Dossiê Oscar 2009: Melhor Diretor

Danny Boyle | QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
Resenha | Site Oficial

Um jovem de um bairro pobre de Mumbai, cidade da Índia, decide participar de um programa de perguntas e respostas na televisão. Mesmo sendo analfabeto, ele surpreende a todos ao ganhar o jogo, o que levanta suspeitas de que pode ter trapaceado. O que o rapaz queria, no entanto, era apenas reconquistar a garota que ele ama

Histórico
Essa é a primeira indicação de Danny Boyle. Por esse filme, ele ganhou o Prêmio do Sindicato (o DGA Awards), o Globo de Ouro, o Critics Choice Awards e praticamente todos os Prêmios da Crítica, sendo o de Los Angeles o mais importante. Concorre ao BAFTA também. QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? recebeu dez indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Musical, Melhor Canção (Dupla Indicação), Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.

——————————

David Fincher | O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
Resenha | Site Oficial

Benjamin Button tem uma característica incomum: Nascido com oitenta e poucos anos, ele rejuvenesce a cada dia que passa. Ainda assim, é um homem como qualquer outro, que não pode parar o tempo e precisa percorrer seu caminho, vivendo a sua história ao lado das pessoas que conhece e os lugares que freqüenta durante a sua jornada. Mas sua história é, principalmente, sobre o amor, e a dificuldade de estar ao lado de uma bela mulher, que envelhece enquanto ele fica mais jovem a cada dia.

Histórico
Essa é a primeira indicação de David Fincher. Por esse filme, o diretor ganhou um único Prêmio: O National Board of Review. Ele concorreu também a todos os demais Prêmios concedidos na sua categoria – o DGA Awards, o Globo de Ouro, o Critics Choice Awards e o BAFTA – e perdeu todos para Danny Boyle. O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON é o recordista de indicações ao Oscar com 13: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Musical, Melhor Mixagem de Som e Melhor Efeitos Visuais

——————————


Gus Van Sant | MILK – A VOZ DA IGUALDADE
Resenha | Site Oficial

A vida de Harvey Milk, o primeiro político assumidamente homossexual na história dos Estados Unidos. Nos anos 70, ele foi supervisor da prefeitura de San Francisco, sendo assassinado em 1978 junto com o prefeito George Moscone.

Histórico
Essa é a segunda indicação de Gus Van Sant. Ele já foi indicado em 1997 por GÊNIO INDOMÁVEL. Por MILK, Van Sant concorreu ao DGA Awards e o Critics Choice Awards e ganhou o National Society of Film Critics e o Prêmio da Crítica de Boston e San Francisco. MILK – A VOZ DA IGUALDADE foi indicado ao Oscar em oito categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Musical, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Figurino.

——————————


Ron Howard | FROST/NIXON
Resenha | Site Oficial

Em uma série de entrevistas no programa de TV apresentado por David Frost, o então presidente americano Richard Nixon acaba por assumir a culpa pelo escândalo de Watergate.

Histórico
Incluindo sua indicação como produtor de FROST/NIXON em Melhor Filme, essa é a quarta indicação de Ron Howard ao Oscar. Ele já ganhou as estatuetas de Melhor Filme e Diretor em 2001 por UMA MENTE BRILHANTE. Como diretor, ele concorreu com FROST/NIXON em todos os Prêmios concedidos na categoria – o DGA Awards, o Globo de Ouro, o Critics Choice Awards e o BAFTA – e perdeu todos para Danny Boyle. FROST/NIXON concorre ao Oscar em cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

——————————


Stephen Daldry | O LEITOR
Resenha | Site Oficial

Hanna foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Quando se envolve amorosamente com o adolescente Michael, ela não imagina que um caso de verão irá marcar suas vidas para sempre.

Histórico
Essa é a terceira indicação de Stephen Daldry ao Oscar. Ele já oi indicado em 2000 por BILLY ELLIOT e em 2002 por AS HORAS. PelO LEITOR, concorreu ao Globo de Ouro e o BAFTA. O LEITOR recebeu cinco indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.

——————————

O Oscar de Melhor Diretor…
Em 61 anos, somente em seis ocasiões o escolhido como Melhor Diretor pelo sindicato (o DGA Awards) não ganhou o Oscar de Melhor Filme. Na história do Oscar, geralmente o vencedor de Melhor Diretor também vê seu filme aclamado como o melhor. Danny Boyle e seu QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? conquistaram público e crítica em todo os Estados Unidos. Conquistaram todos os Prêmios entregues na temporada numa rara unanimidade. Por tudo, Danny Boyle é praticamente o único candidato ao Oscar de Melhor Diretor.

Mas admitindo, sei lá, que Danny Boyle resolva filmar um NORBIT 2, inspirado na fórmula infalível de Eddie Murph de perder um Oscar, o principal runner-up seria David Fincher e sua fábula melancólica sobre Benjamin Button. Seu filme têm quase três horas de duração e passa num suspiro, como puro encantamento. Mão de diretor. Um diretor esnobado por SE7EN, CLUBE DA LUTA e ZODÍACO que finalmente poderia ser reconhecido.

Gus Van Sant faz um cinema demasiado autoral para ser reconhecido. Apesar de obras-primas como ELEFANTE e PARANOID PARK, o diretor faz um tipo de cinema mais ao gosto europeu em claro flerte com os Ursos, as Palmas e os Leões (de Ouro). Van Sant sobrevive sem um Oscar e o Oscar pode muito bem sobreviver sem Van Sant, apesar de sua genialidade.

Stephen Daldry faz uma carreira brilhante dentro do Oscar. Terceiro filme, terceira indicação. Seu Oscar é questão de tempo, mas não será com O LEITOR, o mais fraco de sua filmografia. Ron Howard, a indicação mais careta, fecha a lista porque a Academia precisa de algo que lembre que eles são arcaicos, retrógrados e formais.

Article Tags:
· ·
Article Categories:
AWARDS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.