37ª Mostra Internacional de Cinema | Perspectiva Internacional

37ª Mostra Internacional de Cinema
2013 São Paulo International Film Festival


Perspectiva Internacional

2 OUTONOS 3 INVERNOS
2013 │cor │digital│93 min. │Ficção
França
Diretor: Sebastien Betbeder
Elenco: Vincent Macaigne, Maud Wyler, Bastien Bouillon
Aos 33 anos, Arman decide mudar de vida. Para começar, em um sábado, ele resolve ir correr no parque. Ao dobrar a esquina, ele tromba com Amélie. O primeiro encontro é um choque; o segundo é como uma punhalada no coração. Uma noite, Benjamin, melhor amigo de Arman, desmaia. O médico diagnostica um derrame. Durante dois outonos e três invernos, as vidas de Amélie, Arman e Benjamin se confundem e se preenchem de encontros, acidentes, amores e memórias.

11 ENCONTROS COM MEU PAI (11 MEETINGS WITH MY FATHER)
2012 │ 90 min. │ Ficção
Grécia
Diretor: Nikos Cornilios
Elenco: Lambros Apostolou, Eva Galogavrou, Eva Stylander
Eva decide encontrar seu pai pela primeira vez na vida. Ele ignora sua existência. Thomas trabalha como guarda em um lugar com caminhões, vive em um contêiner de carga e se livrou de qualquer expectativa diante da vida. Esse encontro será o de dois mundos diferentes. Eles vão criar uma relação específica e singular que não se encaixará em qualquer categoria.

A BRUTA FLOR DO QUERER
2013 │color, PB │35mm digital│ 77 min. │ Ficção
Brasil
Diretor: Andradina Azevedo, Dida Andrade
Elenco: Dida Andrade, Diana Motta, Andradina Azevedo, Danilo Grangheia, João Federici, Clara Andrezzo, Fernanda Galvão, Arua Maroni, Nara Lobo, Sue Nhamandu, Danielle Rosa, Catarina Balbino
Diego, um recém-formado em cinema, se vê obrigado a trabalhar como cinegrafista de casamentos. Enquanto luta para realizar seu primeiro filme e ser visto como Diretor: , ele tenta sobreviver ao seu maior medo e objeto de desejo: as mulheres.

A CAMARADA KIM VAI VOAR (COMRADE KIM GOES FLYING)
2012 │ color │digital │ 81 min.│Ficção
Coreia do Norte, Bélgica, Reuno Unido
Diretor: Nicholas Bonner, Anja Daelemans, Kim Gwang Hun
Elenco: Han Jong Sim, Pak Chung Guk, Ri Yong Ho
A Camarada Kim Yong Mi é uma moça de 28 anos que trabalha numa mina de carvão e vive com o pai e a avó no interior da Coréia do Norte. Durante a infância, Kim sonhava em ser acrobata, um sonho incentivado por sua mãe. Após a morte da mãe, seu pai insiste que seu futuro é nas minas de carvão. Mas a paixão de Kim pelas acrobacias nunca termina. Quando ela viaja a Pyongyang para trabalhar numa construção durante um ano, a primeira coisa que faz é visitar o circo, onde surge a oportunidade de viver seu sonho. Este é o primeiro filme totalmente rodado na Coréia do Norte com financiamento de outros países.

A FARRA DO CIRCO
2013 │color │digital│ 90 min. │ Documentário
Brasil
Diretor: Roberto Berliner, Pedro Bronz
Tudo começou quando cerca de 200 artistas ergueram uma lona no Arpoador no verão de 1982, em um episódio que mudou os rumos da produção cultural no Brasil. Com imagens inéditas registradas na época o filme é uma viagem de volta a efervescência da cena cultural carioca, desde a fundação do Circo Voador até a Copa de 86 no México, quando para muitos o sonho da utopia acabou.

A FILHA (THE DAUGHTER)
2012 │ 87 min. │ Ficção
Grécia, Itália
Diretor: Thanos Anastopoulos
Elenco: Savina Alimani, Aggelos Papadimas, Yorgos Symeonidis
Quando Myrto, uma garota grega de quatorze anos, descobre que seu pai fugiu para evitar o pagamento de suas dívidas, ela seqüestra o filho de seu parceiro de negócios, a quem ela culpa pela falência oficina de marcenaria de seu pai.

A GANGUE DOS JOTAS (LA BANDE DES JOTAS)
2012 │ 74 min. │ Ficção
França
Diretor: Marjane Satrapi
Elenco: Marjane Satrapi, Stephane Roche, Ali Mafakheri, Mattias Ripa, Maria de Medeiros
Nils e Didier estão chegando no Sul da Espanha para jogar em um torneio de badminton. Uma misteriosa e manipuladora mulher também está chegando para acertar as contas com a máfia espanhola. Depois de uma troca de malas no aeroporto eles se encontram para a devolução. É então que a vida dos três vira de cabeça para baixo. Embora Nils e Didier nunca sonhassem em se tornar seus companheiros, eles concordam em ir junto com a misteriosa mulher. Contra todas as probabilidades, eles se tornam assassinos profissionais… ou talvez não.

A GRANDE NOITE (LE GRAND SOIR)
2012 │cor │digital│ 92 min. │ Ficção
França
Diretor: Benoît Delépine, Gustave Kervern
Elenco: Benoît Poelvoorde, Albert Dupontel
Os Bonzini moram em frente ao restaurante La Pataterie, que fica em uma zona comercial. O filho mais velho, Not, é o punk mais velho da Europa. O irmão, Jean-Pierre, é vendedor de loja. Quando Jean-Pierre obtém um bacharelato, os irmãos voltam a encontrarem-se. Esta é a história de uma família que decide fazer a revolução… de sua própria maneira.

A HERDEIRA (THE HEIRESS)
2013 │color │digital│73 min. │ Ficção
Alemanha
Diretor: Ayse Polat
Elenco: Oktay Cagla, Özlem Sagdic
Em uma pequena vila nas montanhas da Turquia, Hülya retorna da Alemanha para escrever um livro sobre seu falecido pai. Ela viaja até Damal, lugar onde seu pai nasceu e foi criado. Após conhecer pessoas que o conheciam jovem, ela reconstrói sua vida lá – na escola, na case e nas vastas paisagens ao redor da vila. Enquanto ela observa, nem sempre ela tem uma imagem positiva de seu pai e dos eventos dramáticos que mudaram seu destino.

A MENINA DOS CAMPOS DE ARROZ (THE RICE PADDY)
2012 │cor │digital│ 82 min. │ Ficção
França, China
Diretor: Zhu Xiaoling
Elenco: Yang Yingqiu, Yang Xiaoyuan, Wu Shenming
Em uma pequena vila nas montanhas do sul da China, uma garota de 12 anos chamada A Qiu tem a esperança de tornar-se escritora e viajar pelo mundo. Seus pais foram trabalhar na cidade e por tanto mora na casa dos avós junto com o irmão. Eles vão para a escola e ajudam na plantação de arroz da família todos os dias. Quando a avó morre de repente, os pais tem que voltar da cidade e trabalhar na plantação, tornando suas vidas uma luta constante pela sobrevivência.

A MULHER DO POLICIAL (THE POLICE OFFICER´S WIFE)
2013 | 175 min. | digital | Ficção
Alemanha
Diretor: Philip Gröning Um casal e sua filha de quarto anos vivem em uma pequena cidade no oeste da Alemanha. Eles precisam se mudar por conta do trabalho de policial, que o pai exerce. Na nova cidade, eles encontrarão grandes dificuldades de adaptação e perceberão os conflitos familiares se aflorarem cada vez mais.

A OESTE DO FIM DO MUNDO
2013 │color │digital │ 104 min. │Ficção
Brasil
Diretor: Paulo Nascimento
Elenco: Cesar Troncoso, Fernanda Moro, Nelson Diniz, Alejandro Fiore
Argentina. Um velho posto de gasolina perdido na imensidão da antiga estrada transcontinental é o refúgio do introspectivo Leon. De poucas palavras, poucos gestos e nenhum amigo, sua solidão só é quebrada por caminhoneiros que passam por ali para abastecer ou pelas visitas do sempre sarcástico Silas, um motoqueiro hippie aposentado. O tempo passa devagar nas margens da velha estrada até o dia em que a enigmática e inesperada chegada de Ana transforma radicalmente o cotidiano deles.

À PROCURA DO AMOR (ENOUGH SAID)
2013 │cor│digital│ 91 min. │ Ficção
EUA
Diretor: Nicole Holofcener
Elenco: Julia Louis-Dreyfus, James Gandolfini, Catherine Keener, Toni Collette
Eva, uma mãe divorciada e solteira, passa seus dias trabalhando como massagista e temendo a iminente partida de sua filha para a faculdade. Eva então conhece Albert, um homem gentil, engraçado e parecido com ela. Ao mesmo tempo em que eles começam um romance, Eva se
torna amiga de Marianne, sua nova cliente. Marianne é uma bela escritora que parece “quase perfeita”, exceto por uma característica importante: ela reclama demais do ex-marido. De repente, Eva começa a duvidar de sua própria relação com Albert, quando descobre a verdade sobre ex de Marianne.

A RAPARIGA E A MORTE (THE GIRL AND DEATH)
2012 │ color │digital│ 124 min.│Ficção
Holanda, Rússia, Alemanha
Diretor: Jos Stelling
Elenco: Sylvia Hoeks, Leonid Bichevin, Sergey Makovetsky
Na virada do século 20, o jovem Nicolai viaja de Moscou até Paris para estudar medicina e aprender a falar francês. No caminho, ele para em um hotel, que também serve como bordel e sanatório, perto de Leipzig. Lá, ele conhece a bela cortesã Elise e se apaixona profundamente por ela, prolongando sua visita. Depois de alguns dias, fica óbvio que seu amor está ameaçado: Elise “pertence” ao velho conde, que também é dono do hotel.

A TERNURA (LA TENDRESSE)
2013 │cor │78 min. │ Ficção
Bélgica, França, Alemanha
Diretor: Marion Hänsel
Elenco: Olivier Gourmet, Maryline Canto, Adrien Jolivet
Um casal, separado há 15 anos, se vê junto novamente em uma viagem de dois dias para ir buscar seu filho, hospitalizado em outro país depois de um grave acidente de esqui. O que eles ainda sentem um pelo outro, a indiferença, rancor, inveja? Ou, talvez, cumplicidade, amizade e, quem sabe, o amor.

ALGO NO CAMINHO (SOMETHING IN THE WAY)
2013 │cor │ 89 min. │ Ficção
Indonésia
Diretor: Teddy Soeriaatmadja
Elenco: Reza Rahadian, Ratu Felisha, Verdi Solaiman
Ahmed é um taxista em Jakarta viciado em sexo. O tipo de sexo que ele compraria se ele tivesse dinheiro, e que ele só pode disfrutar sozinho em frente a sua televisão ou quando se masturba secretamente dentro de seu taxi. Uma esperança surge em sua vida quando ele se apaixona por sua vizinha; uma prostituta chamada Kinar, e começa a agir como seu motorista. Porém, o cafetão dela acaba gostando muito da nova amizade. O choque na Jakarta de hoje entre o sexo como produto e as pressões morais exercidas pela religião só confundem Ahmad, que não que nada mais além de salvar ambos ele e Kinar de uma vida de pecado.

AMOR, PLÁSTICO E BARULHO
2013 │color │35mm │ 82 min. │Ficção | Brasil
Diretor: Renata Pinheiro
Elenco: Nash Laila, Maeve Jinkings, Samuel Vieira, Leo Pyrata, Rodrigo García, Paulo Michelotto, Dedesso, Everton Gomes, Jennyfer Caldas, Rodrigo Riszla
Shelly, uma jovem que sonha em se tornar cantora de Brega, inicia sua carreira como dançarina de uma banda se apresentando em casas noturnas e programas de TV locais do Recife. Jaqueline, a cantora veterana da banda, é a sua inspiração e um possível espelho do seu destino. Inseridas em um mundo onde tudo é descartável, como o sucesso, o amor e a própria cidade onde habitam, elas vivem a difícil trajetória em busca da sobrevivência pela arte que parece ser o último recurso.

