Dossiê Oscar 2009: Melhor Filme de Animação


BOLT – SUPERCÃO | Walt Disney Pictures
Chris Williams & Byron Howard | EUA
TÉCNICA: Efeitos CGI
Resenha | Site Oficial

Para Bolt, todos os dias são cheios de aventuras, perigos e intrigas – ao menos até que as câmeras parem de gravar. Quando este astro de um popular seriado de TV é enviado, involuntariamente, dos estúdios de televisão em Hollywood para a cidade de Nova York, ele embarca na maior aventura de sua vida: uma jornada pelo mundo real para resgatar sua dona e coadjuvante no seriado.

Histórico
É a primeira indicação ao Oscar de Chris Williams & Byron Howard. BOLT – SUPERCÃO foi indicado como Melhor Filme de Animação no Círculo de Crítica de St. Louis e Chicago, no Sindicato dos Técnicos de Animação (O Annie Awards), no Globo de Ouro e no Critic Choice Awards.

——————————


KUNG FU PANDA | Dreamworks SKG
John Stevenson & Mark Osborne | EUA
TÉCNICA: Efeitos CGI
Resenha | Site Oficial

Po é um urso panda gordinho e atrapalhado que sonha em ser um lutador. Após ver a paz de sua vila ameaçada, inesperadamente ele é escolhido como o herói pré-destinado a defendê-la. Mesmo desprezado pelos companheiros do kung fu, seu mestre descobre maneiras diferentes para torná-lo num grande lutador.

Histórico
John Stevenson é indicado pela primeira vez ao Oscar. Mark Osborne é indicado pela segunda vez. Ele já foi indicado ao Oscar de Melhor Curta de Animação em 1998 por MORE. KUNG-FU PANDA foi o grande vencedor do Annie Awards nas categorias de Melhor Filme, Diretor, Efeitos de Animação, Trilha Musical, Direção de Arte e Roteiro. Foi indicado ainda como Melhor Filme de Animação no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards e como “runner-up” na mesma categoria pela crítica de St. Louis, África do Sul, Dallas, Toronto, Utah e Chicago.

——————————


WALL-E | Walt Disney Pictures
Andrew Stanton | EUA
TÉCNICA: Efeitos CGI
Resenha | Site Oficial

Robozinho simpático criado para limpar sucatas vive por séculos na Terra, planeta que se tornou desabitado, cinzento e cheio de lixo. Certo dia, Wall-E encontra uma robô moderna e poderosa chamada Eva e, em clima de romance, faz de tudo para segui-la e protegê-la quando uma nave estranha chega para levá-la embora. A partir de então, Wall-E vive várias aventuras numa nave espacial e conhece lugares incríveis no espaço.

Histórico
Incluindo as duas indicações que recebeu por WALL-E (Melhor Roteiro Original / Melhor Filme de Animação), essa é a quinta indicação ao Oscar de Andrew Stanton. Ele ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003 por PROCURANDO NEMO e foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original em 1995 e 2003 por TOY STORY e PROCURANDO NEMO. WALL-E ganhou os Prêmios de Melhor Filme de Animação na National Board of Review, no Guild dos Produtores, no National Board of Review e mais 17 Associações de Crítica. Foi indicado ao BAFTA, ao Annie Awards, no TOP10 da AFI e eleito o Melhor Filme do ano pelo Círculo da Crítica de Los Angeles. WALL-E recebeu, ainda, seis indicações ao Oscar 2009: Melhor Filme de Animação, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Musical, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhor Canção.

——————————

O Oscar de Melhor Filme de Animação…
Sim, KUNG-FU PANDA levou a melhor na premiação do Guild dos Técnicos de Animação – O Annie Awards. Sim, a fita tem seus méritos impulsionado pelo “imenso” carisma do seu protagonista, o urso Panda Po, e um delicioso senso de humor e, sim, o filme merece o Oscar, mas, infelizmente, concorre com outro filme tido como o Melhor Filme do ano em qualquer gênero.

