Na Praia à Noite Sozinha

BANNER INDIE17


A questão sobre o significado do amor em nossas vidas é um tema recorrente nos filmes de Hong Sang-soo. E, agora, na praia, à noite e sozinho, numa cidade onde as pessoas mais querem viver, embora não se saiba aonde e como, talvez em Hamburgo ou em Gangneung, o cineasta filma uma atriz, uma personagem, ou alguém em busca do amor, ou de repostas que jamais virão.

Um conto de (des)amores e (des)ilusão, primeiro em uma cidade estrangeira, para espairecer ou esquecer, um cigarro na mão, o vento soprando, o céu escuro, ali, vemos uma jovem, tão triste e melancólica, pensando no mais belo, na felicidade, no coração, e de novo, e de novo, a mesma obsessão, repetidas vezes, refletindo sobre a falta, a perda, o desejo, em devaneios romanescos, românticos e sonhadores, tudo em vão, porque está terminado, ela sabe, mas não esquece.

E de volta à Coréia, diante de velhos amigos. Para beber e comer, e de novo, e de novo, até se embriagar. Para esquecer? Talvez, mas sob a influência do álcool, extravasar, insultar e irritar os outros. E assim, fora de controle, dar vazão a pequenas e grandes realizações e verdades. Tudo o que está preso e não correspondido. Para depois se retirar para uma praia deserta, se encontrar. E ali está um cineasta, para filmá-la ou encontrá-la.

Quão importante é o amor na vida? A atriz busca respostas entre as duas cidades. A narrativa sugere uma linearidade, mas os gestos cinematográficos ao longo do filme, nos desorientam e confundem. O filme se parte ao meio, e as duas metades se chocam e se esfregam numa fricção estranha, como se nessa projeção coexistissem duas forças, uma que empurra para frente e outra que puxa para trás. No centro, essa personagem que, por si só, encarna ambas as forças, ali, na praia, à noite e sozinha, sem mais ninguém. E, sim, ela tem fome.

(*) Crônica livremente inspirada na resenha de Nam Da-eun inclusa no material promocional cedido pela Jeonwonsa Film Co., no Festival de Berlim
RATING: N/T

TRAILER

Article Categories:
BERLIM · INDIE

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.