ANA ARABIA
2013 │ 85 min. │Ficção
França, Israel
Diretor: Amos Gitai
Elenco: Yuval Scharf, Yussuf Abu Warda, Sarah Adler, Assi Levy, Uri Gavriel, Norman Issa, Shady Srur
Filmado em um plano sequencia de 81 minutos, Ana Arabia é um momento na vida de uma pequena comunidade de exilados, judeus e árabes, que coabitam um enclave esquecido na “fronteira” entre Jaffa e Bat Yam, em Israel. Um dia, Yael, uma jovem jornalista, os visita. Dentre as barracas em ruínas, pelo pomar repleto de limoeiros, rodeado por várias casas, ela descobre uma série de personagens que não se assemelham aos clichés da região. Yael sente-se entusiasmada com a descoberta de tal fonte de riqueza humana. Ela se esquece do trabalho. As expressões e palavras de Youssef e Miriam, Sarah e Walid, de seus vizinhos e amigos lhe dizem algo sobre a vida, seus sonhos e esperanças, seus casos amorosos, seus desejos e desilusões. Ali, a relação dos moradores com o tempo é diferente daquela experimentada na cidade que os rodeia. Neste lugar despedaçado e frágil, existe uma possibilidade de coexistência. Uma metáfora universal.

APENAS UM SUSPIRO (LE TEMPS DE L´AVENTURE)
2012 │ 105 min. │ Ficção
França
Diretor: Jérome Bonnell
Elenco: Emmanuelle Devos, Gabriel Byrne
Entre duas representações de uma peça de teatro que apresenta em Calais, Alix conhece um misterioso irlandês no trem para Paris. Atraída por ele, ela o segue, o ama, por algumas horas, antes de encarar o que poderia ser uma nova vida.

AS BORBOLETAS DE SADOURNI (LAS MARIPOSAS DE SADOURNI)
2012 │ 94 min. │ Ficção
Argentina, Reino Unido, Itália
Diretor: Dario Nardi
Elenco: Christian Medrano, Antonella Costa, Ale Sergi
Nesta homenagem incrivelmente visual com um toque de filme noir para o cinema mudo, um anão clown toma medidas extremas para mudar sua aparência física e se encaixar na sociedade após cumprir sua sentença na prisão por homicídio.

AS GRANDES ONDAS (LES GRANDES ONDES)
2013 │cor │digital│ 85 min. │ Ficção
Suíça, França, Portugal
Diretor: Lionel Baier
Elenco: Donzelli, Michel Vuillermoz, Patrick Lapp
Abril de 1974. Dois radio-jornalistas suíços são enviados a Portugal para cobrir a ajuda suíça que o país recebe. Bob, um técnico que logo vai se aposentar, os acompanha em sua confiável Combi VW. Porém, quando chegam lá, nada acontece como planejado: existem tensões entre a feminista Julie e Cauvin, o esperto repórter de guerra. Apesar das melhores intenções de Pelé, o jovem tradutor português, não há outra opção a não ser abortar a missão. Porem, as marés da história acabam levando a Combi VW até o coração da Revolução dos Cravos.

ATÉ QUE A SBÓRNIA NOS SEPARE
2012 | digital | 85 min. | Animação
Brasil
Diretor: Otto Guerra, Ennio Torresan Jr Sbornia é um pequeno país que sempre viveu isolado do resto do mundo, cercado por um grande muro que não permite o contato com os vizinhos. Um dia, no entanto, um acidente leva à queda do muro, e logo os sbornianos começam a descobrir os costumes modernos. Dois músicos locais, Kraunus (Hique Gomez) e Pletskaya (Nico Nicolaiewsky), observam as reações de seus conterrâneos: enquanto alguns adotam rapidamente a cultura estrangeira, outros preferem reafirmar as tradições sbornianas e resistir ao imperialismo.

ATÉ VER A LUZ (AFTER THE NIGHT)
2013 │cor │digital│ 95 min. │ Ficção
Portugal, Suiça
Diretor: Basil da Cunha
Elenco: Pedro Ferreira, João Veiga, Nelson da Cruz Duarte Rodrigues
Depois de sair da prisão, Sombra retorna à sua vida de traficante de drogas em Lisboa. Entre o dinheiro que ele emprestou e não consegue de volta, o dinheiro que ele deve, a iguana pouco comum, uma vizinha bisbilhoteira e um líder de gangue que começa a desconfiar dele, Sombra começa a pensar que teria sido melhor ficar na prisão.

AVANTI POPOLO
2012 │color │digital│ 72 min. │ Ficção | Brasil
Diretor: Michael Wahrmann
Elenco: Carlos Reichenbach, André Gatti, Eduardo Valente, Marcos Bertoni, Paulo Rigazzi, Maria da Penha, Julio Martí, Michael Wahrmann, Estopinha
Após separar-se da sua esposa, André volta a morar com seu pai, que vive uma vida de espera e reclusão, amarrado afetivamente apenas a sua cachorra, Baleia. O reencontro dos dois revela uma relação difícil e distante, em função do desaparecimento do outro filho, 30 anos atrás, na época da ditadura militar brasileira. Com a intenção de se aproximar do pai, André descobre uns velhos rolos de Super-8mm, filmados pelo seu irmão antes dele desaparecer e decide projetar um deles. Mas o pai se recusa a rever o seu passado.

BELLAS MARIPOSAS (BELLAS MARIPOSAS)
2012 │color │digital│ 100 min. │ Ficção
Itália
Diretor: Salvatore Mereu
Elenco: Sara Podda, Maya Mulas, Davide Todde
Cate vive na periferia de Cagliari, na Sardenha, com seus irmãos, irmãs e um pai que não presta para muita coisa. Ela quer sair dali, seguir seus sonhos e tornar-se cantora. Não quer seguir o exemplo de sua irmã, Mandarina, grávida aos 13 anos. Gigi, seu vizinho, é o único rapaz digno do seu amor. Mas hoje, dia 3 de agosto, a vida de Gigi está em perigo. Um dos irmãos de Cate, Tonio, quer matá-lo. Enquanto isso, Cate e sua melhor amiga Luna vivem o dia mais longo de suas vidas em meio à vizinhança barulhenta, o mar e as ruas do centro da cidade.

BERTOLUCCI POR BERTOLUCCI (BERTOLUCCI ON BERTOLUCCI)
2013 │cor & PB │35mm digital│105 min. │ Documentário
Itália
Diretor: Luca Guadagnino, Walter Fasano
A arte do cinema recontada em primeira pessoa por Bernardo Bertolucci, cineasta italiano famoso por obras como O Conformista (1970), O Último Tango em Paris (1972), 1900 (1976), O Último Imperador (1987) e Os Sonhadores (2003). Articulando suas declarações e pensamentos num fluxo de sentimentos intensos, introspecção psicológica, anedotas e visões sobre sua vida e obra, o filme faz uma fascinante investigação sobre a identidade desse artista tão genial quanto controverso.

BWAKAW
2012 │cor │35mm digital│ 110 min. │ Ficção
Filipinas
Diretor: Jun Robles Lana
Elenco: Eddie Garcia, Rez Cortez, Gardo Versoza
René é um velhinho gay mal-humorado que vive sozinho e só tem como companhia um cachorro vira-lata chamado Bwakaw. Ele saiu do armário há apenas pouco tempo e insiste em reescrever seu testamento para redistribuir seus pertences aos “amigos”. Enquanto evita ter que lidar com o caixão que comprou em promoção anos antes e que fica no seu sítio, ele é obrigado a procurar a ajuda de outras pessoas quando Bwakaw fica doente.

CÃES ERRANTES (STRAY DOGS)
2013 │color PB │35mm digital│138 min. │ Ficção
Taiwan, França
Diretor: Tsai Ming Liang
Elenco: Lee Kang Sheng, Yang Kuei Mei, Lu Yi Ching
Um pai e seus dois filhos vagueiam pelas margens da Taipei dos dias de hoje: andam pelos rios e matas da periferia e pelas chuvosas ruas da cidade. De dia, o pai tenta ganhar algum dinheiro como outdoor humano de apartamentos de luxo, enquanto seus filhos buscam amostras grátis de comida em supermercados e shoppings. Toda noite, a família se abriga em um prédio abandonado. O pai está estranhamente fascinado pelo mural que enfeita a parede da casa improvisada. No seu aniversário, a família recebe a companhia uma mulher. Será que ela pode ser a chave para desenterrar emoções do passado?

CALEUCHE, O CHAMADO DO MAR (CALEUCHE, EL LLAMADO DEL MAR)
2013 │ 106 min. │ Ficção
Chile, Brasil
Diretor: Jorge Olguín
Elenco: Gisele Itié, Eduardo Paxeco, Catalina Saavedra
Isabel é uma bióloga marinha dos Estados Unidos, descendente de uma família de Chiloé, uma ilha localizada ao sul do Chile. Portadora de uma estranha doença que piora ao longo dos anos, ela decide viajar para a ilha. No entanto, nesta terra mágica ela descobre que as coisas sobrenaturais que ocorrem entre mitos e realidade não têm diferenças.

CARACÓIS NA CHUVA (SNAILS IN THE RAIN)
2013 │color │digital│82 min. │ Ficção
Israel, Espanha
Diretor: Yariv Mozer
Elenco: Yoav Reuveni, Moran Rosenblatt, Yariv Mozer
O ano é 1989, quando as pessoas ainda esperavam ao lado de suas caixas de correio. Boaz é um belo estudante de 25 anos que estuda linguística e vive com sua namorada Noa em Tel Aviv. Um dia, ele começa a receber cartas de amor anônimas e obsessivas de um admirador ainda “dentro do armário”. Apesar de achar engraçado no começo, ele logo nota que o escritor aparenta ser alguém que sabe muito sobre sua vida pessoal. Todos os homens que cruzam seu caminho diariamente viram suspeitos e Boaz logo também começa a questionar sua própria heterossexualidade.
Baseado em um conto do autor LGBT israelense Yossi Avni Levy.

CAUBY – COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ
2013 │color & PB │35mm digital│90 min. │Documentário | Brasil
Diretor: Nelson Hoineff
Documentário sobre a trajetória do grande intérprete brasileiro, Cauby Peixoto, o filme se estrutura sobre três grandes pilares: a ideia do eterno recomeço, expressa na maior parte do repertório do cantor; o seu modelo de interpretação cuja atemporalidade é singular na musica popular brasileira; e a sinergia entre artista-plateia-personagem que transcende gerações, fazendo de Cauby, em vida, uma personalidade legendária

CHAIKA
2012 │color│ 100 min. │ Ficção
Espanha, Geórgia, Rússia, França
Diretor: Miguel Ángel Jimenez
Elenco: Salome Demuria, Giorgi Gabunia, Aytuar Issayev
Uma história de amor entre uma prostituta e um marinheiro fracassado contada em duas estações: o inverno eterno da Sibéria e o verão nos estepes empoeirados do Cazaquistão. O jovem Tursyn volta para a casa e enfrenta o que lhe resta de sua família: um velho nômade que está prestes a morrer e um pai fracassado. Ambos vão lhe trazer de volta vagas memórias que Tursyn tinha de sua mãe.

CHILD’S POSE (POZITIA COPILULUI)
2012 │color │35mm digital│ 112 min. │ Ficção
Romênia
Diretor: Calin Peter Netzer
Cornelia tem 60 anos e é infeliz. Seu filho Barbu, de 34 anos, luta para se tornar independente. Ele saiu de casa, tem seu próprio carro, tem uma namorada não é bem aceita por Cornelia e acima de tudo evita ao máximo a mãe amorosa. Quando Cornelia descobre que Barbu se envolveu num trágico acidente, seus instintos maternais a levam a fazer de tudo para salvá-lo da prisão. Ela espera então que ele volte a ser o filho dependente de antes.
Vencedor do Urso de Ouro e do Prêmio da Crítica no Festival de Berlim.

CIDADE DE DEUS- 10 ANOS DEPOIS
2013 │color │digital│70 min. │ Documentário | Brasil
Diretor: Cavi Borges, Luciano Vidigal
De 2002 a 2003, Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, tornou-se um dos filmes brasileiros mais bem-recebidos no exterior, com quatro indicações ao Oscar e aclamado por vários
críticos ao redor do mundo. O documentário revela o que aconteceu na vida dos atores desde então, muitos deles moradores de favela que deram vida a personagens que marcaram o cinema nacional.

