “Reparação”, do escritor britânico Ian McEwan”

Os Melhores Filmes Brasileiros…
CHEGA DE SAUDADE
ESTÔMAGO
CLEÓPATRA
FALSA LOURA
O TEMPO E O LUGAR

Os Melhores Filmes de Estréia…
PERSEPÓLIS
LONGE DELA
A BANDA
O BANHEIRO DO PAPA


PERSÉPOLIS
Marjane Satrapi
Sony Pictures

“Teerã 1978: Marjane, de oito anos, sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduziram à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos “Guardiões da Revolução”, que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, sonha em se transformar numa revolucionária. Pouco depois, a cidade é bombardeada durante a guerra contra o Iraque. Com as restrições impostas pelo conflito e o desaparecimento rotineiro de membros da família e entes queridos, a repressão torna-se cada dia mais severa. Como o ambiente fica a cada dia mais perigoso, a rebeldia de Marjane sugere um grave problema. Seus pais decidem mandá-la para a Áustria, para sua própria proteção. Em Viena, Marjane vive outras revoluções aos 14 anos: adolescência, liberdade e o peso do amor mas, além de toda a também excitação, vem também a sensação de exílio e solidão e o gosto amargo de estar à margem da sociedade. No elenco de dubladores, a atriz Chiara Mastroianni dá voz à Marjane criança e adolescente, enquanto que sua mãe na vida real, a veterana Catherine Deneuve, vocaliza a mãe de Marjane, Tadji.”

As Melhores Fotografias…
SANGUE NEGRO
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
DESEJO E REPARAÇÃO
NÃO ESTOU LÁ
SWEENEY TOOD

As Melhores Edições…
NÃO ESTOU LÁ
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
SHINE A LIGHT
CHEGA DE SAUDADE
DESEJO E REPARAÇÃO


NÃO ESTOU LÁ
Todd Haynes
Paramount Pictures

“Uma biografia diferente do maior ícone do rock’n’roll americano, Bob Dylan, numa narrativa fragmentada e em tom estiloso. Sete atores, entre eles grandes astros de Hollywood, interpretam o músico em diferentes períodos de sua vida e carreira, entre os anos 60 e 70. Uma das interpretações mais originais nesse inusitado formato deu a Cate Blanchett – no filme morena, com cabelos cacheados e de óculos escuros – o Copa Volpi de melhor atriz no festival de Veneza 2007. A produção também conquistou o Prêmio Especial do Júri e o “CinemAvvenire”, dedicado a produções inovadoras que apontam o futuro do cinema. Em outra escolha curiosa, o jovem aventureiro Dylan é vivido pelo garoto negro Marcus Carl Franklin. A trilha sonora recorre a versões originais e a covers do bardo, incluindo do hit “Like a Rolling Stone”.”

As Melhores Direções de Arte (*)…
SWEENEY TODD
ELIZABETH: A ERA DE OURO
SANGUE NEGRO
O CAÇADOR DE PIPAS
INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL

Os Melhores Figurinos (**)…
ELIZABETH: A ERA DE OURO
DESEJO E REPARAÇÃO
A OUTRA
SWEENEY TODD
SEX AND THE CITY


PARANOID PARK
Gus Van Saint
IFC Films

“Alex, um adolescente skatista de 16 anos, mata acidentalmente um guarda na vizinhança de Paranoid Park, parque rodeado por ruas violentas de Portland. Ele resolve não falar nada a respeito. Ele e seu amigo visitam um mitológico parque de skate. A atração que a juventude sente por essa cultura, marcada pela liberdade punk e pelo hipnótico ritmo das rodas batendo no concreto, leva Alex a uma rápida amizade com um anarquista de sarjeta. Algo terrível acontece perto dos trilhos de trem, e de repente o jovem se torna o centro de uma investigação criminal. Mas que crime ele cometeu, se o cometeu? O mundo jovem reforça o isolamento que Alex sente em relação a qualquer estranho à sua significativa subcultura.”

As Melhores Trilhas Musicais…
DESEJO E REPARAÇÃO
SANGUE NEGRO
NA NATUREZA SELVAGEM
APENAS UMA VEZ
JUNO

As Melhores Cenas…
DESEJO E REPARAÇÃO | A Praia de Durkink
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO | Perdoe-me pai…
CHEGA DE SAUDADE | Mulher com botõezinhos
SANGUE NEGRO | O Batismo de Plainview
A ÚLTIMA AMANTE | A bisonha tatuagem de Asia Argento


SWEENEY TODD: O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET
Tim Burton
DreamWorks & Warner Bros.

