37ª Mostra Internacional de Cinema | Competição “Novos Diretores”

37ª Mostra Internacional de Cinema
2013 São Paulo International Film Festival


Competição “Novos Diretor: es”

A FAMÍLIA (THE FAMILY)
2013 │ 93 min. │ Documentário
Alemanha
Diretor: Stefan Weinert
Os parentes daqueles que foram mortos próximos à fronteira entre a Alemanha Oriental e a Ocidental contam suas histórias: Uma mãe ainda não sabe o que aconteceu com o corpo de seu filho depois que ele foi morto a tiros, com o assassino sendo apenas tendo sua licença suspensa por dois anos como punição. Outra mulher não sabe até hoje como seu marido se afogou perto da fronteira. Um homem descobre fotografias em um arquivo da Stasi e vê pela primeira vez as imagens do corpo de seu pai. Até agora, mais de um quarto de um século depois, eles sofrem com o trauma da perda.

A FULLER LIFE
2013 │ 80 min. │ Documentário
EUA
Diretor: Samantha Fuller
A Fuller Life celebra o espírito independente de um americano que inovou o jornalismo e o cinema. A história leva-nos através de pontos importantes da vida pouco convencional de Samuel Fuller, perpassando um século da história norte americana. Baseado em sua autobiografia e dirigido por sua filha única, Samantha Fuller, o documentário trás admiradores do Diretor: interpretando trechos de suas memórias. Filmado em seu escritório, o filme apresenta objetos pessoais como sua enorme coleção de livros, sua antiga maquina de escrever e, claro, seu charuto. O documentário traz também trechos inéditos de imagens em 16mm captadas por Samuel Fuller durante a Segunda Guerra Mundial, quando ele serviu no exército dos Estados Unidos, além de vídeos familiares.

A GAIOLA DOURADA (LA CAGE DORÉE)
2013 │cor PB │35mm │90 min. │Ficção
Portugal, França
Diretor: Ruben Alves
Elenco: Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Roland Giraud
Maria e José Ribeiro são emigrantes portugueses que vivem há mais de 30 anos na França. O casal mora em um pequeno apartamento de um prédio situado num luxuoso bairro em Paris. Maria é a porteira e José, seu marido, trabalha com construção civil. Eles são queridos pelos franceses, devido à honestidade, simplicidade e humildade, mas também porque nunca se recusaram a ajudar quem lhes pedisse ajuda. Certo dia, José recebe a noticia que herdará uma grande soma do irmão que vivia em Portugal, e a vida do pacato casal transforma-se radicalmente: é a grande oportunidade de regressarem ao país de origem, sonho que há muito aspiravam.

A GAROTA DO 14 DE JULHO (LA FILLE DU 14 JUILLET)
2013 │ 88 min. │ Ficção
França
Diretor: Antonin Peretjatko
Elenco: Vimala Pons, Grégoire Tachnakian, Vincent Macaigne
Hector conhece Truquette no Dia da Bastilha e se torna obcecado em conquistá-la. O plano é levá-la de imediato para o litoral com seus amigos. Porém, de repente o governo cancela um mês de verão. Um maço de dinheiro e dois tiros depois, o grupo se divide em dois, assim como a própria França. Mas traçar um caminho longe do trabalho de modo algum os detém, determinados a mudar a Garota da Bastilha e deleitando-se com um verão sem fim.

A MONTANHA MATTERHORN (MATTERHORN)
2013 │ 87 min. │ Ficção
Holanda
Diretor: Diederik Ebbinge
Elenco: Ton Kas, René van’t Hof, Porgy Franssen
Fred tem 54 anos e mora sozinho. Ele anda pela cidade de ônibus, frequenta a igreja e janta vagem com carne e batatas todo dia às 6 horas em ponto. Um dia, Theo entra na vida de Fred e transforma sua rotina. Influenciado pelo estranho, Fred começa a se desprender e passa a explorar um mundo maior.

A PRAGA (LA PLAGA)
2013 │ 85 min. │ Ficção
Espanha
Diretor: Neus Ballús
Elenco: Maria Ros, Raul Molist, Rosemarie Abella, Iurie Timbur, Maribel Marti
Raul é um agricultor que quer plantar alimentos orgânicos. Para ajuda-lo, ele contrata Iurie, um lutador de luta-livre da Moldávia que ganha a vida com o que aparece à sua frente. Aos poucos, suas histórias cruzam a vida de três mulheres solitárias: Maria, uma senhora obrigada a deixar sua casa no interior e viver em um asilo; Rose, uma enfermeira filipina que acaba de chegar ao país; e Maribel, uma prostituta com cada vez menos clientes.