CÍRCULOS (CIRCLES)
2012 │ 110 min. │ Ficção
França, Servia, Alemanha, Eslovênia, Croácia
Diretor: Srdan Glolubovic
Elenco: Leon Lucev, Nebojsa Glogovac, Nikola Rakocevic
Em 1993, no meio da guerra da Bósnia, Marko, um soldado servo, testemunha três outros soldados atacando Haris, um civil muçulmano. Marko interfere, salvando Haris, porém sendo morto pelos soldados enfuriados. Quinze anos depois, a guerra acabou, mas as feridas do conflito continuam sangrando. Enquanto o pai de Marko reconstrói uma igreja, ele recebe a ajuda do filho de um dos assassinos e hesita em aceitar. Um amigo de Marko, cirurgião respeitado em Belgrado, tem que fazer uma escolha terrível quando pedem para ele operar um dos três soldados que se encontra a beira da morte. Haris agora vive na Alemanha e acha uma oportunidade única de repagar sua dívida ao seu salvador.

CLUB SANDWICH
2013 | color | digital | 82 min. | Ficção
México
Diretor: Fernando Eimbcke Elenco: Lucio Giménez Cacho, María Renée Prudencio, Danae Reynaud
Enquanto estava de férias em um resort à beira-mar, uma mãe solteira enfrenta a ansiedade de separação inevitável quando seu filho de 15 anos – que também é seu melhor amigo – descobre que tem uma química “mágica” com uma garota de sua idade.

COMO DESCREVER UMA NUVEM (HOW TO DESCRIBE A CLOUD)
2013 │color │ digital│ 80 min. │ Ficção
Holanda
Diretor: David Verbeek
Quando a mãe de Liling fica cega, sua filha volta para a pequena ilha de onde veio. Por meio da linguagem, ela tenta conectar a sua mãe com o mundo novamente. Na cidade, onde começa uma amizade incomum com um artista mais velho, ela se torna mais consciente do valor de sua imaginação. Isso aumenta sua atração pelo inexplicável, mergulhando-a num mundo pleno de mistérios.

COMO UM LEÃO (COMME UN LION)
2012 │ 95 min. │ Ficção
França
Diretor: Samuel Collardey
Elenco: Mytri Attal, Marc Barbe, Jean-François Stevenin
Mitri é um garoto de 15 anos que mora no Senegal. Como a maioria de seus amigos, ele joga futebol e sonha em algum dia poder jogar para o Barça ou o Chelsea. Quando um agente de recrutamento mostra interesse nele, Mitri acredita que seu dia chegou. Sua família entra em dívida para pagar sua viagem a Europa. Ao chegar a Paris, seu sonho desaba e ele é deixado sozinho. Sem um centavo, em uma cidade desconhecida e sem querer enfrentar a vergonha em voltar para sua vila, ele começa sua jornada.

CONVERSA COM JH
2013 │cor & PB │digital│ 93 min. │ Documentário
Brasil
Diretor: Ernesto Rodrigues
Um mergulho inédito e desconcertante nas fronteiras éticas, psicológicas e profissionais da relação entre biógrafos e biografados, a partir da experiência vivida pelo jornalista-escritor Ernesto Rodrigues durante a produção e a finalização de seu livro Jogo Duro – A História de João Havelange, uma biografia lançada em 2007. O filme expõe e coloca em discussão os conflitos ocorridos quando Ernesto mostrou os originais do livro ao ex-presidente da Fifa.

CORTINAS FECHADAS (CLOSED CURTAIN)
2013 │color │ digital │ 106 min. │ Ficção
Irã
Diretor: Jafar Panahi, Kambuzia Partovi
Os dois são fugitivos: um homem com seu cachorro que a lei islâmica proíbe por considerá-lo sujo e uma moça que participou de uma festa clandestina às margens do Mar Cáspio. Eles se escondem em uma casa de campo isolada, janelas cobertas por cortinas, e se observam com suspeita. Por que ele raspou a cabeça? Como ela sabe que ele está sendo perseguido pela polícia? Ambos são prisioneiros nessa casa fechada num lugar hostil. Vozes de policiais podem ser ouvidas à distância, mas também o som tranquilizante do mar. De repente, o Diretor: entra em cena e as cortinas se abrem. Instaura-se uma situação absurda: dois personagens de um roteiro, ambos à procura de seu Diretor: e observando-o.

DARK BLOOD
2012 │color │digital│ 86 min. │ Ficção
EUA, Reino Unido, Holanda
Diretor: George Sluizer
Boy, um jovem viúvo de descendência indígena, mora num deserto contaminado por testes nucleares. Nesse lugar desolado, rodeado por bonequinhos “katchina” que a população indígena acredita possuírem poderes mágicos, ele aguarda o fim do mundo. De repente, seu refúgio é invadido por Harry e Buffy, um casal tentando salvar seu relacionamento com uma segunda lua-de-mel. Quando o carro deles quebra no meio do nada, Boy oferece ajuda. Querendo partir para um mundo melhor com Buffy, ele começa a tratá-los como prisioneiros.
O Diretor: George Sluizer rodou o filme em 1993, mas o projeto ficou inacabado após a morte do ator principal, River Phoenix, sendo concluído apenas agora.

DE MENOR
2013 │cor │digital │ 77 min. │Ficção
Brasil
Diretor: Caru Alves de Souza
Elenco: Rita Batata, Giovanni Gallo, Caco Ciocler, Rui Ricardo Diaz
Helena é uma advogada recém-formada que divide sua rotina entre ser defensora pública de menores no Fórum de Santos e cuidar do jovem Caio, com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia. O relacionamento dos dois é colocado em cheque quando Caio comete um delito.

DEMOKRATIA, A VIA CRÚCIS (DEMOKRATIA, THE WAY OF THE CROSS)
2013 │cor │digital│ 85 min. │ Documentário
Grécia
Diretor: Marcos Gastin
A eleição parlamentar de 6 de maio de 2012 na Grécia, realizada em meio a uma crise económica, social e moral sem precedentes, foi um momento histórico e um desafio para a sua democracia. Seguindo a via crúcis de quatro candidatos, proporcionando uma visão dos bastidores, o filme é um retrato das práticas políticas na Grécia de hoje.

DEPOIS DA CHUVA
2013 │color │35mm │ 90 min. │ Ficção
Brasil
Diretor: Cláudio Marques, Marília Hughes
Elenco: Pedro Maia, Sophia Corral, Talis Castro, Paulo Carneiro Dias
Salvador, Bahia, 1984. Após vinte anos de ditadura, a população vai às ruas exigir a volta das eleições diretas para Presidente da República. Esse será um ano de transformação para o país e para o jovem Caio.

DESIGUALDADE PARA TODOS (INEQUALITY FOR ALL)
2013 │color │85 min. │ Documentário
EUA
Diretor: Jacob Kornbluth
depoimentos Robert Reich
A economia americana está em crise. Aí entra Robert Reich: Secretário do Trabalho durante o governo de Bill Clinton, professor venerado, especialista carismático e autor de treze livros. “Bob”, como ele é chamado no filme, exalta a urgência da questão. Desequilíbrios econômicos atingiram níveis nunca antes vistos e os dois anos de maior desigualdade econômica nos últimos cem anos foram 1928 e 2007 – os dois anos antes das maiores crises econômicas dos tempos modernos. Qual é a associação entre a desigualdade e as crises? O que aconteceu com a classe média?

DUAS VIDAS (TWO LIVES)
2012 │color │digital│ 97 min. │ Ficção
Alemanha , Noruega
Diretor: Georg Maas
Elenco: Juliane Koehler, Liv Ullmann, Ken Duken
Em 1990 na Europa, a parede de Berlim acabou de cair. Katrine, que cresceu na Alemanha Oriental, mas que já mora na Noruega por mais de 20 anos, é uma “criança da guerra”; o resultado de uma relação amorosa entre uma mulher norueguesa e um soldado ocupante alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Ela disfruta de uma vida feliz com sua mãe, seu marido, filha e neta. Mas quando um advogado pede que ela e sua mãe testemunhem um julgamento contra o estado norueguês a favor das crianças da guerra, ela resiste. Aos poucos, uma teia de segredos é desvendada.

E AGORA? LEMBRA-ME
2013 │cor │digital│ 164 min. │ Documentário
Portugal
Diretor: Joaquim Pinto
Joaquim Pinto convive com HIV e Hepatite C há quase 20 anos. O filme é o caderno de anotações de um ano de ensaios clínicos com drogas tóxicas e ainda não aprovadas para a Hepatite C. Uma reflexão aberta e eclética sobre o tempo e a memória, as epidemias e a globalização, a sobrevivência para além do expectável, a dissensão e o amor absoluto. Num vai e vem entre o presente e o passado, o filme é também um tributo aos amigos que partiram e aos que permanecem.

EDUCAÇÃO SENTIMENTAL
2013 │color │35mm│ 84 min. │ Ficção
Brasil
Diretor: Julio Bressane
Elenco: Josie Antello, Bernardo Marinho, Débora Olivieri
Áurea, uma solitária professora, começa uma relação singular com um rapaz com quem encontra por acaso. Como uma alma sensível, ela se vê atraída por sua tocante beleza o que obriga-a a perder-se. Nos dias seguintes a sua primeira conversa, Áurea acaba por revelar seus sentimentos durante as aulas particulares que ela está lhe dando. E isso vai levar à revelação de uma história incomum do passado que transformará o presente.

EM DIRETOR: A MADRI (VERS MADRID)
2012 | 150 min. | Documentário
França
Diretor: Sylvain George
O movimento “Los indignados” representa um fenômeno único para os nossos tempos. Ele trouxe de volta conceitos e ideias que pareciam ter sido esquecidos. Este é um filme que retrata sua época e fala sobre os anos da crise internacional, através de vozes dos manifestantes, onde a única solução para a economia espanhola em ruínas parece ser a luta de classes.

EM NOME DE… (IN THE NAME OF)
2012 │ 101 min. │ Ficção
Polônia
Diretor: Malgoska Szumowska
Elenco: Andrzej Chyra, Mateusz Kościukiewicz, Łukasz Simlat
O Padre Adam assume uma pequena paróquia no meio do nada. Ele organiza um centro comunitário para os meninos problemáticos e sua disposição é apreciada pelos moradores, que aceitam-no como um dos seus. Mas ninguém sabe que ele esconde seu próprio segredo. Depois de conhecer um introvertido e incomum jovem, Padre Adams é forçado a enfrentar um longo fardo esquecido. Como piores suspeitas dos moradores se confirmam, o Padre Adam se torna um claro inimigo.

ENTRE NÓS
2013 │color │digital 35mm│ 97 min. │Ficção
Brasil
Diretor: Paulo Morelli
Elenco: Caio Blat, Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro, Paulo Vilhena, Martha Nowill, Julio Andrade, Lee Taylor
Isolados numa casa de campo, jovens amigos decidem escrever e enterrar cartas destinadas a eles mesmos, para serem abertas dez anos depois. Porém, após uma tragédia ocorrida naquele
mesmo dia, os amigos ficam dez anos sem se ver. Agora, este reencontro irá trazer à tona antigas paixões, novas frustrações e um segredo mal enterrado.

ESCUDO DE PALHA (SHIELD OF STRAW)
2013 │ 125 min. │ Ficção
Japão
Diretor: Takashi Miike
Elenco: Takao Osawa, Nanako Matsushima, Tatsuya Fujiwara
“Mate Kunihide Kiyomaru, e eu lhe pago 1 bilhão de yen.” Esse é o anuncio colocado em todos os grandes jornais do Japão. Assim, o poderoso multibilionário Ninagawa põem um preço irresistível na cabeça do homem que ele acredita ser o assassino de sua neta. Vendo que se tornou um alvo para milhões de pessoas, Kiyomaru se entrega para a Estação de Polícia de Fukuoka. Quatro agentes são despachados para trazer Kiyomaru de volta para Tóquio, arriscando suas próprias vidas, mas agora um grande número de assassinos os aguarda na jornada de 1,200km. A viagem vira uma perseguição infernal, onde qualquer pessoa pode ser um matador.

ESTRADA PARA O NORTE (ROAD NORTH)
2012│ 110 min. │ Ficção
Finlândia
Diretor: Mika Kaurismäki
Elenco: Vesa-Matti Loiri, Samuli Edelmann, Peter Franzén
Apesar de ser um pianista respeitado, a vida pessoal de Timo não anda muito bem. Um dia, um homem estranho chamado Leo aparece em sua porta. Leo diz ser o pai de Timo, foi embora quando o filho tinha apenas três anos e voltou para responder perguntas sobre o passado e entregar um legado um pouco misterioso. Para fazer isso, os dois terão que viajar juntos, rumo norte. No trajeto, os dois se aproximam enquanto Timo aprende exatamente quem é seu pai e o que o levou a abandonar ele há tanto tempo atrás.

