Pela primeira vez desde 2011, quando as regras permitiram uma variação de 5 a 10 títulos entre os indicados à Melhor Filme do ano, 8 filmes são indicados nessa categoria.
Entre os atores, nove são indicados pela primeira vez (Steve Carell, Benedict Cumberbatch, Michael Keaton, Eddie Redmayne, J.K. Simmons, Felicity Jones, Rosamund Pike, Patricia Arquette e Emma Stone) e outros quatro já levaram sua estatueta (Robert Duvall, Marion Cotillard, Reese Witherspoon e Meryl Streep).
Por SNIPER AMERICANO, Bradley Cooper recebe sua terceira indicação – CONSECUTIVA – como Melhor Ator do ano, seguindo suas indicações anteriores por TRAPAÇA e O LADO BOM DA VIDA. Os últimos atores a conseguirem esse feito foram Renée Zellweger (2001-2003) e Russell Crowe (1999-2001).
Pela segunda vez, Marion Cotillard recebe uma indicação por um filme estrangeiro… Ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 2007, por PIAF, e com esse reconhecimento se junta ao seleto grupo de Marcello Mastroianni, Sophia Loren, Liv Ullmann e Isabelle Adjani. E se Cotillard vencer, será a 2ª vez em cima de uma favorita (que levou Globo de Ouro e, talvez, o SAG) que faz papel de mulher com Alzheimer
Sendo a Atriz recordista de indicações ao Oscar, Meryl Streep amplia seu recorde com sua 19ᵃ indicação.
Roger Deakins é agora o Diretor de Fotografia (vivo) recordista de indicações ao Oscar com 12 nods. Todavia, Charles B. Lang Jr. e Leon Shamroy permanecem recordistas nessa categoria com 18 indicações (Isso em uma época onde a categoria se dividia em “Filme Colorido” e “Filme em P&B”)
Colleen Atwood também se torna a Figurinista (viva) recordista de indicações com 11 nods, mas ainda bem longe da mitológica Edith Head que recebeu 35 indicações de Melhor Figurino.
IDA é o 11° filme em P&B a ser indicado ao Oscar de Melhor Fotografia desde 1967, quando a categoria de “Fotografia em P&B foi extinta. Os outros filmes foram A SANGUE FRIO (1967), A ÚLTIMA SESSÃO DE CINEMA (1971), LENNY (1974), TOURO INDOMÁVEL (1981), ZELIG (1983), A LISTA DE SCHINDLER (1993), O HOMEM QUE NÃO ESTAVA LÁ (2001), BOA NOITE E BOA SORTE (2005), A FITA BRANCA (2009) e O ARTISTA (2011).
Pela primeira vez, desde 2011, um diretor indicado não repete o nod em Melhor Filme. A “proeza” coube à Bennet Miller, um dos “Melhores Diretores” do ano e cujo FOXCATCHER também foi lembrado em Melhor Ator, Ator Coadjuvante, Roteiro Original e Maquiagem, mas não Filme
Com apenas duas indicações (uma de Melhor Filme), SELMA entra no estranho grupo de UM SONHO POSSÍVEL e TÃO FORTE E TÃO PERTO, mas um pouco mais ridicularizado porque sua segunda indicação é de Melhor Canção e não de Melhor Atriz (Sandra Bullock) ou Coadjuvante (Max von Sydow), como seus antecessores. Se ganhar, pode ao menos alcançar a façanha de GRANDE HOTEL (1932) que levou a estatueta de Melhor Filme na época, sendo indicado apenas nessa categoria.
Última vez que o vencedor do National Board of Review (O ANO MAIS VIOLENTO) foi totalmente ignorado pelo Oscar foi em 1939 (Fonte: Helio Flores, twitter)
Michael Keaton tem 63 anos. Caso vença, será o segundo mais velho Ator da história a receber um Oscar, ficando atrás apenas de Henry Fonda (NUM LAGO DOURADO, 1976) (Fonte: Helio Flores, twitter)
O último filme a vencer “Melhor Filme” sem indicação de Montagem foi GENTE COMO A GENTE em 1980, o que torna as coisas mais difíceis para BIRDMAN (Fonte: Helio Flores, twitter)