A PRIMEIRA VEZ DE EVA VAN END (THE DEFLOWERING OF EVA VAN END)
2012 │ 98 min. │ Ficção
Holanda
Diretor: Michiel ten Horn
Elenco: Vivian Dierickx, Rafael Gareisen, Abe Dijkman
Etty, seu marido Evert e seus filhos Erwin, Manuel e Eva formam uma família perfeitamente normal, apesar de terem uma maneira meio disfuncional de se relacionarem durante os anos. De repente, do nada, a encarnação da perfeição entra em suas vidas, incorporada por Veit, um estudante de intercambio alemão. Com sua chegada, a dúvida, a insegurança, o medo e o desejo invadem a casa da família Van End, principalmente Eva, que quer perder a virgindade. Durante as semanas em que Veit se hospeda, todos os cinco começam a se reinventar enquanto vão ficando mais alienados um do outro. Mas no fim, o que eles buscam não é bem a perfeição…

A REPRESA (THE DAM)
2013 │color │ 88 min. │ Ficção
Alemanha
Diretor: Thomas Sieben
Elenco: Friedrich Mücke, Liv Lisa Fries, Dominic Raacke
Roman trabalha em um escritório de advocacia. Quando ele tem que ir retirar alguns arquivos em uma pequena cidade onde um estudante cometeu um massacre em sua escola, ele conhece Laura, uma dos sobreviventes. Enquanto a história se desenrola, ele vai descobrindo que Laura guarda um segredo: ela está mais envolvida no massacre do que achavam.

AGARRANDO A VIDA (HOLD FAST)
2013 │cor │93 min. │ Ficção
Canadá
Diretor: Justin Simms
Elenco: Molly Parker, Aiden Flynn, Des Walsh
Quando os pais de Michael morrem em um acidente de carro, ele e seu irmão mais novo são separados e Michael é enviado para viver em uma cidade longe de sua casa. Teimoso e temperamental, Michael tenta se ajustar, apesar dos problemas na escola e das regras de seu autoritário tio Ted. Michael decide fugir, e seu tímido primo Curtis o acompanha. Juntos, os meninos desaparecem na floresta de um parque nacional isolado. Michael está determinado a encontrar o lugar secreto que seu pai adorava. Conforme a viagem se aprofunda na floresta, a missão deles se prova mais perigosa e reveladora do que qualquer um poderia ter imaginado.

ALIENAÇÃO (ALIENATION)
2013 │color │ 77 min. │ Ficção
Bulgária
Diretor: Milko Lazaro
Elenco: Christos Stergioglou, Mariana Zhikich, Ovanes Torosian
Jorgos, um grego de meia idade que dirige um carro antigo, atravessa a fronteira com intenções de ilegalmente comprar uma criança na Bulgária. Para trazer o bebê, ele preparou um compartimento secreto no carro, disfarçado de tanque de gasolina. Só que a criança ainda não nasceu e, dentro de uma casa isolada no meio das montanhas, ele deve esperar. Junto com a mãe.

AMANHÂ É DISTANTE (DEMAIN C LOIN)
2012 │cor │70 min. │ Ficção
França
Diretor: Jean Baptiste Saurel, Pierre-Emmanuel Urcun
Elenco: Azdine Chakhrit, Yohaline Selbonne, Fatma Hidr
Quatro adolescentes de um subúrbio em Paris participam de um projeto de educação audiovisual como repórteres improvisados para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Uma experiência inesquecível os coloca frente a realidades sociais diferentes, ao surgimento de novas amizades e à descoberta de novos sentimentos.

AMAR (LOVING)
2012 │ 105 min. │Ficção
Polônia
Diretor: Slawomir Fabicki
Elenco: Marcin Dorocinski, Julia Kijowska, Adam Woronowicz
Maria e Tomek têm trinta e poucos anos e estão casados há dez. Eles moram em uma pequena cidade e estão satisfeitos com seus empregos: ele trabalha num escritório de design; ela, na prefeitura. Juntos, estão decorando o apartamento e esperam a chegada de um filho.
Aparentemente, nada poderia destruir a paz de suas vidas. Mas um dia o prefeito, que há muito tempo desejava Maria, a estupra. Ela decide que não vai denunciá-lo à polícia e não diz nada ao marido. Mas, desse dia em diante, o amor do casal é colocado à prova.