EXILADOS DO VULCÃO
2013 │cor │digital│ 125 min. │ Ficção
Brasil
Diretor: Paula Gaitán
Elenco: Clara Choveaux, Vincenzo Amato, Simone Spoladore, Bel Garcia, Lorena Lobato, Maíra Senise, Ava Rocha.
Ela conseguiu salvar do incêndio uma pilha de fotografias e um diário com frases escritas à mão. Estas palavras e rostos são os únicos rastros deixados pelo homem que ela um dia conheceu e amou. Cruzando montanhas e estradas, ela tenta refazer os passos dele. Os lugares que ela visita carregam pessoas, gestos, lembranças e histórias que, pouco a pouco, se tornam parte de sua vida.

FATA MORGANA (FATA MORGANA)
2012 │PB │35mm digital│140 min. │ Ficção
Áustria
Diretor: Peter Schreiner
Dois amantes enrugados, marcados pela vida, expõem suas emoções íntimas. Giuliana compara as válvulas de seu espírito com portas fechadas, as quais “é preciso abrir cuidadosamente”. “Mas”, Christian se pergunta, “isso te faz mais feliz?” Eles falam devagar,
calmamente, procurando as palavras certas para seus demônios interiores. Tudo se resume à razão e ao sentimento – e onde ambos se encontram. Se resume à realidade, ao mesmo tempo familiar e alienante. E à impossibilidade de entender a si próprio – quem dirá ao outro. Peter Schreiner empreende uma busca psicanalítica para a existência humana: um cruzamento entre Freud e Sartre, mágico e minimalista.

FEIO, EU?
2013 │color │digital │ 70 min. │Documentário
Brasil
Diretor: Helena Ignez
O filme manifesto foi realizado a partir de uma oficina para atores realizada na Lapa, Rio de Janeiro, no espaço do Cinema Nosso, e estendeu-se em localizações em Paris e Kerala, Índia. Multifacetado como um caleidoscópio, os personagens surgem em cenas e sequências também em múltiplas telas. Realizado com diversas mídias de captação de imagens, usa este signo da variedade, imposto pela produção independente, como experimentação e linguagem. Transpondo os limites de estilo, o filme navega num mar de metáforas, políticas filosóficas e musicais, do Príncipe Harry a Heráclito, passando por uma serie de autores como Rimbaud, Brecht, Nietzsche, Bispo do Rosário e Eduardo Viveiros de Castro, captando um país contraditório e original.

FIFI GRITA DE FELICIDADE (FIFI HOWLS FROM HAPPINESS)
2013 │cor │ digital│96 min. │ Documentário
EUA, França
Diretor: Mitra Farahani
Elenco: Bahman Mohassess, Rokni Haerizadeh, Ramin Haerizadeh, Farshad Mahootforoush
Os últimos dois meses de vida do lendário artista iraniano Bahman Mohassess. Uma espécie de Diógenes misterioso e contemporâneo, ele é contratado por dois jovens artistas, Rokni e Ramin Haerizadeh, depois de um exílio voluntário de quase 30 anos. Com a sua morte prematura, no entanto, o trabalho torna-se a sua “obra-prima desconhecida”.

FRAGMENTOS DE KUBELKA (FRAGMENTS OF KUBELKA)
2012 │cor│35mm digital│ 232 min. │ Documentário
Áustria
Diretor: Martina Kudlácek
A complexa visão de mundo do icônico cineasta e teórico Peter Kubelka. Enquanto os radicais e pioneiros filmes de Kubelka são um trabalho altamente condensado de cerca de uma hora focando a essência do cinema, suas lendárias palestras muitas vezes se desdobram ao longo de muitas horas.

GRIGRIS
2013 │ 101 min. │ Ficção
França, Chade
Diretor: Mahamat-Saleh Haroun
Elenco: Souleymane Deme, Anaïs Monory, Cyril Guei
Apesar de uma perna paralisada, que poderia ter impedido a maioria dos caminhos, Grigris, de 25 anos, sonha em ser dançarino. Um desafio, mas seus sonhos são frustrados quando seu
sogro cai gravemente doente. Para salvá-lo, Grigris decide trabalhar para traficantes de gasolina.

INCH’ALLAH
2012 │color │digital│102 min. │ Ficção
Canadá, França
Diretor: Anaïs Barbeau-Lavalette
Elenco: Evelyne Brochu, Sabrina Ouazani, Sivan Levy
Chloe é uma jovem médica que trabalha num campo de refugiados na Cisjordânia, onde monitora a gravidez de jovens palestinas. Entre postos de fronteira e balas perdidas, Chloe começa a desvendar a guerra e se vê dividida entre os dois lados do conflito.

INSIDE LLEWYN DAVIS (INSIDE LLEWYN DAVIS)
FILME DE ABERTURA 2013 │color │digital│ 105 min. │ Ficção
EUA, França
Diretor: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: Oscar Isaac, Carey Mulligan, Justin Timberlake, John Goodman, Garret Hedlund
Llewyn Davis é um jovem cantor de folk no universo musical de Greenwich Village em 1961. Enquanto um inverno rigoroso assola Nova York, o rapaz, sempre com o violão na mão, luta para ganhar a vida como músico e enfrenta obstáculos que parecem insuperáveis – começando pelos que ele próprio criou. Llewyn sobrevive graças à ajuda dos amigos e até de desconhecidos, aceitando todo o tipo de trabalho. Entre os cafés do Village e um clube sempre vazio de Chicago, suas desventuras o levam até uma audição com o grande produtor musical Bud Grossman.

JACKIE (JACKIE)
2012 │color │digital│ 96 min. │ Ficção
Holanda, EUA
Diretor: Antoinette Beumer
Elenco: Holly Hunter, Carice van Houten, Jelka van Houten
As irmãs gêmeas Sofie e Daan foram criadas por seus dois pais. Quando elas recebem um telefonema inesperado dos Estados Unidos de sua até então desconhecida mãe biológica, Jackie, elas embarcam numa jornada que modifica tudo o que acreditavam ser verdade. A viagem com a estranha e desajustada Jackie mudará a vida de Sofie e Daan para sempre.

JOGO DAS DECAPITAÇÕES
2012 │cor │digital│ 95 min. │ Ficção
Brasil
Diretor: Sergio Bianchi
Elenco: Fernando Alves Pinto, Clarisse Abujamra, Silvio Guindane, Maria Manoella, Maria Alice Vergueiro, Antônio Petrin, Sérgio Mamberti, Elias Andreato, Paulo César Pereio, Renato Borghi, Ana Carbatti
Leandro, um jovem estudante pressionado a finalizar seu mestrado, realiza pesquisas a respeito da ditadura militar no Brasil. Nesse processo, se depara com obra do artista recém-falecido Jairo Mendes e parte em busca de seu único filme, Jogo de Decapitações, censurado pelo governo em 1973.

JONAS NA SELVA (JONAS IN THE JUNGLE)
2013 | Documentário
Alemanha
Diretor: Peter Sempel
A lenda viva do cinema de vanguarda, Jonas Mekas, está com 90 anos porém ainda ativo, dançando e cantando. O filme observa Jonas de muitas perspectivas: a sua vida cotidiana, no trabalho, na sua cozinha no Brooklyn e acompanha-o enquanto ele vai surfar no internet, protestar online pela necessidade de liberdade para o cinema, a arte, a literatura, as pessoas e as nações.

KOHLHAAS – OU A PROPORCIONALIDADE DOS MEIOS (KOHLHAAS – OR THE PROPORTIONALITY OF MEANS)
2012 │ 90 min. │ Ficção
Alemanha
Diretor: Aron Lehmann
Elenco: Robert Gwisdek, Jan Messutat, Thorsten Merten
No interior da Bavária, Michael Kohlhaas, o drama histórico de Kleist (1777 – 1811) começa a ser rodado. Mas ao invés de filmar um épico enorme com figurino ostensivo, homens adultos vestidos com macacões azuis ou ternos correm pela floresta lutando com armas imaginárias. O jovem Diretor: Lehman está lutando por seu ideal, por seu filme, apesar de todo o patrocínio ter sido cancelado após o primeiro dia de gravações. Entusiasmado, Lehmann apela para a imaginação de sua equipe. Ele está convencido de que o trabalho dos atores e a imaginação da audiência serão suficientes para tornar o filme autêntico. Mas depois de alguns dias de filmagem, o humor no set muda. Vozes negativas se levantam e tudo parece sair do controle. Pouco a pouco, o enredo ficcional de Kohlhaas toma conta da realidade. Lehmann vê suas esperanças se desfazerem. Mas ele sabe: o filme precisa terminar. A qualquer custo.

LAS HORAS MUERTAS (THE EMPTY HOURS)
2013 │cor │digital│ 100 min. │ Ficção
México, França, Espanha
Diretor: Aarón Fernández
Elenco: Kristyan Ferrer, Adriana Paz, Eliseo Lara Martínez
No desolado litoral de Veracruz, no México, Sebastián, um garoto de 17 anos, começa a cuidar por conta própria do pequeno motel de seu tio. Lá, ele conhece Miranda, uma cliente habitual que vai ao motel para encontrar um amante que sempre a deixa esperando. Durante esse tempo de espera, Sebastián e Miranda se conhecem melhor, e um breve jogo de sedução começa entre eles.

LINO MICCICHÉ, MEU PAI – UMA VISÃO DO MUNDO (LINO MICCICHÉ, MIO PADRE – UNA VISIONE DEL MONDO.)
2013 │cor │digital│ 83 min. │ Documentário
Itália
Diretor: Francesco Micciché
A vida de Lino Miccichè, um grande intelectual, crítico, historiador, colunista e agitador cultural é narrada do ponto de vista pessoal de seu filho, o Diretor: Francesco Miccichè. Sua abordagem da vida de Lino, enriquecido com material de arquivo ainda não publicado da RAI, segue a
história completa do cinema italiano dos anos 50 até hoje, refletindo sobre uma geração inteira de pais e o que eles deixaram a seus filhos.

LOVE MARILYN
2012 | digital | 107 min. | documentário
EUA | França
Diretor: Liz Garbus
Celebridades modernas interpretam trechos de memórias escritas por pessoas que conheciam Marilyn Monroe, assim como seus diários e cartas pessoais recentemente descobertos.

MARCAS QUE FICAM (NIEULOTNE)
2012 │color │ digital│ 93 min. │ Ficção
Polônia, Espanha
Diretor: Jacek Borcuch
Elenco: Jakub Gierszal, Magdalena Berus, Angela Molina Michal e Karina se apaixonam durante suas férias de verão na Espanha. Em meio aos vinhedos banhados pelo sol e em êxtase com o novo romance, tudo parece alegre e inocente. Quando Michal confronta um proprietário de terras de temperamento desagradável enquanto mergulha, um ato impulsivo leva a uma virada drástica em suas vidas.

MARINA
2013 │cor │digital│118 min. │Ficção
Bélgica, Itália
Diretor: Stijn Coninx
Elenco: Matteo Simoni, Evelien Bosmans, Luigi Lo Cascio
Itália, 1948. O Jovem Rocco cresce na Calábria, até que um dia seu pai Salvatore decide ir para a Bélgica, onde luta para ganhar dinheiro trabalhando em uma mina de carvão. Logo, ele manda buscar a família. Do dia para a noite, Rocco vira um imigrante e tem que lidar com as consequências. Rocco quer ser como os outros jovens, quer tornar-se alguém e ter um propósito na vida. Contra a vontade de seu pai, ele encontra um escape na música e no amor. Baseado nas memórias de infância do cantor ítalo-belga Rocco Granata.

MÁRIO LAGO
2013 │color │digital│96 min. │Documentário
Brasil
Diretor: Marco Abujamra, Markão Oliveira
Um dos maiores expoentes da arte brasileira do século 20, Mário Lago foi autor, dramaturgo, compositor e ator. Com suas letras e opiniões, contribuiu para mudar gerações sem abrir mão de sua personalidade e carisma. Um filme com imagens de arquivo raras, músicas e curiosidades sobre um artista completo, sua história e “rolanças do tempo”.