“É século XIX em Londres e todos estão cantando, mas quando o sangue esguicha do Signor Adolfo Pirelli, você sabe que isso não é nenhum MY FAIR LADY…SWEENEY TODD: O BARBEIRO DEMONIACO DA RUA FLEET é um conto selvagem de canibalismo, loucura e serial killers. E esse show de horror é conduzido com maestria pelas mãos de Tim Burton. Com seu realismo gótico resplandecendo em vermelho sangue, essa versão da clássica peça da Broadway de Stephen Sondheim perde um pouco do tom cômico. Alias, não há espaço para risos, exceto aqueles nervosos, nessa estória humana de amor duas vezes-perdido e a capacidade destrutiva do horror da vingança.”

As Melhores Canções…
APENAS UMA VEZ | “Falling Slowly”
NA NATUREZA SELVAGEM | “Society”
NA NATUREZA SELVAGEM | “Guaranted”
NA NATUREZA SELVAGEM | “Rise”
WALL-E | “Down to Earth”

Os Melhores Sons…
WALL-E
SANGUE NEGRO
SHINE A LIGHT
NÃO ESTOU LÁ
OS INDOMÁVEIS

10º


LONGE DELA
Sarah Polley
LionsGate

“Grant e Fiona Anderson são felizes no casamento há 50 anos. Ela nunca soube das infidelidades ocasionais de Grant. Apesar de a relação dos dois ter por vezes estremecido com as estranhas insinuações da mulher, os anos em que ainda viverão juntos prometem ser felizes – até Fiona começar a sofrer de severa perda de memória e ser diagnosticada como portadora de Alzheimer. Ela própria se dispõe a ir para uma clínica. Uma das regras do lugar é a proibição de visitas durante os 30 primeiros dias do paciente. Mas quando Grant finalmente visita sua mulher, Fiona nem sequer o reconhece. A única pessoa por quem agora ela tem sentimentos é pelo colega de clínica, Aubrey. Grant fica sem opção senão aceitar sua nova condição de amigo preocupado e observar em silêncio como a relação entre Fiona e Aubrey se torna cada vez mais íntima. Ele faz amizade com Kirsty, uma das assistentes do local. No decorrer das conversas entre ambos, fica claro que a situação toda pode ser um sinal de retribuição divina. Um dia, a esposa de Aubrey o leva de volta para casa. Solitária, Fiona cai em profunda depressão. Quando sua condição se torna uma ameaça à própria vida, Grant resolve fazer o maior sacrifício de sua vida de forma que Fiona possa viver o resto de seus dias em paz.”

As Melhores Maquiagens (**)…
SWEENEY TODD
AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O PRINCIPE CASPIAN
NÃO ESTOU LÁ

Os Melhores Efeitos Visuais…
HOMEM DE FERRO
INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL
AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O PRINCIPE CASPIAN
SPEED RACER
WALL-E

E os Piores Filmes…
ALIEN VS. PREDADOR 2
A ÚLTIMA AMANTE
JUMPER
VALSA PARA BRUNO STEIN
MARÉ, NOSSA HISTÓRIA DE AMOR

Menções Honrosas
JUNO | Jason Reitman
A BANDA | Eran Kolirin
NA NATUREZA SELVAGEM | Sean Penn
APENAS UMA VEZ | John Carney
4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS | Cristian Mungiu
SENHORES DO CRIME | David Cronenberg
OS INDOMÁVEIS | Mangold
UM BEIJO ROUBADO | Wong Kar-wai
O ORFANATO | Juan Antonio Bayona
CHEGA DE SAUDADE | Laís Bodanzky

(*)Conforme resolução da LBC em 2006, a categoria de direção de arte passou a englobar figurinos e maquiagem. Em respeito aos leitores do Spoiler, as categorias foram publicadas em separado observando suas respectivas particularidades. Para efeito de registro, Spoiler considera para direção de arte no Alfred 2008: SWEENEY TODD, ELIZABETH: A ERA DE OURO, DESEJO E REPARAÇÃO, SANGUE NEGRO e AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O PRINCIPE CASPIAN;
(**)Categorias inelégiveis ao Alfred 2007

Article Categories:
RANKINGS

Comments

  • na minha opinião o melhor filme foi sangue negro..