WALL-E encabeçou praticamente todos os TOP10 de 2008 e apesar de ser esnobado no Oscar de Melhor Filme, emplacou seis indicações – um recorde para o gênero. Por se tornar a animação mais bem sucedida da história do Oscar, desde A BELA E A FERA, WALL-E é o grande favorito à estatueta de Melhor Filme de Animação.

BOLT-SUPERCÃO é azarão. Seu único feito foi roubar a indicação de VALSA COM BASHIR, um dos filmes mais originais do ano que aqui, infelizmente, foi injustiçado.

Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Ao invés de três, poderia haver cinco nessa categoria. Acrecentaria Horton e o Mundo dos Quem de Ron Roward e Ponyo-Uma Amizade que Veio do Mar do mestre Hayao Miyazaki. Moveria Valsa com Bashir para categoria Melhor Documentário.
    Wall-E foi muito merecedor de vencer esta categoria, inclusive deveria estar entre os cinco da categoria principal, junto dO Curioso Caso de Benjamim, Quem Quer Ser Um Milionário, O Cavaleiro das Trevas e Frost/Nixon.
    Kung Fu Panda é um ótimo filme de animação, mas não(absolutamente) era o Melhor Filme, não tinha a Melhor Direção e muito menos o Melhor Roteiro ou Trilha Musical. O Annie( Prêmio do Sindicato) definitivamente não é um bom termômetro para o Oscar® e nem mesmo uma premiação justa, muito maleável. Em todos os parâmetros citados acima Wall-E é melhor. Andrew Stanton entregou uma belíssima Direção e sem dúvida uma “Obra-Prima” além de um Roteiro consistente e emocionante. A Trilha Musical do ótimo Thomas Newman foi a melhor daquele ano que tinha Trilhas realmente maravilhosas como à de Hans Zimmer para O Cavaleiro das Trevas e à de A.R. Rahman para Quem Quer Ser Um Milionário. Além dos belos e inteligentes Efeitos Visuais e da rica Edição e Mixagem de Som. Um filme “perfeito”, talvez um dos melhores dos últimos tempos.

    Héber Ribeiro 19 de fevereiro de 2013 15:10 Responder
  • Top 10-Filme de Animação
    1
    ° Toy Story(Trilogia)
    2° Up-Altas Aventuras
    3° Wall-E
    4° Ratatouille
    5° Os Incríveis
    6° Procurando Nemo
    7° Shrek & Shrek 2
    8° A Bela e a Fera
    9° Monstros S.A.
    10° Como Treinar Seu Dragão.

    héber ribeiro 4 de fevereiro de 2013 23:10 Responder
  • Meu Top 10 de Animação é:
    1- Shreck 1 e 2.
    2- O Rei Leão.
    3- Wall-e.
    4- Procurando Nemo.
    5- O Gigante de Ferro.
    6- A Era do Gelo (trilogia).
    7- Toy Story 1 e 2.
    8- O Estranho Mundo de Jack.
    9- Kung Fu Panda.
    10- A Fuga das Galinhas.

    Luiz 1 de agosto de 2009 15:35 Responder
  • AS MINHAS DEZ ANIMAÇÕES PREFERIDAS, nessa ordem:

    1) O REI LEÃO
    2) A FANTÁSTICA VIAGEM DE CHIHIRO
    3) KUNG FU PANDA
    4) SHREK (1)
    5) PROCURANDO NEMO
    6) A NOIVA CADÁVER
    7) OS INCRÍVEIS
    8) A ERA DO GELO (1)
    9) WALL-E
    10) RATATOUILLE

    HUGO 2 de março de 2009 12:19 Responder
  • Um robô solitário que se apaixona perdidamente por outro espécime e é capaz de fazer qualquer sacrifício por esse amor.

    É bonito, sim, mas não há nada de inovador nisso.

    Reafirmo: WALL-E é só “bonitinho”, a despeito dos extraordinários efeitos de animação.

    HUGO 2 de março de 2009 12:05 Responder
  • Noto que a maioria do pessoal é fã da Disney-Pixar, e norteia sua opinião nessa predileção.