METEORA
2012 │cor │81 min. │ Ficção
Alemanha, Grécia
Diretor: Spiros Stathoulopoulos
Elenco: Theo Alexander, Tamila Koulieva
Nas planícies aquecidas da Grécia central, monastérios ortodoxos elevam-se acima de pilares de arenito, suspensos entre o céu e a terra. O jovem monge Theodoros e a freira Urania
dedicaram suas vidas aos estritos rituais e costumes de sua comunidade. Um afeto que cresce de um para o outro coloca suas vidas monásticas em risco. Divididos entre a devoção espiritual e o desejo humano, eles devem decidir que caminho devem seguir.

MEU CACHORRO ASSASSINO (MY DOG KILLER)
2013 │ color │35mm │ 90 min.│Ficção
Eslováquia, República Checa
Diretor: Mira Fornay
Elenco: Adam Mihál, Marián Kuruc, Libor Filo, Irena Bendová
Marek, um jovem de dezoito anos, mora perto da fronteira entre a Eslováquia e a Morávia com seu pai e seus amigos hooligans. Mas seu melhor amigo mesmo é seu violento cachorro. A mãe saiu de casa e hoje cria seu meio-irmão de origem cigana. Alienado do mundo, ele se sente sozinho no meio racista que o circunda – e um dia causa um terrível acidente.

MINHAS SESSÕES DE LUTA (MÊS SÉANCES DE LUTTE)
2013 │ 90 min. │ Ficção
França
Diretor: Jacques Doillon
Elenco: Sara Forestier, James Thiérrée
A disputa verbal de um casal se intensifica com empurrões, socos e agressões, até o ponto onde as frequentes sessões de combates se tornam verdadeiras batalhas amor.

MINUTOS ATRÁS
2012 | digital | 100 min. | Ficção
Brasil
Diretor: Caio Sóh Elenco: Vladimir Brichta, Otávio Müller, Paulinho Moska Nildo (Otávio Muller) e Alonso (Vladimir Brichta) são dois catadores, de almas solitárias que vagam pela vida atrás de restos de sonhos e medos, jogados fora, em busca de um motivo para suas vidas. Junto com o cavalo Ruminante (Paulinho Moska), seu companheiro, os dois partilham estórias fantásticas e surreais que, às vezes, beiram a insanidade. Eles caminham rumo à construção de um novo destino para sua existência, angustiados pela passagem do tempo.

MOFO (MOLD)
2012 │ 92 min. │ Ficção
Turquia, Alemanha
Diretor: Ali Aydin
Elenco: Ercan Kesal, Muhammet Uzuner, Tansu Biçer
Basri é um homem solitário que parece estar à deriva em sua própria vida. Ele observa ferrovias; caminha pelas trilhas intermináveis através da imensa paisagem da Anatólia. Seu único filho, Seyfi, foi levado sob custódia há 18 anos e ninguém ouviu falar dele desde então. Após a morte de sua esposa, Basri lentamente se isolou do convívio social. Mas ainda há esperança em sua vida, assim como ele continua a escrever petições duas vezes por mês para encontrar seu filho.

MORRO DOS PRAZERES
2013 │color │digital│ 90 min. │ Documentário | Brasil
Diretor: Maria Augusta Ramos
Uma crônica documental sobre o dia-a-dia de uma comunidade do Rio de Janeiro um ano depois da instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Durante quatro meses, entre abril e julho de 2012, a cineasta e sua equipe acompanharam o cotidiano da favela que dá nome ao filme, em Santa Teresa, observando o processo de pacificação a partir do ponto de vista de seus protagonistas: de um lado, os moradores da comunidade, que experimentam uma nova rotina a partir da instalação da UPP, e de outro, os policiais, que representam a presença da lei em um espaço até então marcado por sua ausência.

MOUTON (SHEEP)
2012 │ 100 min. │ Ficção
França
Diretor: Marianne Pistone, Gilles Deroo
Elenco: David Merabet, Michael Mormentyn, Cindy Dumont, Audrey Clement
Foi dito que o jovem Mouton viveria sua vida simples de empregado no Restaurante do Mar por três anos, e que ele seria arrancado dessa esta vida depois de uma noite trágica na festa local de Sainte Anne. Esta é a história fragmentada de seus amigos, em uma pequena cidade habitada por cães e esperanças, contidas nos pequenos gestos.
Vencedor do Prêmio de melhor primeiro longa-metragem no Festival de Locarno.

NAS QUEBRADAS DO MUNDARÉU – A VIAGEM DE PLÍNIO MARCOS
2013 │color │35mm digital│ 102 min. │Documentário | Brasil
Diretor: Julio Calasso
Mergulho na política dilacerante de Plinio Marcos, um artista que colocou de quatro a dramaturgia brasileira. Através do choque entre sintonias e fissuras em um tempo de tremores e um país dilacerado por uma ditadura asfixiante, de um lado, e a exuberância criadora nas artes e na vida social, na política, na ousadia de novos personagens, nas demandas brotando dos ralos das quebradas do mundaréu, nas oposições, na quebra de paradigmas e na inquietude libertária e transformadora, de outro, revela-se o artista através de uma narrativa articulada entre filmes, poemas, espetáculos, depoimentos, músicas e entrevistas.

NENHUM LUGAR SOBRE A TERRA (NO PLACE ON EARTH)
2012 │cor │83 min. │ Documentário
Alemanha, EUA, Reino Unido
Diretor: Janet Tobias
Em 1993, Chris Nicola, um americano entusiasta por cavernas, explorava um dos “gigantes de gesso” da Ucrânia, uma das cavernas horizontais mais longas do mundo. Dentro deste labirinto, ele encontra sinais de uma antiga habitação humana. Após escutar histórias de como o lugar era utilizado por famílias judias como esconderijo dos nazistas, Nicola conseguiu desvendar o mistério sobre os habitantes depois de nove anos. Construído acida de entrevistas com cinco ex-habitantes da caverna, o filme é um testamento da ingenuidade, da força de vontade e a da permanência contra todas as chances.

NOITES SEM DORMIR (SLEEPLESS NIGHTS)
2012 │ 128 min. │ Documentário
Líbano, Palestina, UAE, Catar, França
Diretor: Eliane Raheb
Através das historias de Assaad Shaftari, o oficial superior de alta distinção de uma milícia cristã de direita responsável por várias mortes durante a Guerra Civil do Líbano, e Marayam Saiidi, a mãe de Maher Kassir, uma jovem guerrilheira comunista que desapareceu em 1982, o filme examina as feridas da guerra e pergunta se é possível chegar à redenção e o perdão.

O BACANAL DO DIABO E OUTRAS FITAS PROIBIDAS
2013 | 62 min. | digital | Ficção
Brasil
Diretor: Ivan Cardoso
Mais uma obra única de Ivan Cardoso. Onde ele mistura cinema pop e experimental, reunindo filmes restaurados e novas produções de 2012 e 2013.
O BRILHO DO DIA (THE SHINE OF THE DAY)
2012 │ 90 min. │ Ficção
Áustria Diretor: Tizza Covi, Rainer Frimmel Jovem ator de sucesso, Philipp atua nos maiores teatros de Viena e Hamburgo. Ele vive tão imerso em sua carreira que acaba perdendo o contato com o resto do mundo. Mas o encontro com o tio Walter, ex-artista de circo vagabundo e afável, irá lembrá-lo de que a vida não é apenas o palco.

O CADERNO GRANDE (THE NOTEBOOK)
2013 │ 100 min. │ Ficção
Hungria, Alemanha
Diretor: János Szász
Elenco: László Gyémánt, András Gyémánt, Piroska Molnár
Com a Segunda Guerra Mundial quase chegando ao fim, moradores de cidades grandes estão à mercê de ataques aéreos e fome. Uma mãe desesperada deixa seus filhos gêmeos de 13 anos em uma casa de campo com a avó, apesar do fato de que esta avó é uma alcoólatra cruel. Antes mimados, os gêmeos devem aprender a sobreviver sozinhos em seus novos arredores rurais. Eles logo aprendem que a única maneira de lidar com o mundo absurdo e desumano dos adultos e a guerra é ser completamente frios e sem piedade.
Baseado no romance de Agota Kritóf.

O ESTRANHO CURSO DOS EVENTOS (A STRANGE COURSE OF EVENTS)
2013 | color | digital | 98 min. | Ficção
França, Israel
Diretor: Raphaël Nadjari
Saul, quarentão, sonhador melancólico, decide visitar seu pai, a quem não vê há cinco anos e a quem ele culpa por todos os seus males. Após alguns inesperados eventos, ele descobre uma possível nova vida ..

O FANTÁSTICO MUNDO DE JUAN OROL (EL FANTÁSTICO MUNDO DE JUAN OROL)
2012 │ color │35mm │ 94 min.│Ficção
México
Diretor: Sebastiam Del Amo
Elenco: Roberto Sosa, Roger Cudney, Jesús Ochoa
A fascinante história do rei do cinema B mexicano, Juan Orol. Originalmente criado em Cuba, Juan vira jogador de beisebol, boxeador, piloto de corridas, toureiro, agente secreto, jornalista, Diretor: teatral antes de entrar no mundo do cinema. Não entende de close-ups, nem de travellings, mas sabe o que o público quer. Dirigindo seus filmes durante a Idade de Ouro do cinema mexicano, Orol cria o gênero do gangster tropical, seduz suas belas divas e obtém seu título de “surrealista involuntário”. Utilizando técnicas de filmagem equivalente as eras que retrata, o filme é uma carta de amor para esse Diretor: que se fez sozinho e acabou quase sendo apagado na história do cinema mexicano.

O FIM DE SEMANA (THE WEEKEND)
2012 │color | 97 min. │ Ficção
Alemanha
Diretor: Nina Grosse
Elenco: Sebastian Koch, Katja Riemann, Sylvester Groth
Jens Kessler, um terrorista da Facção do Exército Vermelho na Alemanha, é libertado da prisão. Durante os 18 anos que ele permaneceu lá, sua família, amigos e camaradas seguiram com suas vidas, cada um projetando sua própria fantasia de heroísmo ou falha em Jens. Para Inga, seu grande amor e mãe de seu filho, o passado e o presente entram em conflito durante o primeiro fim de semana de liberdade. Enquanto a tensão cresce, só leva uma faísca para acender uma erupção de hostilidade. Baseado no romance de Bernhard Schlink, autor de O Leitor.

O GAROTO QUE COME ALPISTE (BOY EATING BIRDS FOOD)
2012 │color │digital│ 80 min. │ Ficção
Grécia
Diretor: Ektoras Lygizos
Elenco: Yannis Papadopoulos, Lila Baklesi, Kleopatra Perraki
Yorgos é um cantor de 22 anos que mora em Atenas e é desempregado, sem dinheiro, namorada ou comida. Esvazia latas de lixo, rouba migalhas de seu vizinho e come as algumas das sementes adquiridas para seu único companheiro, um canário. Seu único contato com o mundo de fora é quando ele persegue uma atraente recepcionista de hotel. Quando ele é despejado de casa, não lhe resta mais nada.
Uma modernização do romance Fome, escrito por Knut Hamsun em 1890.

O HOMEM DAS MULTIDÕES
2013 │color │digital│ 95 min. │ Ficção
Brasil
Diretor: Marcelo Gomes, Cao Guimarães
Elenco: Paulo André, Sílvia Lourenço, Jean-Claude Bernardet
Juvenal é condutor do metrô de Belo Horizonte. Margô é controladora de estação. Ambos vivem num estado de isolamento social. Cada um ao seu modo: Juvenal vive a solidão de não conseguir estar só, e se alivia dessa sensação se refugiando na multidão presente nas ruas da urbe. Já Margô vive uma solidão virtual e está confinada no universo das redes sociais, não estabelencendo relações com pessoas do mundo real.

O INTRÉPIDO (L’INTREPIDO)
2013 | cor | 104 min. | Ficção
Itália
Diretor: Gianni Amelio
Pane Antonio está desempregado. Enquanto espera para conseguir um emprego de verdade, ele vira biscate, costureiro, porteiro, pedreiro, motorista.