    moises 17 de março de 2009 8:52 Responder
  • Dá uma olhada em: Busca implacavel…

    renato 15 de fevereiro de 2009 5:19 Responder
  • Verdade WALL-E foi um bom filme mais faltou narnia …!

    bruna 8 de fevereiro de 2009 17:46 Responder
  • a o blog é super ótimo
    mais qm se supera é o crepusculo beijos pra todos
    by:tais

    tais 30 de janeiro de 2009 4:03 Responder
  • eu acho q os melhores são:
    1º-crepusculo
    2º-juno
    3º-high school musical 3
    4º-os seus, os meus e os nossos
    5º-se eu fosse você 2
    6º- lua nova
    7º true confessions of a hollywood starlet
    8º-aquamarine
    9º-camp rock
    10º-p.s eu te amo

    tais 30 de janeiro de 2009 4:02 Responder
  • Analisando a lista, eu concordo com quase todos filmes.

    Mas ” Onde os fracos não tem vez ” para mim foi o melhor de todos merecendo o primeiro lugar. ” O nevoeiro ” foi ótimo também, mas não entraria na lista
    ” Batmam – O Cavaleiro das trevas. ” também estaria na lista pois foi o melhor batmam de todos os tempos. E sem dúvidas o melhor filme de heroi.

    Tiago Carvalho 25 de janeiro de 2009 19:04 Responder
  • Adorei a Lista, são grandes filmes, eu vi todos mais por enquanto
    Meu Top 10 e Esse:

    1) Sangue Negro
    2) Wall-E
    3) Desejo e Reparação
    4) Onde os Fracos Não Têm Vez
    5) Juno
    6) Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto
    7) Persépolis
    8) O Cavaleiro das Trevas
    9) 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
    10) Na Natureza Selvagem

    Gabriel Oliveira 23 de janeiro de 2009 17:52 Responder
  • 1º de 2009

    crepusculo é o melhor filme para começar 2009

    rafael caspian 7 de janeiro de 2009 9:40 Responder
  • 1º as cornicas de narnia e o príncipe caspian
    2º harry potter e a orden da fenix
    3º eu sou a lenda
    4º hancock
    5º a mumia
    6º hunk
    7º o homen de ferro
    8º kung fu panda
    9º jumper
    10ºbatman

    rafael caspian 7 de janeiro de 2009 9:39 Responder
  • Hum;
    na verdade eu num sabia nem q existia esses filmes nunk assisti nenhum !
    é ñ deve ser tão ruim assim + claro melhor filme do ano foi
    high school musical 3;e nem tem na lista !!

    evandro 30 de dezembro de 2008 19:21 Responder
  • muito bom este blog! parabéns!

    Fabiana 29 de dezembro de 2008 11:32 Responder
  • jamper so não tem final mas é legal

    van 24 de dezembro de 2008 20:55 Responder
  • high school musical 3

    esses filmes são muito ruins

    van 24 de dezembro de 2008 20:52 Responder
  • o reino
    ponto de vista
    tem que esta em todas as lista

    van 24 de dezembro de 2008 20:50 Responder
  • esqueceram de HANCOCK… q sem comentarioss.. eh MARA! o melhor qja vi

    João 18 de dezembro de 2008 16:02 Responder
  • he verdd..JUMPER foi um dos melhores filmes q ja vih.. e eh injustiça ele estar entre os piores :/

    João 18 de dezembro de 2008 16:01 Responder
  • sua lista de top 10 eu at’e aceito agora colocar jumper entre os piores vc s’o pode ta maluco….. jumper foi un dos melhores filmes q ja vi depois de o procurado e juno.

    carol 14 de dezembro de 2008 17:20 Responder
  • Os melhores sem dúvida, q não estão na lista:
    The Mist
    The Dark Knight

    Spinelli 6 de dezembro de 2008 21:09 Responder
  • Os meus 10:
    ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
    A VIDA DOS OUTROS
    SENHORES DO CRIME
    OS REIS DA RUA
    PIAF – UM HINO AO AMOR
    JUNO
    DESEJO E REPARAÇÃO
    O NEVOEIRO
    SANGUE NEGRO
    INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL

