{"id":33191,"date":"2018-02-22T08:42:27","date_gmt":"2018-02-22T08:42:27","guid":{"rendered":"http:\/\/spoilermovies.com.br\/?p=33191"},"modified":"2018-03-02T18:45:56","modified_gmt":"2018-03-02T18:45:56","slug":"downsizing","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/spoilermovies.com.br\/2018\/02\/22\/downsizing\/","title":{"rendered":"Pequena Grande Vida"},"content":{"rendered":"
\"BANNER-RIO-17\"<\/div>\n

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Se h\u00e1 quase 30 anos, Rick Moranis veio ao mundo anunciar “QUERIDA, ENCOLHI AS CRIAN\u00c7AS!”, \u00e9 Alexander Payne, agora, que torna o argumento mais fact\u00edvel, isso num futuro pr\u00f3ximo, em tempos de superpopula\u00e7\u00e3o, um grande problema que se torna pequeno, um pequeno filme que se torna grande. Uma s\u00e1tira social que, aos poucos, se torna menor, mais ordin\u00e1ria, mais confusa, enquanto Matt Dammon diminui aos nossos olhos… Sim, #Venezia74 pensou em abrir grande e rumo aos Oscars, \u00e0 Lillipute de LA LAND, GRAVIDADE e BIRDMAN e – por que n\u00e3o? – de Payne, de NEBRASKA e SIDEWAYS. N\u00e3o pense pequeno, mas n\u00e3o foi bem assim…<\/p>\n

Ent\u00e3o, por ironia, pensemos… Cientistas noruegueses descobrem como encolher a humanidade para doze cent\u00edmetros de altura e prop\u00f5em uma transi\u00e7\u00e3o de escala (literalmente) em 200 anos. Logo, as pessoas percebem a mudan\u00e7a de perspectiva, o quanto isso economizaria em espa\u00e7o e recursos, consumir menos e poluir menos, a promessa de uma vida melhor, sim, parece muito promissor. Mas n\u00e3o \u00e9… Trata-se de pura especula\u00e7\u00e3o porque nos falta um pequeno detalhe, justamente a natureza humana, aquele fator vari\u00e1vel e imprevis\u00edvel que desencadeia v\u00e1rios problemas, os nossos inclusive e donde, claro, nunca se reconhece a pr\u00f3pria responsabilidade. E assim, eis a pequena comedia que surge da distopia, do absurdo e inusitado das coisas, tamb\u00e9m um filme de personagens (d\u00fabios?) e roteiro (esquizofr\u00eanico?), algumas neuroses e trag\u00e9dias pessoais, um tanto simples e profundo, com todos \u201cvivendo grande por viver pequeno\u201d.<\/p>\n

E, por favor, aonde se escreve \u201cviver grande\u201d se l\u00ea \u201cmultiplicar o valor de seus ativos atuais em propor\u00e7\u00e3o ao seu tamanho, oferecendo-lhes luxos que jamais sonharam possuir\u201d. E \u00e9 nesse microcosmo que se insere Paul e sua esposa, Matt Damon e Kristen Wiig, ambos em busca de uma nova perspectiva (ou n\u00e3o). E \u00e9 por esse universo que filma Payne, de pequenos filmes indies \u00e0 um filme (um blockbuster?) de grande est\u00fadio. E logo se percebe a dimens\u00e3o do projeto, pelo grande elenco, a gigantesca p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, o acabamento em si, mas o filme, com a proje\u00e7\u00e3o, tamb\u00e9m se reduz: De uma excelente ideia, v\u00e1rios n\u00facleos narrativos, tudo DOWNSIZING. Surgem imigrantes, terroristas, pris\u00f5es e div\u00f3rcio, a comedia escurece, dramatiza e, nesse ponto, se perde na pequenez de um cinema de consumo, instant\u00e2neo, sim, muito agrad\u00e1vel, mas que poderia ser maior, muito maior. Uma pena.<\/p>\n

(*) Cr\u00f4nica livremente inspirada do material cedido pela Paramount Pictures, incluindo notas de Produ\u00e7\u00e3o<\/font><\/em>
\n RATING: 55\/100<\/strong><\/span><\/p>\n

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TRAILER <\/strong><\/span><\/p>\n