ANSIEDADE (ANXIETY)
2013 │cor │35mm digital│ 90 min. │ Documentário
Coreia do Sul
Diretor: Min Hwan-ki
Elenco: Kim Jin-hwa, Kim Bang-ho
Um grupo de jovens designers deixa seus empregos para fundarem uma casa de moda alternativa, na esperança de criar uma marca ligada a ética e responsabilidade social. Em vez de adotar práticas comuns voltados à exploração cruel e ao lucro, eles esperam construir um relacionamento direto com os clientes, com base em princípios de comércio justo. Mas não será fácil enfrentar as regras do capitalismo.

AS TERRAS FRIAS (THE COLD LANDS)
2013 │cor │digital│ 101 min. │ Ficção
EUA
Diretor: Tom Gilroy
Elenco: Lili Taylor, Silas Yelich, Peter Scanavino
Atticus e sua mãe vivem como reclusos em uma casa de madeira na floresta. Eles não precisam de muito para viver e conseguem sobreviver sem eletricidade, utilizando coisas que pessoas deixam ao lado da estrada. Voltando de uma festa de aniversário um dia, Atticus encontra um paramédico carregando o cadáver de sua mãe para fora da casa. Sem querer ir para um orfanato, ele foge pelo bosque sem medo, sobrevivendo durante dias em uma dieta de ervas e bagas. Um dia, um homem o salva de uma situação perigosa. Ele também não tem casa e vive em liberdade, sem depender de ninguém, assim como a mãe de Atticus sempre sonhou que seu filho vivesse.

BACZYNSKI
2013 │cor & PB │ 70 min. │ Ficção
Polônia
Diretor: Kordian Piwowarski
Elenco: Mateusz Kosciukiewicz, Katarzyna Zawadzka, Ewa Telega
Krzysztof Kamil Baczyoski foi um dos poetas mais importantes da Polônia, morto aos 23 anos durante a trágica rebelião de Varsóvia em 1944. Ele se tornou um mito, a personificação de uma geração inteira que morreu lutando por sua liberdade. Sua poesia tornou-se um testemunho comovente e subjetivo da guerra. Combinando testemunhas dos veteranos ainda vivos que lutaram ao seu lado com cenas dramatizadas e interpretações de sua poesia, o filme examina a motivação de Baczyoski em tornar-se soldado, a inspiração por trás de sua poesia metafisica e como ele de certa forma previu sua própria morte.

BENDS
2013 │color │ 95 min. │ Ficção
Hong Kong
Diretor: Flora Lau
Elenco: Carina Lau, Kun Chen
Na fronteira de Hong Kong e Shenzhen surge a amizade inesperada entre Anna, uma dona de casa rica e Fai, seu motorista e como cada um negocia as pressões da vida em Hong Kong o relacionamento cada vez mais complexo da cidade com a China continental. Fai procura uma maneira de trazer sua esposa grávida e sua filha de Shenzhen para Hong Kong para evitar a punição pelo segundo filho na China. Anna, por outro lado, está lutando para manter a fachada de seu estilo de vida ostentatório, após o súbito desaparecimento de seu marido, em meio à crise financeira. Essas duas vidas se chocam em um espaço comum, o carro.

BERLIN-7 (BERLIN-7)
2013 │cor │35mm │ 98 min. │ Ficção
Alemanha, Irã
Diretor: Ramtin Lavafipour
Elenco: Thom Bishops, Mostafa Zamani, Karoline Eichhorn
Em uma tentativa de salvar a família, o introvertido professor Afet, que morou em Bagdá durante anos, se muda para Berlim com os filhos. Apesar de acreditar que eles estão finalmente livres da violência que sempre os atormentou, logo descobre que ser um refugiado em um país estrangeiro não é o sonho que ele pensou que iria ser.