    Max 3 de dezembro de 2008 17:21 Responder
  • pra mim os melhores filmes deste ano sao:
    1 . batman e o cavaleiro das trevas
    2 . desejo e reparacao
    3 . o incrivel huck
    4 . jogo de amor em las vegas
    5 . sweeney toddy
    6 . high school musical 3
    7 . kung fu panda
    8 . p.s eu ti amo
    9 . meu nome nao é johnny
    10 . eu sou a lenda

    magno 2 de dezembro de 2008 12:04 Responder
  • high school musical 3 ele sim é o filme que merece o podio (primeiro lugar)

    rayane 27 de novembro de 2008 15:16 Responder
  • Olá, esqueceram de The Mist (O nevoeiro) ! sensacional o filme

    Everton 24 de novembro de 2008 21:59 Responder
  • Parabéns pela lista. E para as pessoas que não viram “Sangue Negro” ou que viram e não o acharam genial, por favor, vejam novamente.
    “Sangue Negro” não é apenas um filme, ou uma obra prima. É muito mais que isso. É um acontecimento na história do cinema. Não acho exagero as pessoas compararem com obras primas como “Cidadão Kane” ou “2001 – Uma Odisséia no Espaço”. Não tenho dúvidas que esse é um filme que será lembrado para sempre. Será uma referência obrigatória no futuro. É o típico filme que quanto mais o tempo passa, mais você percebe o quanto genial é.
    O mais impressionante é como o diretor acompanha a trajetória do personagem de Daniel Day Lewis. Um anti-herói, inescrupuloso, mas acima de tudo humano. Destaque para a cena em que o excelente Paul Dano expulsa o demônio da igreja.

    Daniel 18 de julho de 2008 13:14 Responder
  • Mas bem legal essa sua seleção! Parabéns!

    Abraço
    Mateus

    Mateus 16 de julho de 2008 21:02 Responder
  • Otimas escolhas. Mas faltou Juno entre os 10. Ate porque pra mim P Park nao e um dos melhores trabalhos do Gus Van Saint. E tambem NA NATUREZA SELVAGEM. Pra mim estaria entre os 3 primeiros. Sou apaixonado por esse filme.
    vlw
    adoro o site!!!

    rodrigo 15 de julho de 2008 16:06 Responder
  • Aproveitando a lista poderiamos no s mobilizar para promover uma sessão de cinema do Paranoid Park. Basta se cadastrar no moviemobz e escolher o cinema mais proximo. Quanto mais pessoas para uma mesma sala menor será o preço. É a chance de assistir um dos melhores do ano no cinema.

    Alan 15 de julho de 2008 2:19 Responder
  • Sem ter visto a maioria, exceto os ótimos SWEENEY TODD e ONDE OS FRACOS…, só me resta admirar os nomes imponentes da listagem. SANGUE NEGRO parece que nasceu obra-prima, só pode ser o filme cultuado dos últimos anos, especialmente pelos cinéfilos!

    Gustavo H.R. 14 de julho de 2008 1:33 Responder
  • Eu particularmente gosto de tudo no filme: A música, a fotografia, os truques de direção, o roteiro, as interpretações de Daniel Day-Lewis e Paul Dano… A cena final só perde em intensidade e genialidade para os filmes de Billy Wilder: “Está acabado” Perfeito!

    Mauricio 13 de julho de 2008 19:17 Responder
  • Assim como a Kamila, eu me sinto estranho quando leio todo mundo falando sobre a genialidade de “Sangue Negro”!
    Certamente vou assistir novamente para tentar entender tal estranheza!

    Mateus 13 de julho de 2008 18:53 Responder
  • Eu me sinto muito estranha quando leio todo mundo falando sobre a genialidade de “Sangue Negro”. Eu ainda não consegui enxergar isso! Parabéns pela lista e, especialmente, pela menção à Anamaria Marinca, uma das minhas performances favoritas de 2007.

    Kamila 13 de julho de 2008 17:58 Responder
  • Adorei a lista, realmente você não deixou de citar nenhum dos grandes filmes que 2008 apresentou até o momento. Gostei das menções também, mesmo não tendo visto “A Banda” e “Chega de Saudade”. Por enquanto, meu top 10 é esse:

    1. WALL-E
    2. SANGUE NEGRO
    3. DESEJO E REPARAÇÃO
    4. JUNO
    5. ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
    6. O SONHO DE CASSANDRA
    7. 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS
    8. PERSÉPOLIS
    9. APENAS UMA VEZ
    10. SPEED RACER

    Mais uma vez, parabéns pela lista! ;)

    Vinícius P. 13 de julho de 2008 16:17 Responder

Deixe uma resposta