O Jantar


Quatro atores, dois casais, Richard Gere & Laura Linney, Steve Coogan & Rebecca Hall, se encontram em um restaurante para decidir sobre o futuro de seus filhos. E enquanto a cozinha é grandiosamente apresentada no curso dos aperitivos, entrada e pratos principais, a sobremesa fica nas entrelinhas: Quatro personagens e seu mundo se esfarelando, ali diante dO JANTAR, dos talheres de prata e dos copos de cristais, dos croutons e do vinho. Quatro pais diante de sua carnificina, desse risoto psicológico de degustação imoral e indigesta. Ou senão um cardápio perigoso e tão complexo quanto a própria essência do ser humano. E voilá. C´est parfait. C´est magnifique.

Satisfeitos? Bien sûr que non monsieur… prove antes o pão de centeio, ou então o mise en scène gourmet de Oren Moverman: Uma história que não se limita às paredes do restaurante ou à noite do jantar – que constantemente se move de lugar e muda no tempo, gradualmente (nós) introduzindo nas lembranças dolorosas ou fisicamente navegando pelo emocional dos quatro personagens. E é ali, tão expostos, que o cineasta nos desafia a degustar, ver, ouvir e sentir além do óbvio. Cada segredinho. Cada mal-estar.

No final, tudo é servido na mesa para ser devorado. Tão cru e realista, tão provocante e sórdido. O banquete do mal em escala pessoal e familiar. E calma, isso é apenas o aperitivo porque os atores têm fome, o texto é voraz e o cineasta filma a guerra. Literalmente. No paladar, um leve toque de GAROTA EXEMPLAR e DEUS DA CARNIFICINA, o debate apaixonado, insano, desumano. E mal falamos dos filhos. E, sim, PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN, ou Michael, ou Rick, porque é cruel. Queima a língua.

E no susto, sem ensaio, quatro atores encenam oito páginas de diálogo sem saber ao certo onde está a câmera. Dessa sinergia, se cria uma atmosfera vital e visceral, donde Oren cozinha os pensamentos, cada reação e emoção, nas cores, no som, nas inúmeras canções (São 66!), o que torna, essa experiência, sim, indigesta, mas extremamente deliciosa.

(*) Crônica livremente inspirada do material cedido pela Premier PR, incluso a entrevista com o diretor
RATING: 65/100

TRAILER

Article Categories:
FILMES · BERLIM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.