    Não se esqueçam que Walt Disney já morreu há muito tempo, infelizmente.

    HUGO 2 de março de 2009 11:59 Responder
  • Ambos, KUNG FU PANDA e WALL-E são excelentes filmes de animação, mas WALL-E, na minha opinião é melhor.

    IVO: Tem razão… MADAGASCAR não acrescenta nada e SHREK tem pouca moral. KUNG FU PANDA é o melhor filme da DreamWorks pedagogicamente falando.

    Mauricio 26 de fevereiro de 2009 16:58 Responder
  • WALLE disparado…Educativo, emocionante, e que mensagem!!!
    Foi merecido sem dúvida.

    Almir 26 de fevereiro de 2009 13:45 Responder
  • KUNG FU PANDA

    “…TUDO O QUE VC PRECISA É ACREDITAR! (…)”

    “PRECISA ACREDITAR!”

    Mestre Oogway

    Hugo Brito 26 de fevereiro de 2009 13:35 Responder
  • ESSA É PARA O IVO RIKY.

    Vc diz que Kung Fu Panda não traz mensagens, como todos os filmes da Dream.

    Pois bem.

    Pare para pensar na mensagem do PERGAMINHO SAGRADO, que , na verdade, é um espelho, e que reflete sua imagem.

    “Não existe ingrediente secreto! É vc mesmo!” QUER MENSAGEM MAIS EXTRAORDINÁRIA DO QUE ESSA?

    Utilize-a em seus desafios, e vc terá grandes chances de ser um vencedor.

    Veja os grandes obstáculos da vida como sendo o TAI LUNG: aparentemente insuperáveis, mas só aparentemente, pois, mesmo que vc pareça hipossuficiente para derrotá-los, VC PODE!

    O segredo do poder ilimitado, constante do pergaminho, É VC MESMO!

    Não acha isso uma mensagem fantástica?

    Hugo Brito 26 de fevereiro de 2009 13:31 Responder
  • KUNG FU PANDA foi o melhor, e não só desse ano. Creio que muitas das mensagens do filme passaram despercebidas, razão por que alguns o alcunharam de “bonitinho”.

    Assistam novamente, mas, desta vez, prestem atenção no âmago da estória, que é um puta ensinamento de vida.

    “Bonitinho” é WALL-E. Aliás, muito bonitinho.

    Hugo Brito 26 de fevereiro de 2009 13:25 Responder
  • eu achei fung fu panda muito legal,mas eu achei q como quase todos os filmes da dream works nao trazem muitas mensagens e nao nos emocionam.walle mereceu levar esse oscar ele traz uma mensagem positiva e dicertido e emocionante

    ivo riky 23 de fevereiro de 2009 20:12 Responder
  • Na minha opinião… Wall-E foi o melhor do ano… pena não estar entre os 5 finalistas de melhor filme…. :-(

    Lília 3 de fevereiro de 2009 11:13 Responder
  • Eu gostei bastante de “Bolt”, acho que “Valsa com Bashir” deveria estar no lugar de “Kung Fu Panda” – um filme muito bonitinho, mas que não merece tanto alarde. “WALL-E” ganha fácil aqui, acredito.

    Vinícius P. 2 de fevereiro de 2009 11:33 Responder
  • Realmente os três parecem ter sido os melhores do ano na categoria. Mas sem dúvida nenhuma Wall-E é o melhor deles disparado e, caso não ganhe em melhor filme de animação, será a maior injustiça da história do OSCAR. Deveria vencer também em Melhor Filme, porém é pena ter sido ignorado.

    Gabriel Marcelo 1 de fevereiro de 2009 22:15 Responder
  • Para mim, esta categoria teve três indicados perfeitos. Adoro os três filmes, mas inegavelmente o Oscar deve ser de “Wall-E”, que não é somente o melhor filme de animação de 2008, e sim um dos melhores longas de 2008.

    Kamila 1 de fevereiro de 2009 15:15 Responder

Deixe uma resposta