O JARDINEIRO (THE GARDENER)
2012 │ 87 min. │Documentário
Israel, Irã, Reino Unido
Diretor: Mohsen Makhmalbaf
Um cineasta iraniano e seu filho viajam à Israel para investigar uma religião mundial com cerca de sete milhões de seguidores, criada no Irã há aproximadamente 170 anos. Jovens de todo o mundo vão à Haifa, centro da religião, para servir. Aqueles que trabalham nos jardins ao redor dos palácios sagrados desenvolvem atitudes pacíficas através de sua interação com a natureza. Enquanto acompanha um jardineiro de Papua Nova Guine, o pai descobre semelhanças entre os ensinamentos dessa religião – nascida no Irã – e as ideias propagadas por líderes como Mandela e Gandhi. O pai questiona se o Irã ainda estaria produzindo armas nucleares enquanto seus habitantes adotaram uma religião tão pacífica. Ele debate suas ideias com o filho, que também investiga o tema, mas que está certo de que todas as religiões provocam a destruição. Como resultado de tais argumentos, pai e filho se separam e passam a perseguir seus próprios caminhos.

O LOBO ATRÁS DA PORTA
2013 │color │digital│ 100 min. │ Ficção
Brasil
Diretor: Fernando Coimbra
Elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento
Uma criança é raptada. Na delegacia, Sylvia e Bernardo, pais da vítima e Rosa, principal suspeita e amante de Bernardo, prestam depoimentos contraditórios. Rosa e Bernardo se conheceram num trem do subúrbio do Rio de Janeiro e tornaram-se amantes. Obcecada, Rosa desenvolve uma amizade secreta com Sylvia, sem que ela saiba de sua relação com o marido.

O MENINO E O MUNDO
2013 │color │35mm │ 85 min. │ Animação
Brasil
Diretor: Alê Abreu
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança e com músicas de Ruben Feffer e Gustavo Kurla.

O RIO NOS PERTENCE
2013 | cor | digital | 75 min.| Ficção
Brasil
Diretor: Ricardo Pretti
Depois de receber um cartão postal estranho, Marina retorna à sua cidade natal Rio de Janeiro, após uma ausência de 10 anos. Ela não sabe por que ela voltou, então começa a procurar respostas em seu passado. Marina encontra-se com um antigo namorado e sua irmã, mas eles não podem ajudá-la. Rio de Janeiro parece estar envolto por um feitiço profundo e secreto.

O SABOR DOS CAROÇOS DE MAÇÃ (GESCHMACK VON APFELKERNEN)
2013 │ 100 min. │ Ficção
Alemanha
Diretor: Vivian Naefe
Elenco: Hannah Herzsprung, Paula Beer, Meret Becker
Quando Bertha more, neta Iris herda a sua casa e encontra-se no lugar onde ela passou várias férias de verão. Ela fica sozinha na casa durante uma semana, sem saber se quer ou não quer ficar com ela. Enquanto ela caminha de quarto a quarto, ela relembra memórias que ela achava ter esquecido e descobre que existem várias maneiras de esquecer. Lembrar é uma delas.
Baseado no romance best-seller de Katharina Hagena.

O UIVO DA GAITA
2013 | 75 min.| digital | cor | Ficção
Brasil
Diretor: Bruno Safadi
Uma história de amor líquido entre Antônia, Luana e Pedro.
Um filme de amor que, através das emoções vividas pelos personagens, em cenas construídas com delicadeza e sensualidade, nos leva a pensar sobre as relações afetivas no mundo contemporâneo. O Rio de Janeiro e seus pontos exuberantes, são os locais onde os personagens divagam e vivem uma atmosfera de intenso prazer visual .

O VELHO STOCK (OLD STOCK)
2012 │cor │digital│ 85 min. │ Ficção
Canadá
Diretor: James Genn
Elenco: Noah Reid, Melanie Leishman, Meghan Heffern
Stock Burton é uma lenda local. Um evento monumental de seu passado o congelou, fez sua família entrar em colapso e colocou a cidade inteira contra ele. Agora, Stock simplesmente escolheu desistir da vida e “se aposentar”, juntando-se ao seu avô, o recentemente separado Harold, na casa de idosos Golden Seasons. Mas após passar dois anos ignorando seus problemas, Stock é forçado a regressar para a realidade quando o seu passado ressurge.

OBRIGADO POR NADA (LET’S JUMP)
2013 │color │digital│ 95 min. │ Ficção
Suiça, Alemanha
Diretor: Oliver Paulus, Stefan Hillebrand
Elenco: Joel Basman, Nikki Rappl, Bastian Wurbs, Anna Unterberger
Valentin, Tito e Lukas planejam roubar um posto de gasolina para provar a si mesmos – e as outras pessoas – que não são perdedores. Mas o roubo não é uma tarefa fácil, especialmente quando você se senta em uma cadeira de rodas e até mesmo uma simples viagem no trem de subúrbio significa uma infindável variedade de dificuldades.

OLHO NU
2012 │color │digital│ 101 min. │Documentário
Brasil
Diretor: Joel Pizzini
Filme-ensaio que retrata a vida e a obra de Ney Matogrosso a partir de um conjunto de imagens e sons reunidos pelo artista, em contraponto com sequências atuais. Num espetáculo sobre o percurso musical de Ney Matogrosso, o longa evoca sua história nos palcos e na vida cotidiana. Sem nostalgia ou reverência, revela o homem por trás do personagem, sondando as motivações de sua arte, o senso crítico, o caráter libertário e político que permeia seu repertório.

OMAR
2013 │ 94 min. │ Ficção
Palestina
Diretor: Hany Abu-Assad
Elenco: Adam Bakri, Leem Lubany, Waleed F. Zuaiter
Omar está acostumado a se esquivar dos tiros da vigilância para atravessar o muro que separa Israel e Palestina para visitar seu amor secreto, Nadia. Mas a Palestina ocupada não conhece nem o amor simples, nem a guerra claramente estabelecida. Do outro lado do muro, o sensível e jovem padeiro Omar se torna um combatente pela liberdade que deve enfrentar escolhas dolorosas sobre a vida. Quando Omar é capturado após um ato de resistência, ele se vê em um jogo de gato e rato com a polícia. Desconfiança e traição colocam em risco a confiança de longa data com os cúmplices e amigos de infância Amjad e Tarek, irmãos de Nadia e militantes. Os sentimentos de Omar rapidamente se dilaceram, assim como a paisagem palestina. Mas é evidente que tudo o que ele faz é por seu amor por Nadia.

ONTEM NUNCA TERMINA (AYER NO TERMINA NUNCA)
2013 │ 108 min. │ Ficção
Espanha
Diretor: Isabel Coixet
Elenco: Javier Cámara, Candela Peña
Um dia, em abril de 2017. A Espanha atingiu o ponto mais baixo da recessão com mais de sete milhões de desempregados e mais de três milhões de casas abandonadas porque seus proprietários estão afogados em dívidas. Um casal que se separou anos atrás se reencontra em um armazém de aspecto futurista. Assim como o depósito nunca foi concluído, seu relacionamento também foi interrompido quando depois de um acontecimento trágico, eles seguiram caminhos diferentes. Agora, ele decidiu transformar o passado em um romance.

OS AMIGOS
2013 │color │35mm digital│ 89 min. │Ficção
Brasil
Diretor: Lina Chamie
Elenco: Marco Ricca, Dira Paes, Sandra Corveloni, Teka Romualdo, Lucas Zamberlan, Davi Galdeano, Alice Braga, Caio Blat, Fernando Alves Pinto, Rodrigo Lombardi
Sem a amizade não existe o amor. Um dia especial na vida de Théo. Pela manhã, ele vai ao funeral de seu melhor amigo de infância. Durante o dia, as lembranças vêm, levando Théo a olhar a vida de outra maneira. É Majú, uma amiga por quem tem grande afeição, que o ajudará a recuperar as esperanças.

OS ANOS FELIZES (ANNI FELICI)
2013 │ 100 min. │ Ficção
Itália, França
Diretor: Daniele Luchetti
Elenco: Kim Rossi Stuart, Micaela Ramazzotti, Martina Gedeck
Provido de uma câmera, o jovem Dario captura os eventos que mudarão para sempre o destino de sua família. Guido, seu pai, vem de uma família de intelectuais que criticaram o seu casamento com Serena, filha de uma próspera família de empresários. O sonho de Guido é se tornar um artista consagrado, enquanto Serena parece só se preocupar com a felicidade de todos. É então que a mente aberta de Helke irá para mudar suas vidas para sempre.

OS APACHES (LES APACHES)
2013 │cor │digital│ 82 min. │ Ficção
França
Diretor: Thierry de Peretti
Elenco: François-Joseph Culioli, Aziz El Haddachi, Hamza Meziani
Durante o verão na Córsega, enquanto milhares de turistas invadem as praias, cinco adolescentes de Porto Vecchio passam o tempo juntos. Um dia, um deles lidera os outros até uma mansão desocupada. Eles passam a noite lá e, antes de deixarem o lugar, roubam duas espingardas valiosas. Quando a dona do lugar chega de Paris, reclama do roubo para um criminoso local que conhece.

OS CARAS DO PORTO (LOS CHICOS DEL PUERTO)
2013 │cor │ digital│78 min. │ Ficção
Espanha
Diretor: Alberto Morais
Elenco: Omar Krim Alapont, Blanca Bautista Díaz, Mikel Sarasa Huici
Miguel promete realizar uma jornada para o avô, trancado em casa pela própria família e impossibilitado de sair. A missão é simples: ir a um velório e deixar uma jaqueta do exército no túmulo de um senhor, amigo de seu avô. Acompanhado de Lola e Guillermo, Miguel caminha pela periferia de Valência a procura do cemitério e se depara com uma cidade deserta. Aos poucos, a aventura se torna arriscada e cheia de incertezas, algo que suas mentes infantis não conseguiram prever. Miguel, Lola e Guillermo terão que enfrentar um sentimento de abandono e solidão que conseguem superar graças à sua determinação e crença mútua. Sem dinheiro ou ajuda dos adultos que encontram pelo caminho, as três crianças tentam honrar, obstinados, uma promessa que tomaram para si.

OS SUB-HUMANOS (REDEMPTION IMPOSSIBLE)
2013 │ 90 min. │ Documentário
Alemanha, Austria, Hungria
Diretor: Christian Rost, Claus Strigel
Elenco: Renate Foidl, Jane Goodall, Geza Theleki
Na extremidade da Áustria, próximo a fronteira checa, encontra-se um abandonado parque safari onde vivem quarenta chipanzés que foram utilizados como cobaias para experimentos farmacêuticos. Infectados com vírus (como HIV e hepatite) e altamente agressivos, eles são acompanhados por quatro cuidadores que dirigem um projeto de reabilitação especial, tentando tirar os bichos de sua isolação contínua. Os chipanzés eventualmente mostram o que significa ser humano.

OUTRO SERTÃO
2013 | cor | digital | 73min | Documentário
Brasil
Diretor: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela
Outro Sertão é um documentário sobre a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia. Dividido em capítulos – a chegada, o amigo, o diário, o escritor, o diplomata, o alarme e a partida – o documentário rastreia os quatro anos vividos por Guimarães Rosa em Hamburgo. Imagens, em grande parte feitos por amadores alheios à estética oficial da propaganda nazista, esboçam o cenário no qual ele viveu. Trechos de cartas, contos e anotações em off revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de Guimarães Rosa na Alemanha nazista

PAIS E FILHOS (LIKE FATHER, LIKE SON)
2013 │ 120 min. │ Ficção
Japão
Diretor: Hirokazu Kore-Eda
Elenco: Masaharu Fukuyama, Machiko Ono, Yoko Maki, Lily Franky
Ryota ganhou tudo o que tem pela sua dedicação ao trabalho e acredita que nada pode impedi-lo de ter uma vida perfeita e viver como um vencedor. Até que um dia ele e sua esposa, Midori, recebem um inesperado telefonema do hospital. Seu filho de seis anos de idade, Keita, não é realmente o seu filho – o hospital trocou os bebês. Ryota se vê forçado a tomar uma decisão e escolher entre as duas crianças. Vendo o carinho de Midori com Keita mesmo depois de saber sua origem, e relacionando-se com a família que criou seu filho verdadeiro, Ryota começa a questionar seu papel de pai durante esses seis anos.

PELADA, FUTEBOL NA FAVELA
2013 | cor | 71 min. | Documentário
Brasil
Diretor: Alex Miranda O contraste entre o sonho das crianças carentes que desejam ser jogadores profissionais e a realidade do dia a dia da vida deles.