BOBÔ
2013 │cor │digital│ 87 min. │ Ficção
Portugal
Diretor: Inês Oliveira
Elenco: Paula Garcia, Aissato Indjai, Luana Quadé
Sofia vive isolada num velho apartamento onde até o pó parece ser preservado. Um dia, sua mãe traz Mariama, uma jovem guineense, para ajudar a cuidar da casa. Bobô, irmã mais nova de Mariama, vai despertar em Sofia uma vontade de sair do casulo. Atrás do seu sorriso confiante, Mariama atormenta-se com a ameaça da mutilação genital feminina a que Bobô está prestes a ser submetida… O encontro entre Sofia e Mariama fá-las confrontarem-se com os seus fantasmas.

CANTOS
2013 │color │ 75 min. │ Documentário
Suíça
Diretor: Charlie Petersmann
Quatro silhuetas vagam por Cuba em busca de seu destino. Vítimas de uma ideologia, as pessoas lutam pela sobrevivência, às vezes flertando com a ilegalidade. Cantos lança um olhar poético em uma sociedade à deriva, longe de suas utopias passadas.

CASADENTRO (IN HOUSE)
2013 │cor │digital│ 83 min. │ Ficção
Peru
Diretor: Joanna Lombardi
Elenco: Elide Brero, Delfina Paredes
Pilar tem 81 anos e vive uma vida maçante numa enorme casa provincial com as filhas Consuelo, Milagros e Tunda. As coisas permanecem sempre iguais – pode-se dizer que todas as
quatro mulheres estão perfeitamente confortáveis em suas rotinas. Até que a quarta filha de Pilar, Patricia, liga para dizer que chegará em breve com sua família a tiracolo.

CONFISSÃO DE ASSASSINATO (CONFESSION OF MURDER)
2012 │cor │digital│ 119 min. │ Ficção
Coreia do Sul
Diretor: Jung Byung-gil
Elenco: Jung Jae-young, Park Si-hoo, Choi Won-young, Kim Young-ae, Jeong Keon-young
Um homem chamado Lee Du-seok publica um livro intitulado Confissão de Assassinato, no qual alega ser o responsável pelo caso de assassinato de dez mulheres há 17 anos. Seu livro torna-se um enorme sucesso, tornando-o uma celebridade instantânea graças à sua aparência e ao perigo associado a ele. Choi, o detetive responsável pelo caso, só pode assistir a tudo de mãos atadas, porque Lee foi legalmente perdoado.

CRIANÇAS DE SORTE (LUCKY DEVILS)
2013 │cor PB │digital│96 min. │Documentário
Suíça, Rússia
Diretor: Verena Endtner
Na cidade de São Petersburgo, 8,5 mil crianças vivem nas ruas. Mas o inovador circo Upsala, com sua carismática Diretor: a Larissa, lhes dá a chance de deixar tudo para trás. Uma jornada das favelas russas para as luzes da grande tenda e as alegrias de uma temporada na Suíça, o documentário segue Danja, órfã de um dos pais, Danja, que vivia na rua, e o incansável Igor, filho de uma mãe solteira incapaz de lidar com seus quatro filhos.

CINCO ANOS DE VIDA (FIVE YEARS)
2013 │cor │ 95 min. │ Ficção
Alemanha
Diretor: Stefan Schaller
Elenco: Sascha Alexander Geršak, Ben Miles, Trystan Pütter
O acusado: Murat Kurnaz, que queria trazer significado a sua vida convertendo-se ao Islã e fazendo uma peregrinação até o Paquistão logo após o 11 de setembro. O acusador: Holford, o especialista de interrogação do governo americano, que usa a manipulação e o medo a qualquer custo para obter uma confissão de Kurnaz. Mas Kurnaz não pode confessar; é inocente. Baseado na história verídica do turco-alemão que passou cinco anos como prisioneiro dos EUA no Afeganistão e em Guantánamo, o filme é uma crônica de um abuso imaginável e o duelo entre duas personalidades.

DENDROLOGIUM
2013 │cor │digital│ 113 min. │ Ficção
Alemanha, Polônia
Diretor: Amin Azam, Rafael Stemplewisk
Elenco: Leonard Benhaus, Romanus Fuhrmann, Vlasto Peyitch
O Explorador segue a voz do destino e deixa para trás sua antiga vida, a fim de resolver o enigma do mito do fruto doce. Sua viagem para um lugar distante do mundo ao encontro dos homens sábios acaba por ser uma perigosa aventura, onde ele tem que enfrentar as questões fundamentais da vida.

