Dossiê Oscar 2010: Melhor Curta-Metragem de Animação

Para ser elegível, um curta de animação deve satisfazer um desses critérios: (a) Ser exibido em cinema comercial de Los Angeles, durante pelo menos três dias consecutivos, com um mínimo de duas exibições diárias ou (b) Participar de algum reconhecido Festical competitivo, ganhando o Prêmio de Melhor em sua categoria. Eis os indicados ao Oscar de Melhor Curta de Animação desse ano:


CAFÉ EXPRESSO | Fabrice O. Joubert
Resenha | Site Oficial

Num elegante café parisience, um executivo tenso descobre que perdeu a carteira e não pode pagar a conta. Para ganhar tempo ele pede mais um café… CAFÉ EXPRESSO é um filme baseado em aparências e preconceitos. Completamente sem dialogos, a estória percorre por enquadramentos inusitados, animação, musica e sons ambientes.

Histórico
É a primeira indicação de Fabrice O. Joubert ao Oscar. Seu filme ganhou vários Prêmios nos Festivais de Bradford, Cordoba, AnimaMundi, Atlanta, Leeds, Foyle, Ballston e Voix d´Etoiles

——————————


WALLACE & GROMIT: UMA QUESTÃO DE MIOLO E MORTE | Nick Park
Resenha | Site Oficial

O novo empreendimento de Wallace e Gromit fica ameaçado quando um misterioso assassino começa a perseguir todos os padeiros da cidade.

Histórico
É a sexta indicação de Nick Park. Ele ganhou os Oscars de Melhor Curta de Animação em 1990 com CREATURE COMFORTS, em 1993 com THE WRONG TROUSERS e em 1995 com A CLOSE SHAVE e ainda foi indicado em 1990 por A GRAND DAY OUT, onde perdeu para outro curta dele. Em 2005, ele concorreu (e ganhou) o Oscar de Melhor Filme de Animação com WALLACE & GROMIT: A BATALHA DOS VEGETAIS.

——————————


A BELA ADORMECIDA DA VOVÓ GRIMM | Nicky Phelan & Darragh O’Connell
Resenha | Site Oficial

Uma velhinha aparentemente doce perde o fio da meada e conta a sua própria versão dA BELA ADORMECIDA

Histórico
Essa é a primeira indicação de Nicky Phelan. Já Darragh O’Connell concorreu em 2001 pelo Curta de Animação GIVE UP YER AUL SINS

——————————



LOGORAMA | Nicolas Schmerkin
Resenha | Site Oficial

Com 17 minutos de duração, LOGORAMA é um curta no estilo dos filmes de ação hollywoodianos, com perseguições, tiros, e os arquétipos de mocinhos, bandidos e alívios cômicos. A diferença é que no lugar de pessoas, os personagens são logos. Marcas que vão do Ronald McDonald ao Post-It, do homem Michelin a Xerox. Tanto mascotes como os logos formam cenários e protagonistas da história, totalizando mais de duas mil marcas presentes no filme.

Histórico
Essa é a primeira indicação de Nicolas Schmerkin. LOGORAMA ganhou Prêmios nos Festivais de Cannes, Vila do Conde, Lille e Estocolmo

——————————


A DAMA E A MORTE | Javier Recio Gracia
Resenha | Site Oficial

A própria Dona Morte e uma equipe de para-médicos bem sucedidos diputam a vida e a morte de uma velhinha

Histórico
Essa é a primeira indicação de Javier Recio Gracia. Seu filme ganhou o Goya de Melhor Curta de Animação

——————————

O Oscar de Melhor Curta de Animação…
Graças à tecnologia “streaming” é possível conferir todos os indicados pela internet, inclusive o filme de Nick Park que é mais longo e foi dividido em sete partes. WALLACE & GROMIT: UMA QUESTÃO DE MIOLO E MORTE (ou PÃODEMONIO, conforme exibição no AnimaMundi 2009) é (mais) uma aventura de massinha simpática da franquia que já conquistou, ao todo, três Oscars. Naturalmente, a fama vai delimitar um novo sucesso ou primeiro fracasso. Nick Park nunca perdeu um Oscar antes, mas seu recente curta enfrenta uma (forte) concorrência e a Academia pode colocá-lo no grupo “já ganhou demais” de Merly Streep e Clint Eastwood.

Por isso, LOGORAMA e CAFÉ EXPRESSO dividem o favoritismo da categoria. LOGORAMA é um original curta policial feito exclusivamente com logotipos e é extremamente curioso como o diretor alinhava todo esse universo de marcas para contar uma estória coesa e interessante. Já CAFÉ EXPRESSO encantou muita gente com seu conto de aparências. É uma história bem amarradinha com final edificante sobre um executivo ansioso, uma freirinha suspeita e um mendigo. O final de ambos os curtas é surpreendente. Daí a forte empatia e a coleção de prêmios.

As duas fitas restantes, A DAMA E A MORTE e a BELA ADORMECIDA DA VOVÓ GRIMM, são curtas CGI bem realizados, levemente divertidos, mas ficam aquém dos outros concorrentes e, portanto, são meros coadjuvantes.

Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Só café expresso, a dama e a morte e logorama. Curti demais os três, mas prefiro que a vitória vá para Logorama, por fazer um trabalho altamente competente com todas as marcas e uma bela homenagem aos agora vulgarizados filmes de ação.

    Victor 8 de fevereiro de 2010 23:39 Responder
  • Eu vi PÃODEMONIO, CAFÉ EXPRESSO e LOGORAMA no AnimaMundi 2009 e os três foram muito aplaudidos. Acho que LOGORAMA pelo inusitado deve ganhar…

    Maurício 7 de fevereiro de 2010 19:14 Responder
  • De todos, meu preferido é “Wallace & Gromit” e também acho que é o favorito ao prêmio. Dos demais, adorei “Logorama” e não me importaria se levasse o Oscar.

    Vinícius P. 7 de fevereiro de 2010 19:11 Responder

Deixe uma resposta