Cães do Espaço


Documentário (de) vira-lata que parte da premissa, poesia ou pressuposto de relacionar a dura vida de cachorros abandonados nas ruas de Moscou com as épicas aventuras de Laika na corrida espacial. E donde “épico” se resume em poucas linhas ao fato de Laika ser o primeiro ser vivo a ir e morrer no espaço, seu corpo se carbonizar ao entrar na atmosfera e desse pó cósmico se tornar a “inspiração” de milhares e milhares de cães errantes, condenados à fome, ao frio, às ruas – que triste. Então, os diretores – Elsa Kremser & Levin Peteros – registram esses animais em suas andanças, os perseguem de perto com suas câmeras, eles latindo, arfando, caçando, indo e vindo pelo trânsito, nos estacionamentos, nos subúrbios, vendo Moscou sob seu ponto de vista. E o público entediado pensando nas pulgas.

Mais adiante, imagens de arquivo, cachorros rodopiando em bugigangas escalafobéticas, sendo treinados sem gravidade, alimentados, tratados, examinados… ao fundo alguém nos conta a história de 60 anos atrás, dessas excursões espaciais e seus cachorros astronautas, mas o que se vê é um cinema vadio, cães se coçando, se cheirando, se amarfanhando pela noite em ruas xexelentas. Um carro passa, oba emoção, mas logo se vai e voltamos aos cachorros, deitados, dormindo, sobrevivendo.

Ao fundo se ouve karaokê, a sirene de uma ambulância, os neons de uma balada, os cachorros se sentem indiferentes, o público também, pensam no espaço e deixam espaço ao se levantar das poltronas e abandonar a sala de projeção. E deixam para trás tão somente um filme que nada tem de especial (ou espacial).

RATING: 61/100

TRAILER

Article Categories:
REVIEW · LOCARNO · MOSTRA SP

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.