DEZEMBRO (DECEMBER)
2012 │cor │digital│ 73 min. │ Ficção
Coreia do Sul
Diretor: Park Jeong-hoon
Elenco: Shin Myung-jin, Kim Dong-won, Yoon Shin, Oh Ah-yeon
Em janeiro, um casal caminha pelo centro de uma cidade ao amanhecer. Isso é uma história de amor? Seguem-se situações após fevereiro e março que colocam o público em dúvida. Uma estrutura narrativa construída através da distorção do tempo e alterando relações.

DOIS DIAS E MEIO (TWO DAYS AND A HALF)
2012 | color | 70 min.| Ficção
Canadá, Uruguai
Diretor: Pablo Diconca
Sonhar Acordado em uma canoa na superfície tranquila de um lago. Cantar com toda força dos seus pulmões. Pescar Badejo e preparar uma festa em volta de uma fogueira, contando aos outros contos fantásticos ao luar … e muitos outros momentos aparentemente triviais de valor inestimável. Tudo é mais importante quando, como Pablo, você quer aproveitar cada segundo do seu fim de semana com seu filho único.

DOUBLE PLAY: JAMES BENNING AND RICHARD LINKLATER
2013 │color & PB │ 70 min. │Documentário
Estados Unidos, França, Portugal
Diretor: Gabe Klinger
Um retrato da amizade entre dois renomados cineastas norte-americanos: James Benning e Richard Linklater. A partir de conversas gravadas e imagens de arquivo, o documentário explora conexões e divergências em suas visões sobre a vida e sobre o cinema.

DRAGON GIRLS (DRACHENMÄDCHEN)
2012 │color │digital│89 min. │Documentário
Alemanha
Diretor: Inigo Westmeier
Elenco: Xin Chenxi, Chen Xi, Huang Luolan, Yang Ziyu, Quan Ling
Longe das famílias, três meninas chinesas treinam para tornarem-se lutadoras de kung fu na escola Shaolin Tagou, próxima ao Monastério Shaolin, local de nascimento da arte marcial. Em uma multidão de 26 mil crianças, as três garotas vivem sob a pressão de regras. Transformadas em “robôs lutadores”, elas se revelam, por trás da cortina, crianças com sonhos e anseios.

DUAS MÃES (TWO MOTHERS)
2013 │ 79 min. │ Ficção
Alemanha
Diretor: Anne Zohra Berrached
Elenco: Karina Plachetka, Sabine Wolf, Florian Weber
Quando Katja e Isabella, felizmente casadas, decidem ter um filho, são confrontadas por um obstáculo inesperado: a maioria das clínicas de fertilidade não oferece tratamento para casais homossexuais. Depois de meses de procedimentos caros em uma clínica que oferece, elas acham um comerciante que vende utilidades para uma inseminação caseira. Começa a busca
por um potencial doador. Enquanto as semanas passam, Katja começa a desconfiar e descobre que Isa está disposta a trair a relação para satisfazer seu desejo de engravidar.

EL CRITICO (THE CRITIC)
2013 │cor │digital│ 90 min. │ Ficção
Argentina
Diretor: Hernán Guerschuny
Téllez é um prestigiado crítico de cinema que odeia comédias românticas hollywoodianas e cinema moderno. Ele vê o mundo como um longo filme que não consegue deixar de criticar. Um dia, do nada, ele conhece Sofia, uma jovem e atraente mulher com quem não tem quase nada em comum, especialmente quando o assunto é cinema. Como o destino insiste em aproximar os dois, Téllez suspeita que o gênero que ele mais odeia está em busca de vingança.

EL GRAN CIRCO POBRE DE TIMOTEO
2013 │cor│ digital│ 75 min. │ Documentário
Chile, Argentina
Diretor: Lorena Giachino
Um circo gay viaja pelo Chile há 40 anos, instalando-se em grandes e pequenas cidades com seu show de drag queens. Criado pelo lendário comediante Timoteo, o circo é um refúgio para toda a comunidade, onde eles também seguem com suas vidas diárias, sentindo-se aceitos pelo clã liderado por Timoteo. O documentário retrata a vida do comediante durante uma hora crucial: seus problemas de saúde causam certas incertezas sobre o futuro deste mundo que ele criou tanto para ele quanto para os membros do circo.

