{"id":30550,"date":"2017-02-02T19:56:42","date_gmt":"2017-02-02T19:56:42","guid":{"rendered":"http:\/\/spoilermovies.com.br\/?p=30550"},"modified":"2017-03-09T16:21:55","modified_gmt":"2017-03-09T16:21:55","slug":"comancheria","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/spoilermovies.com.br\/2017\/02\/02\/comancheria\/","title":{"rendered":"A Qualquer Custo"},"content":{"rendered":"
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Um filme de dois irm\u00e3os; Na tela, Chris Pine e Ben Foster; No esp\u00edrito, Joel e Ethan Coen. Uma pitada de FARGO nessa terra dONDE OS FRACOS N\u00c3O TEM VEZ. Um roubo ao banco, depois outro, e mais outro, a impress\u00e3o de se jogar GTA5 nos confins dos EUA, nessa tela gigante que David Mackenzie filma como se fosse um antigo faroeste, mas na verdade \u00e9 uma grande ca\u00e7ada, estilo gato e rato. Na mente, velhas refer\u00eancias, filmes da d\u00e9cada de 70 e 80, tais como AGARRA-ME SE PUDERES, DESTA VEZ TE AGARRO, QUEM N\u00c3O CORRE VOA, todos com Burt Reynolds, seu chap\u00e9u de Cowboy e, claro, um xerife em seus calcanhares, a poucos metros, mas nunca o suficiente, porque os bandidos s\u00e3o mais espertos (ou sortudos). Ent\u00e3o, voil\u00e1, PRENDA-ME SE FOR CAPAZ e, sim, estamos presos nessa divers\u00e3o.<\/p>\n

A inspira\u00e7\u00e3o remonta aO GRANDE ROUBO DO TREM, idos 1903, sua atmosfera, seus confrontos, a eterna luta entre os homens, isso no ermo americano, no deserto visceral, muscular, extremamente cru ou, ent\u00e3o, nas vilas de ningu\u00e9m, nos famigerados cassinos, na COMANCHERIA que o titulo exalta, mas aqui numa roupagem modernista, nessa vis\u00e3o que borra as fronteiras entre o Velho e o Novo Oeste, entre os mocinhos e os bandidos, sen\u00e3o as pr\u00f3prias v\u00edtimas, os bancos, diria os mais cru\u00e9is nesse western selvagem.<\/p>\n

E todos os personagens na encruzilhada: No fim da estrada, fazendo eco na historia, assombrando cada cena, impregnando as paisagens de humor (negro) e (redentora) intimidade e desse equil\u00edbrio, pela proje\u00e7\u00e3o e poeira afora, vemos o cinema americano, tantos g\u00eaneros, a farra do s\u00e9culo 21 e tamb\u00e9m uma ode \u00e0 fraternidade e lealdade familiar, a elegia aos sonhos perdidos e roubados, um retrato de valores e seu crep\u00fasculo. Isso numa gera\u00e7\u00e3o donde tudo muda e rapidamente: A terra. O espa\u00e7o. As pessoas perdidas nessa eros\u00e3o. Nos sil\u00eancios. Nas senten\u00e7as.<\/p>\n

O roteiro \u00e9 de Taylor Sheridan, conhecido por SIC\u00c1RIO e FILHOS DA ANARQUIA. E o tom n\u00e3o poderia ser outro al\u00e9m de um filme de roubo, de amigos, de estrada, ao final tamb\u00e9m de um drama familiar. E por essas \u00e1guas turvas e corredi\u00e7as, logo se v\u00ea as tens\u00f5es aflorando, os tiroteios, os abusos, o esmaecer do Velho Oeste e seus valores, o desmembramento das fam\u00edlias e da sociedade, o desejo de fazer justi\u00e7a com as pr\u00f3prias m\u00e3os. Um pouco dO HOMEM QUE BURLOU A M\u00c1FIA, de uma narrativa que nos remete a Don Siegel e Hal Ashby, sen\u00e3o aO \u00daLTIMO GOLPE de Michael Cimino. E de tantas (boas) referencias, de um elenco afiado, de um delicioso (e derradeiro) bang-bang, o resultado n\u00e3o poderia ser diferente: Um filme pipoca \u00e0 moda antiga. <\/p>\n

(*) Cr\u00f4nica livremente inspirada do material cedido pela Sierra Affinity, incluso trechos da entrevista com David Mackenzie<\/font><\/em>
\n RATING: 78\/100<\/strong><\/span><\/p>\n

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TRAILER <\/strong><\/span><\/p>\n