PELO MALO
2013 │ 95 min. │ Ficção
Venezuela
Diretor: Mariana Rondón
Elenco: Samuel Lange, Samantha Castillo
Junior é um menino de nove anos que tem “cabelo ruim”. Ele quer alisa-lo para sua foto no álbum de formatura para ficar parecido com um cantor famoso. Isso o coloca em desacordo com sua mãe, Marta. Quanto mais Junior tenta se apresentar melhor pelo amor de sua mãe, o mais ela o rejeita, até que ele é encurralado, cara a cara, com uma decisão dolorosa.

PICASSO E O ROUBO DA MONALISA (LA BANDA PICASSO)
2012 │cor│100 min. │ Ficção
Espanha
Diretor: Fernando Colomo
Elenco: Ignacio Mateos, Pierre Bénézit, Jordi Vilches, Stanley Weber, Raphaëlle Agogué
Em Paris no ano de 1911, Pablo Picasso e Guillaume Apollinaire são detidos e interrogados sobre o roubo da Mona Lisa. Serão eles parte de uma gangue internacional de ladrões de arte ou será isso um mal entendido?

PRESSÃO SANGUÍNEA (BLOOD PRESSURE)
2012 | cor | 95 min. | Ficção
Canadá Diretor: Sean Garrity
Uma mulher abandonada por sua família recebe cartas anônimas de um benfeitor. Ela se apega a essas cartas para se sentir viva, até que o benfeitor lhe pede um favor…

PRINCE AVALANCHE
2013 │color │94 min. │ Ficção
EUA
Diretor: David Gordon Green
Elenco: Paul Rudd, Emile Hirsch, Joyce Payne, Lance LeGault
Uma estranha espécie de dupla, Alvin, meditativo e severo, e o irmão de sua namorada, Lance, tapado e inseguro, deixam a cidade pra trás para passar o verão na solidão, repintando as linhas de tráfego de uma estrada devastada por um incêndio. Assim os dois começam sua gradual jornada ao longo da paisagem, trocando histórias e batendo de frente, e o que se desenvolve é uma amizade improvável que revela abordagens distintas para a procura de um caminho na vida. Vencedor do Urso de Prata de melhor Diretor: no Festival de Berlim.

QUERO VIVER (LIFE FEELS GOOD)
2013 │color │ digital│ 103 min. │ Ficção
Polônia
Diretor: Maciek Pieprzyca
Elenco: Dawid Ogrodnik, Dorota Kolak, Kamil Tkacz
Mateusz foi diagnosticado desde a infância com paralisia cerebral e tem pouco contato com o mundo exterior. Através de um monólogo interior, ele conta a história de sua vida, começando com a infância durante o início dos anos 80 até o presente, sempre lutando mostrar aos outros sua inteligência e capacidade. Inspirado em uma história real.

REDEMPTION
2013 │color │digital│27 min. │Ficção
Itália, Alemanha, França, Portugal
Diretor: Miguel Gomes
No dia 21 de Janeiro de 1975, numa aldeia no norte de Portugal, uma criança escreve aos pais em Angola para lhes dizer como Portugal é triste. No dia 13 de Julho de 2011, em Milão, um velho recorda o seu primeiro amor. No dia 6 de Maio de 2012, em Paris, um homem diz à filha bebê que nunca será um pai de verdade. Durante um casamento no dia 3 de Setembro de 1977, em Leipzig, a noiva luta contra uma ópera de Wagner que não lhe sai da cabeça. Mas onde e quando estes quatro pobres diabos começaram a procurar a redenção?

REVELANDO SEBASTIÃO SALGADO
2013 │color │35mm digital│75 min. │ Documentário
Brasil
Diretor: Betse de Paula
Primeiro documentário brasileiro sobre um dos mais respeitados fotógrafos contemporâneos. O filme busca entender e revelar o universo e a personalidade de Sebastião Salgado, que saiu de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais e ganhou o mundo se tornando um dos mais importantes fotógrafos da atualidade. Ainda, explora a forma como Salgado concebe a fotografia em todas as suas etapas, desde a influência dos pintores na forma de perceber e entender a luz até a concepção do tema do ensaio a ser realizado.

RIO ANO ZERO
2013 | color | 78 min.| Documentário
França, Brasil
Diretor: Aude Chevalier
Como o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016? Segue-se o processo eleitoral para prefeito e um retrato de um homem que luta, em meio a ameaças de morte, contra a corrupção e as desigualdades.

RIO CIGANO
2013 │cor │digital│ 81 min. │ Ficção
Brasil
Diretor: Julia Zakia
Elenco: Georgette Fadel, Leuda Bandeira, Sielma Ferraz, Ciça Ferraz
Uma cigana atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária.

RIOCORRENTE
2013 │color │digital│ 79 min. │ Ficção
Brasil
Diretor: Paulo Sacramento
Elenco: Lee Taylor, Simone Iliescu, Roberto Audio, Vinicius dos Anjos
Marcelo é jornalista. Carlos é um ex-ladrão de automóveis. Renata é uma mulher dividida entre dois relacionamentos tão diversos quanto seus desejos. Exu é o porvir.

ROA
2013 │color │digital│ 98 min. │ Ficção
Colômbia, Argentina
Diretor: Andrés Baiz
Elenco: Mauricio Puentes, Catalina Sandino, Santiago Rodríguez
Juan Roa Sierre é um homem ingênuo e supersticioso que também é o suposto assassino de Jorge Elicier Gaitan, político e advogado colombiano que era o candidato dissidente para o Partido Liberal nas eleições de 1950. Baseado em fatos reais, o filme retrata um homem acusado de causar um dos episódios mais violentos da história da Colômbia, caso que hoje é apelidado de “La Violencia”.

SÃO SILVESTRE
2013 │color, PB │digital│ 80 min. │Documentário
Brasil
Diretor: Lina Chamie
São Silvestre é a mais famosa corrida de rua do Brasil, realizada anualmente em São Paulo no dia 31 de dezembro. O filme constrói de maneira sensorial a experiência de correr uma maratona: respiração, ritmo, concreto, céu, som, memória, sonho. O “corpo-a-corpo” entre o homem e a cidade.

SEGURANÇA NACIONAL (NATIONAL SECURITY)
2012 │cor │digital│ 106 min. │ Ficção
Coreia do Sul
Diretor: Chung Ji-young
Elenco: Park Won-sang, Lee Kyeong-yeong, Myung Kye-nam
Em setembro de 1985, quando o regime militar censura cada som feito pelo público, Kim Jong-tae, um pai normal e defensor da democracia, é preso pela polícia. De olhos vendados, ele fica preso em uma sala de interrogatório em Namyoung-dong no prédio da segurança nacional do governo. A partir desse dia, Kim passa a ser torturado em uma pequena sala e é forçado a confessar que ele está a serviço da Coréia do Norte.

SETENTA
2013 │cor & PB │digital│ 90 min. │ Documentário
Brasil, Chile
Diretor: Emilia Silveira
Na década de 70 no Brasil, em pleno regime militar, um grupo de 70 presos políticos de diferentes organizações é enviado ao Chile em troca da libertação do embaixador suíço. O documentário reencontra esses personagens 40 anos depois do banimento. Quem são eles? Como eles veem o passado? Que sonhos têm para o futuro? Como sobreviveram e como vivem?

SEXO, DROGAS & IMPOSTOS (SEX, DRUGS & TAXATION)
2013 │cor │35mm digital│ 110 min. │ Ficção
Dinamarca
Diretor: Christoffer Boe
Elenco: Nicolas Bro, Pilou Asbæk, Jesper Christensen
Na Dinamarca, durante os anos 60, ambos o playboy alcoólatra Simon Spies e o especialista de fiscal Moogen Gilstrup, sentem-se excluídos. Juntos, eles formam uma parceria e pretendem tomar posse de uma linha aérea, em um processo que não só muda a aviação como também a paisagem política do país. Uma divertida jornada passando por impostos, viagens em massa, prostitutas e política.

SHHH…MENINAS NÃO GRITAM (HUSH…GIRLS DON’T SCREAM)
2013 │cor │35mm │ 106 min. │ Ficção
Irã
Diretor: Pouran Derakhshandeh
Elenco: Shahab Hosseini, Merila Zarei, Tannaz Tabatabaei
Shirin, uma garota de oito anos, sofre um acidente devido à falta de cuidado e a indiferença de seus pais. Por muito tempo, os ferimentos em sua alma permanecem e afetam sua vida. Os ferimentos são aprofundados e o acidente finalmente levam a um desastre que ele não consegue achar ninguém para falar sobre…

SINAIS DE CINZA, A PELEJA DE OLNEY CONTRA O DRAGÃO DA MALDADE
2013 | digital | 86 min. | documentário
Brasil
Diretor: Henrique Dantas Documentário que busca contar a história de Olney São Paulo trazendo para as telas a dimensão do seu trabalho. Um realizador que morreu durante a ditadura militar, vítima de processos de tortura, por conta de seus trabalhos. O filme trabalha com projeções de obras de Olney em espaços desgastados por onde ele passou ao longo de sua vida, incluindo a sala em que foi torturado até a morte.

SOMOS O QUE SOMOS (WE ARE WHAT WE ARE)
2013 │cor│ digital│ 100 min. │ documentário
EUA
Diretor: Jim Mickle
Os Parkers, uma família reclusa que segue costumes antigos, veem o segredo de sua existência ameaçada quando uma chuva torrencial castiga a região onde vivem, forçando as filhas Iris e Rose a assumir responsabilidades além daquelas de uma família típica.

TATUAGEM
2013 │color │35mm│ 110 min. │Ficção
Brasil
Diretor: Hilton Lacerda
Elenco: Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García, Sílvio Restiffe, Sylvia Prado
Brasil, 1978. Com a ditadura militar, ainda atuante, mostrando sinais de esgotamento, um grupo de artistas provoca a moral estabelecida com seus espetáculos de cabaré, ensaiando a resistência política a partir do deboche. É aí que Fininha, um soldado de dezoito anos do interior se apaixona por Clécio, dono de uma trupe anarquista.

TERRA DESCONHECIDA (UNKNOWN LAND)
2012 | cor | digital | 78 min. | Ficção
Grécia, Chipre, Iemen
Diretor: Manuel de Coco
A Primavera Árabe, Iêmen 2011: a revolução continua. É a estação das monções e a vida continua sem problemas para os habitantes da ilha de Socotra. Nossa aventura começa através de um náufrago que vê pela primeira vez a chance de conhecer a gratidão e renascer. Será que ele vai mudar seu destino? Será que ele vai voltar vivo?

THE DEEP
2012 │ 95 min. │ Ficção
Islândia
Diretor: Baltasar Kormákur
Elenco: Ólafur Darri Ólafsson, Stefán Hallur Stefánsson, Jóhann G. Jóhannsson
Baseado em fatos, um pescador tenta sobreviver ao congelante oceano após seu barco virar na costa sul da Islândia.

THE FILM TO COME
2013 | cor | digital | 83 min. | Ficção
França
Diretor: René Féret
Há 50 anos, Louis Gravet adoraria se tornar um ator. Seu irmão Peter, Diretor: de cinema, a ideia de lhe chamar para o papel principal de seu próximo filme. Circunstâncias familiares, suas esposas, seus filhos, sobrinha, irão impedi-los de realizar o projeto como planejam…

THE PRIEST´S CHILDREN
2013 | digital | 93 min. | Ficção
Croácia
Diretor: Vinko Bresan
Don Fabijan é um jovem padre que vai para servir em uma pequena ilha sem nome no mar Adriático. A fim de ajudar a aumentar a taxa de natalidade na ilha, ele decide furar as camisinhas antes de serem vendidas. Assim, ele se junta ao dono do quiosque e ao farmacêutico Marin. Depois de abolir todas as formas de controle de natalidade na ilha, as consequências não são as melhores.

TIM LOPES – HISTÓRIAS DE ARCANJO
2012 │cor │35mm │ 82 min. │Documentário
Brasil
Diretor: Guilherme Azevedo
O documentário narra a trajetória do jornalista Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, mais conhecido como Tim Lopes, que saiu do Rio Grande do Sul ainda criança para morar no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores repórteres investigativos do Brasil, Tim é admirado e reverenciado por sua forma singular de fazer jornalismo. Através de reencontros com amigos, colegas de profissão e personagens de matérias, Bruno, seu filho, percorre histórias inéditas da vida de Tim.