EM SILENCIO (SILENT ONES)
2013 │cor │ digital│97 min. │ Ficção
Holanda, Hungria
Diretor: Ricky Rijneke
Elenco: Fatih Dervisoglu, Roland Rába, Orsolya Tóth
Csilla, uma jovem do Leste Europeu, viaja sem destino com seu irmão mais novo, Isti, à procura de uma vida melhor. Um dia, ela acorda dentro de um carro acidentado, no meio do nada, sem saber onde seu irmão está. Ele desapareceu sem deixar rastros. Desconcertada e sozinha, Csilla parte em um navio cargueiro em Diretor: à Europa Ocidental. Ela deixa seu país e seu passado para cumprir uma promessa que fez ao irmão. Mas o mundo que ela deixou para trás não a deixa partir tão facilmente.

ENCONTRO EM KIRUNA (RENDE-VOUS IN KIRUNA)
2012 │ 94 min. │ Ficção
França
Diretor: Anna Novion
Elenco: Jean-Pierre Darroussin, Anastasios Soulis, Claes Ljungmark
Ernest, um bem sucedido arquiteto francês, recebe um telefonema da polícia sueca que o convence a fazer a uma longa viagem para o norte da Suécia. Ele deve identificar o corpo de seu próprio filho, que ele nunca conheceu. As convicções de Ernest ficarão estremecidas após seu encontro com Magnus, um jovem perdido e sensível. Este filho substituto faz Ernest se confrontar com uma parte desconhecida de si, e ajuda-o a entender melhor esse encontro em Kiruna.

ESTAÇÃO LIBERDADE
2013 │cor │digital│ 88 min. │ Ficção | Brasil, Japão
Diretor: Caito Ortiz
Elenco: Cauê Ito, Fabiula Nascimento, Carolina Sudati, Paulo Tsuchiya, Eduardo Chagas, Renata Sayuri
Mario Kubo, filho de pai japonês imigrante e mãe brasileira, é um homem calado. Para muitos, parece perdido. Desconectado do mundo a sua volta, ele não está bem. Quando recebe uma carta do Japão, tem dificuldades para ler já que não fala o idioma do país. Por mais brasileiro que ele se sinta, será sempre visto como japonês. Por uma sucessão de acasos, Kubo desce do último trem da noite na Estação Liberdade, o bairro oriental de São Paulo. Sozinho, ele começa uma jornada noite adentro em busca de algo que ele ainda não sabe o que é.

ESTRELA DA MANHÃ (L’ÉTOILE DU JOUR)
2013 │ color │ 98 min. Ficção
França
Diretor: Sophie Blondy
Elenco: Denis Lavant, Iggy Pop, Tchéky Karyo, Natacha Régnier, Béatrice Dalle
Um circo é montado perto do mar, onde o vento é frio e o público é pequeno. Por mais diversão que esteja presente nas apresentações, tensões entre os artistas crescem dia a dia. O triste palhaço Elloit tem um caso com a bailarina Angèle, para a fúria do Diretor: do circo, Heroy, que não vai parar até conquistar o objeto de sua paixão. Além desta situação, Elliot também é atormentado pela sua consciência silenciosa, porem eloquente.

EU VOU SER ASSASSINADO (I WILL BE MURDERED)
2013 │ color │digital│85 min.│Documentário
Espanha, Reino Unido
Diretor: Justin Webster
Guatemala. 5,800 assassinatos por ano. 98% não resolvidos. Em maio de 2009, Rodrigo Rosenberg, um advogado rico e carismático, foi andar de bicicleta perto de sua casa e foi morto a tiros. Porém, ele tinha certeza de que ia morrer. Um vídeo que ele gravou dias antes acusou o Presidente Álvaro Colom Caballeros de seu futuro assassinato. Colocado no YouTube, o vídeo quase derrubou o governo. O documentário segue esta história verdadeira sobre assassinato, amor e conspirações politicas.

EXÉRCITO DA SALVAÇÃO (L’ARMÉE DU SALUT)
2013 │cor │ 84 min. │ Ficção
França, Marrocos
Diretor: Abdellah Taïa
Elenco: Said Mrini, Karim Ait M’hand, Amine Ennaji
Abdellah Taïa, o primeiro escritor árabe e marroquino a sair do armário como homossexual, conta a história de sua vida em duas partes. Primeiro, como um adolescente em um Marrocos escuro e sexual, depois como um jovem adulto aterrissando na Genebra.

