Dossiê Oscar 2009: Melhor Trilha Musical


QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? | A.R. Rahman
Resenha | Site Oficial

Um jovem de um bairro pobre de Mumbai, cidade da Índia, decide participar de um programa de perguntas e respostas na televisão. Mesmo sendo analfabeto, ele surpreende a todos ao ganhar o jogo, o que levanta suspeitas de que pode ter trapaceado. O que o rapaz queria, no entanto, era apenas reconquistar a garota que ele ama

Histórico
Incluindo as duas indicações ao Oscar de Melhor Canção com QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? (“O Saya” e “Jai Ho!”), essa é a terceira indicação de A.R. Rahman. Essa trilha já ganhou o Globo de Ouro, o Critics Choice e o BAFTA, além do Prêmio da Crítica de San Diego, Nova York e Los Angeles

——————————


O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON | Alexandre Desplat
Resenha | Site Oficial

Benjamin Button tem uma característica incomum: Nascido com oitenta e poucos anos, ele rejuvenesce a cada dia que passa. Ainda assim, é um homem como qualquer outro, que não pode parar o tempo e precisa percorrer seu caminho, vivendo a sua história ao lado das pessoas que conhece e os lugares que freqüenta durante a sua jornada. Mas sua história é, principalmente, sobre o amor, e a dificuldade de estar ao lado de uma bela mulher, que envelhece enquanto ele fica mais jovem a cada dia.

Histórico
Essa é a segunda indicação de Alexandre Desplat. Ele foi indicado em 2006 por A RAINHA. Desplat também foi indicado ao Globo de Ouro, ao Critics Choice e ao BAFTA e ganhou o Prêmio da Crítica de Phoenix.

——————————


MILK – A VOZ DA IGUALDADE | Danny Elfman
Resenha | Site Oficial

A história do primeiro homem abertamente gay eleito na Califórnia, Harvey Milk, um inspetor de São Francisco que, juntamente com o prefeito George Moscone, foi assassinado pelo também inspetor Dan White, nos anos 1970.

Histórico
Essa é a quarta indicação de Danny Elfman ao Oscar. Ele foi indicado por HOMENS DE PRETO (1997), MELHOR IMPOSSÍVEL (1997) e PEIXE GRANDE (2003). Elfman também foi indicado ao Critics Choice com a trilha de MILK

——————————


WALL-E | Thomas Newman
Resenha | Site Oficial

Wall-E é um robozinho simpático criado para limpar sucatas vive por séculos na Terra, planeta que se tornou desabitado, cinzento e cheio de lixo. Certo dia, Wall-E encontra uma robô moderna e poderosa chamada Eva e, em clima de romance, faz de tudo para segui-la e protegê-la quando uma nave estranha chega para levá-la embora. A partir de então, Wall-E vive várias aventuras numa nave espacial e conhece lugares incríveis no espaço.

Histórico
Incluindo a indicação pela canção “Down the Earth”, essa é a décima indicação de Thomas Newman
ao Oscar. Ele foi indicado por UM SONHO DE LIBERDADE (1994), PEQUENAS MULHERES (1994), MEUS TIOS HERÓIS (1995), BELEZA AMERICANA (1999), ESTRADA PARA PERDIÇÃO (2002), PROCURANDO NEMO (2003), DESVENTURAS EM SÉRIE (2004) e SEGREDOS DE BERLIM (2006). Nunca ganhou… A trilha de WALL_E foi indicada também ao BAFTA e ganhou o Prêmio da Crítica de Chicago.

——————————


UM ATO DE LIBERDADE | James Newton Howard
Resenha | Site Oficial

Três irmãos poloneses precisam fugir durante a invasão nazista na Segunda Guerra Mundial para se juntar ao exército de resistência russo.

Histórico
Essa é a oitava indicação de James Newton Howard ao Oscar. Ele foi indicado por O PRINCIPE DOS LADRÕES (1991), O FUGITIVO (1993), JUNIOR (1994), UM DIA ESPECIAL (1996), O CASAMENTO DO MEU MELHOR AMIGO (1997), A VILA (2004) e CONDUTA DE RISCO (2007). Nunca ganhou… Essa trilha foi indicada ao Globo de Ouro e ganhou o Prêmio da Crítica de Las Vegas.

——————————

O Oscar de Melhor Trilha Musical…
Trilha Musical é mais uma categoria que se encaminha para QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? Sua trilha ritmada e exótica é simplesmente irresistivel. Logo atrás vem Thomas Newman (WALL-E) e James Newton Howard (UM ATO DE LIBERDADE). Dois excelentes compositores, imensamente indicados que nunca ganharam uma estatueta. Quem sabe não pinta uma surpresa? Se der WALL-E, fico mais feliz…

Article Tags:
· ·
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • as duas trilhas sonoras na minha opinião seriam melhor premiadas são:
    o curioso caso de benjamim button e wall – e, mais apesar de quem quer ser um milionário? ter ganho, achei bastante justo.

    DYOGO 25 de dezembro de 2012 15:58 Responder
  • Justo… A.R.Rahman ter vencido por Quem Quer Ser um Milionário?, mas ficaria mais contente se a linda Trilha Musical de Thomas Newman para Walll°E tivesse recebido a estatueta.

    heber ribeiro 22 de dezembro de 2012 21:49 Responder
  • Eu, particularmente, acho que a trilha de Benjamin Button tem mais a ver com a produção do Oscar.

    Chris 22 de fevereiro de 2009 11:40 Responder
  • Concordo com as opiniões acima; quem leva a estatueta é “Slumdog Millionaire”, porém a melhor trilha (ao meu ver) foi “Wall-E”.

    Luciane S. 20 de fevereiro de 2009 21:55 Responder
  • Wall-E é a melhor trilha do ano passado sem dúvida.

    Brito 17 de fevereiro de 2009 0:40 Responder
  • Também acho que ‘Slumdog Millionaire” leva o Oscar aqui e realmente tem minha trilha favorita da categoria – mesmo gostando muito de “Benjmamin Button”, “Milk” e principalmente “WALL-E”.

    Vinícius P. 16 de fevereiro de 2009 12:40 Responder
  • A minha trilha sonora favorita do ano é a de “The Curious Case of Benjamin Button”, mas, infelizmente, acho que “Slumdog Millionaire” leva o Oscar da categoria.

    Kamila 15 de fevereiro de 2009 23:02 Responder

Deixe uma resposta