AFI TOP10 – Esporte


“Nada está acabado até realmente acabar”
Yogi Berra

O instituto AFI define “Esporte”, o gênero de filmes cujo protagonista pratica algum tipo de esporte ou tipo de competição. 50 filmes de esporte foram analisados por um comitê de jornalistas (entre eles, Mauricio Silva Fº, do Spoiler Movies), por sua significância histórica, impacto cultural e reconhecimento de público e crítica. Eis o resultado:

1

TOURO INDOMÁVEL

Martin Scorsese
1980

TOURO INDOMÁVEL não é um filme sobre boxe, mas sobre um homem com um ciúme paralisante e insegurança sexual, para uem ser castigado sobre um ringue serve como punição, penitência e remissão. O boxe é a arena, não o motivo.

2

ROCKY

John G. Avildsen
1976

Rocky é um lutador de uma academia na Filadélfia, que parece não estar chegando a lugar algum. Mas, por uma ironia do destino, o Campeão Mundial dos Pesos Pesados, Apollo Creed escolhe Rocky para ser seu próximo oponente. Para Creed, a luta nada mais é do que uma exibição, mas para Rocky, é a chance de sua vida. Apresentando uma dinâmica trilha sonora, uma seqüência eletrizante de luta e quatro indicações ao Oscar, este sucesso de audiência faz o espirito sonhar. Lutando pelo amor, glória e respeito próprio, Rocky obtém um fantástico nocaute!

3

ÍDOLO, AMANTE E HERÓI

Sam Wood
1942

4

MOMENTOS DECISIVOS

David Anspaugh
1986

5

SORTE NO AMOR

Ron Shelton
1988

A temporada de beisebol começa complicada quando ‘Crash’ Davis (Kevin Costner), o novo receptor do Durham Bulls, desbanca o jovem e arrogante arremessador ‘Nuke’ Laloosh (Tim Robbins), que ele acaba de ser contratado para treinar. Costner “arremessa fagulhas” e Susan Sarandon nos brinda com uma de suas mais deliciosas interpretações nesse verdadeiro tesouro da história do cinema.

6

DESAFIO À CORRUPÇÃO

Robert Rossen
1961

Existe apenas um punhado de personagens de filmes tão reais que o público os considera definitivos. Um deles é Fast Eddie Felson. O perito jogador de sinuca desempenhado por Paul Newman em DESAFIO À CORRUPÇÃO é inesquecível – principalente porque o filme não trata da vitória de Eddie no último jogo de sinuca, mas de dua derrota no jogo da vida.

7

CLUBE DOS PILANTRAS

Harold Ramis
1980

O golfe é um esporte de elite. É praticado por pessoas que querem paz e sossego durante aquelas horas que passam tentando acertar os buracos do gramado, enquanto respiram o doce ar puro proporcionado pelo clube que freqüentam. Mas quando o sossego é invadido pelos mais loucos e alucinados jogadores, pode-se prever muita confusão e grandes gargalhadas. Chevy Chase, Rodney Dangerfield e Bill Murray são os pilantras deste clube. Com um elenco desses, dificilmente você vai aprender as regras do golfe, mas com certeza vai se divertir muito.

8

CORRENDO PELA VITÓRIA

Peter Yates
1979

9

A MOCIDADE É ASSIM MESMO

Clarence Brown
1944

10

JERRY MAGUIRE

Cameron Crowe
1996

Tom Cruise tem sua melhor atuação até hoje como um agente esportivo que repentinamente descobre que tem escrúpulos – e em seguida perde o emprego. Mas com a ajuda de uma fiel colega de trabalho e um ultrajante cliente, Jerry Maguire aprende que o amor verdadeiro é a melhor vingança.

Article Tags:
Article Categories:
RANKINGS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.