TITO ON ICE
2012 │color & PB │digital│76 min. │Documentário
Suécia, Alemanha
Diretor: Max Anderson, Helene Ahonen
Para promover o livro Bosnian Flat Dog, os cartunistas Max Andersson e Lars Sjunnesson viajam pelos países da ex-Iugoslávia com um boneco mumificado do Marechal Tito – ditador do antigo país até sua morte em 1980. Pelo caminho, eles encontram personagens que povoam a cena cultural “indie” pós-Iugoslávia. À medida que a jornada continua, os protagonistas começam a questionar a si próprios e a realidade onde se encontram. Ao observarem as guaritas fronteiriças tornarem-se cenários de sessões fotográficas e ao comprarem carcaças de granadas de suvenir, descobrem que a realidade é talvez mais estranha que a ficção. Uma viagem trágica, poética e hilária por um universo onde todas as fronteiras estão se desintegrando.

TODOS OS DIAS (EVERYDAY)
2012 │cor│35mm digital│ 106 min. │ Ficção
Reino Unido
Diretor: Michael Winterbottom
Elenco: Shirley Henderson, John Simm, Shaun Kirk
Durante um período de cinco anos, Karen leva os quatro filhos em uma jornada longa e difícil para visitar o marido, Ian, preso por um crime não especificado. Longe da prisão, a vida continua, com as crianças se envolvendo em brigas na escola quando um colega tira sarro do
pai. Karen, sentindo-se solitária, dorme com Eddie, que ela conhece do pub onde trabalha. Próximo ao fim de sua sentença, Ian consegue a permissão de passar um dia com sua família. Projeto feito sob encomenda do Channel 4, o filme foi realmente rodado durante cinco anos.

TOM NA FAZENDA (TOM AT THE FARM)
2013 | cor | digital |105 min.| Ficção
Canadá, França
Diretor: Xavier Dolan
Elenco: Xavier Dolan, Pierre-Yves Cardinal, Lise Roy O jovem Tom (Xavier Dolan) está em depressão após a morte de seu namorado. Ele viaja até o campo para o funeral, mas ninguém da família do falecido sabe sobre sua existência. Por conta das circunstâncias, e do irmão de seu namorado que tenta esconder da mãe a opção sexual do morto, Tom é levado a interpretar o papel de alguém que ele não é, a fim de preservar o segredo. No entanto, a situação se complica e a verdade pode vir à tona a qualquer momento.

TREM NOTURNO PARA LISBOA (NIGHT TRAIN TO LISBON)
2013 | cor | 111 min. | Ficção | Alemanha Diretor: : : Bille August elenco: Jeremy Irons, Charlotte Rampling, Christopher Lee, Mélanie Laurent , August Diehl, Adriano Luz, Beatriz Batarda, Bruno Ganz, Jack Huston, Nicolau Breyner. Ao acaso, o livro de um misterioso autor português e uma passagem de trem para Lisboa caem nas mãos de Raimund Gregorius, um discreto professor de latim que reside em Berna, na Suíça. O livro desencadeia uma crise em Raimund que decide deixar tudo para trás ao embarcar para Lisboa com o desejo de descobrir mais sobre o autor. O livro propõe perguntas sobre o sentido da existência humana que têm assombrado Raimund há anos e à medida que descobre sobre a vida do autor, ele recria sua própria vida.

UM FILHO SEU (YOU, ME AND US)
2012 │color │ digital│ 136 min. │ Ficção
França
Diretor: Jacques Doillon
Elenco: Samuel Benchetrit, Lou Doillon, Malik Zidi
Aos sete anos, Lina começou a desconfiar de seus pais, amados porem firmemente separados. Será que eles se encontram em segredo? Logo, ela consegue provas. Que doido! É aí que a mãe dela conta que quer ter outro filho, como se ela, Lina, não fosse o suficiente. Aliás, com quem ela vai fazer esse filho? É, que doido!

UM MINUTO DE SILENCIO
2013 │cor │digital│ 88 min. │ Documentário
Bolívia, Itália,
Diretor: Ferdinando Vicentini Orgnani
Em 2006, Evo Morales tornou-se o primeiro Presidente da Bolívia de descendência indígena, logo após a queda do Presidente Sanchez de Lozada e a revolução socialista. Porém, lidar com o poder carrega um peso de tentações e patologias. O filme, que foi rodado durante cinco anos, tem como foco a difícil trajetória dessa oportunidade histórica única e também lida com os recentes protestos indígenas da TIPNIS.

UM MUNDO QUE NÃO É NOSSO (A WORLD NOT OURS)
2012 │color │35mm │ 93 min. │ Documentário
Reino Unido, Líbano
Diretor: Mahdi Fleifel
Um retrato de três gerações exiladas no campo de refugiados Ein el-Helweh, no sul do Líbano. Construído a partir de gravações pessoais, arquivos familiares e imagens históricas, o documentário é um estudo sensível sobre o pertencimento, a amizade e a família.

UM PERDÃO NECESSÁRIO (SOMETHING NECESSARY)
2013 │color │35mm digital│ 85 min. │ Ficção
Quênia, Alemanha
Diretor: Judy Kibinge
Elenco: Susan Wanjiru, Walter Kipchumba Lagat, David Koprotich Mutai
Anne luta para reconstruir sua vida após a agitação civil que tomou a Quênia depois das eleições de 2007, evento que matou seu marido, prejudicou a saúde de seu filho e deixou sua fazenda isolada em ruinas. Joseph, um jovem e problemático membro de uma gangue que participou nos atos de violência pelo país, se sente atraído por Anne e a fazenda, aparentemente procurando redenção. Ambos ele e Anne precisam de algo que só o outro pode dar para apagar as memórias do passado e poder prosseguir – mas será que um deles vai conseguir?

UM TOQUE DE PECADO (A TOUCH OF SIN)
2013 │cor │133 min. │ Ficção
China
Diretor: Jia Zhang-ke
Elenco: Jiang Wu, Meng Li, Lanshan Luo
Um minerador furioso se revolta contra a corrupção dos líderes de seu povoado. Um trabalhador migrante volta para casa no Ano Novo e descobre as infinitas possibilidades de uma arma de fogo. A bela recepcionista de uma sauna perde o controle quando um cliente rico a assedia. Um jovem operário troca de trabalho o tempo todo na tentativa de melhorar sua sorte na vida. Quatro pessoas, quatro províncias distintas. Uma reflexão sobre a vida contemporânea na China: um gigante econômico se esvaindo pela violência.
Vencedor da Palma de melhor roteiro no Festival de Cannes.

UMA CASA COM TORRE (HOUSE WITH A TURRET)
2012 │ PB │80 min. Ficção
Ucrânia
Diretor: Eva Neymann
Elenco: Dmitriy Kobetskoy, Katerina Golubeva, Mikhail Veksler
Rússia Soviética, um dia de inverno durante a Segunda Guerra Mundial. Um garoto de oito anos fica sozinho quando a saúde de sua mãe piora criticamente, com ela sendo internada em um hospital. A mãe lhe avisa que, caso algo aconteça com ela, ele deve retornar à rua onde ele cresceu e procurar a casa com o torreão. Pelos olhos do garoto, vemos o estado de uma sociedade exausta pela guerra interminável e por faltas de comida persistentes, desumanizada pelas constantes mortes e indiferente do sofrimento do próximo. Baseado no conto autobiográfico homônimo de Friedrich Gorenstein, escritor do roteiro do filme Solaris, de Andrei Tarkóvski.

UMA DOSE VIOLENTA DE QUALQUER COISA
2013 │color │35mm │96 min. │ Ficção | Brasil
Diretor: Gustavo Galvão
Elenco: Vinícius Ferreira, Marat Descartes, Leonardo Medeiros, Maria Manoella, Catarina Accioly, Klarah Lobato, Luma Le Roy, Mário Bortolotto
Pedro fugiu de casa, pegou a estrada e não sabe para onde ir. Lucas também não sabe, mas a estrada é seu palco. Eles têm pouco mais de 30 anos e levam apenas a roupa do corpo. Depois de se conhecerem numa lanchonete de beira de estrada, em Minas, os dois percorrem o interior do Brasil em busca de uma dose violenta de qualquer coisa.

UMA VIDA LONGA E FELIZ (A LONG AND HAPPY LIFE)
2013 │ 80 min. │ Ficção
Rússia
Diretor: Boris Khlebnikov
Elenco: Alexander Yatsenko, Anna Kotova, Vladimir Korobeinikov
Sascha vive em uma aldeia no norte da Rússia e se dedica a cuidar do que sobrou de uma antiga fazenda coletiva. Ele se dá bem com seus trabalhadores, que o respeitam e toleram seu caso com Anya, secretária no escritório local do governo. De repente, Sascha tem que lidar com um dilema: os administradores do distrito lhe oferecem uma boa quantia pela propriedade. A pressão se acumula, ainda mais quando seus empregados o convencem a resistir. Em uma paisagem inóspita, o destino de Sascha se desenrola. Nesta tragédia de um homem decente que se recusa a capitular frente a um poço de ganância e que arrisca tudo aquilo que lhe é importante, o Diretor: Boris Khebnikov transforma um conto da Rússia rural em um drama existencial.

UNA PISTOLA EM CADA MÃO (A GUN IN EACH HAND)
2012 │cor │digital│ 95 min. │ Ficção
Espanha
Diretor: Cesc Gay
Oito homens de quarenta e poucos anos sofrem de crise de identidade masculina. Todos têm uma confusão emocional em comum e seus comportamentos formam um mosaico de emoções que muitos homens não revelam. J está deprimido e torna-se a vítima perfeita da psicanálise. E perdeu tudo e agora vive com sua mãe e seu gato. S tenta reconquistar sua mulher novamente. G tenta entender, com a ajuda de drogas, porque sua mulher o esta traindo. Um retrato cômico e impiedoso dos homens de hoje.

VAI CHOVER (IT’S ABOUT TO RAIN)
2013 │cor │digital│ 102 min. │ Ficção Fiction
Itália, Iraque
Diretor: Haider Rashid
Elenco: Amir Ati, Giulia Rupi, Lorenzo Baglioni, Michael Alexanian, Mohamed Hanifi
Um pai algeriano e seus dois filhos ítalo-algerianos lutam para chegar a um acordo com uma Itália que parece os rejeitar. Com problemas em conseguir cidadania no país, eles temem uma iminente deportação e com o drama de pertencer a um lugar onde não são totalmente bem-vindos.

VAI, EDDY! (ALLEZ, EDDY!)
2012 | cor | digital |100 min.| Fição
Bélgica
Diretor: Gert Embrechts
Freddy, um garoto de 11 anos, é filho de um açougueiro em uma idílica aldeia isolada do resto do mundo. Sua vida é vira de cabeça para baixo quando, em 1975, o primeiro supermercado abre as portas na cidade.

VOYAGE
2013 │cor │100 min. │ Ficção
Hong Kong
Diretor: Scud
Elenco: Leni Speidel, Ryo van Kooten, Susan Shaw
Um jovem psiquiatra se aventura em uma jornada solitária para lutar contra sua depressão. No mar, ele grava histórias de pessoas que partiram deste mundo prematuramente, enquanto o que o aguarda no litoral é a grande ironia da vida.

WAKOLDA
2013 │color │93 min. │ Ficção
Argentina, França, Espanha, Noruega
Diretor: Lucía Puenzo
Elenco: Alex Brendemühl, Florencia Bado, Diego Peretti
Patagonia, 1960. Um médico alemão conhece uma família argentina e os segue pela estrada deserta que leva à Bariloche, cidade onde Eva, Enzo e seus três filhos vão abrir uma hospedaria próxima ao lago Nahuel Huapi. A “família modelo” reacende sua obsessão pela pureza e perfeição, em particular Lilith, uma menina de 12 anos que aparenta ser menor que a sua idade. Desconhecendo a verdadeira identidade do médico, eles o aceitam como primeiro hóspede. Aos poucos, todos na família se rendem ao carismático homem, impressionados com sua elegância, seu conhecimento científico e seu dinheiro. Até que eles descobrem que estão vivendo com um dos maiores criminosos de todos os tempos.

Article Tags:
Article Categories:
FESTIVAIS

Comments are closed.