GRAND CENTRAL
2013 │color │35mm │ 94 min. │ Ficção
França, Áustria
Diretor: Rebecca Zlotowski
Elenco: Tahar Rahim, Léa Seydoux, Olivier Gourmet
Gary é jovem, ágil e aprende rápido. Depois de uma série de trabalhos marginais, ele consegue emprego em uma usina nuclear. Entre os reatores e altas doses de radioatividade, ele finalmente encontra o que está procurando: dinheiro, amigos, uma família. Mas entre essas novas pessoas está Karole, esposa de Toni, por quem ele se apaixona. O amor proibido e a radiação lentamente o contaminam. Cada dia revela-se uma ameaça.

HABI, A ESTRANGEIRA (HABI, LA EXTRANJERA)
2013 │cor │digital│ 92 min. │ Ficção
Argentina, Brasil
Diretor: María Florencia Álvarez
Analía é enviada por sua mãe a Buenos Aires para entregar algumas peças de artesanato. Ela precisa retornar logo, pois está prestes a assumir o salão de cabeleireiro de sua família. Mas um endereço errado leva Analía a uma comunidade muçulmana, onde ela se vê participando de um ritual completamente desconhecido. Ela recebe vários objetos que parecem abrigar uma misteriosa mensagem, entre eles uma túnica, um mapa e uma receita em farsi. Encantada com esse novo mundo, Analía decide assumir outra identidade para descobrir o que significa ser outra pessoa.

HENRI
2013 │109 min. │ Ficção
França
Diretor: Yolande Moreau
Elenco: Pippo Delbono, Candy Ming, Jackie Berroyer, Yolande Moreau
Henri, um descendente de italianos com mais de 50 anos, é dono de um restaurante perto da cidade belga de Charleroi com sua esposa, Rita. Quando Rita morre de repente, Henri se sente perdido. A filha deles sugere que ele peça a um dos residentes de um centro de pessoas mentalmente incapacitadas para ajudá-lo no restaurante. Um deles é Rosette, uma mulher “para cima” que não vê maldade nas pessoas. Com sua chegada, uma nova vida vai começar.

ILO ILO
2013 │ 99 min. │ Ficço
Cingapura
Diretor: Anthony Chen
Elenco: Koh Jia Ler, Angeli Bayani, Chen Tian Wen, Yeo Yann Yann
Em 1997, durante a crise financeira asiática, Teresa, uma filipina recém-chegada a Cingapura em busca de uma vida melhor, torna-se empregada da família Lim. Eles tentam se adaptar à presença dessa nova estranha, que ameaça ainda mais a sua já tensa relação. Ainda assim, Teresa e Jiale, o problemático garoto de quem ela cuida, formam um vínculo. Essa conexão continua a se desenvolver, e Teresa se torna uma parte silenciosa dessa família.
Ilo Ilo venceu o prêmio Caméra d’Or, para melhor longa-metragem de Diretor: estreante, no Festival de Cannes.

LA JAULA DE ORO
2013 │ 102 min. │ Ficção
México
Diretor: Diego Quemada-Díez
Elenco: Brandon López, Rodolfo Domínguez, Karen Martínez, Carlos Chajon, Hector Tahuite
Juan, Sara e Samuel, três adolescentes das favelas da Guatemala, tentam viajar para os EUA em busca de uma vida melhor. Em sua jornada pelo México, eles conhecem Chauk, um índio de Chiapas que não fala espanhol. Viajando em trens de carga e caminhando sobre os trilhos dos três, eles logo terão que encarar uma dura realidade.

LA PARTIDA
2013 │cor │digital│ 94 min. │ Ficção
Espanha, Cuba
Diretor: Antonio Hens
Elenco: Milton García, Reinier Díaz, Luís Alberto García
Dois meninos cubanos vivem na beira da marginalidade e lutam para levar uma vida juntos. Mas é difícil para ambos: um trabalha cobrando e batendo em pessoas que devem ao seu sogro. O outro se prostitui nas ruas para pagar as contas de sua família.

LAS ANALFABETAS (ILLITERATE)
2013 │ 73 min. │ Ficção
Chile
Diretor: Moisés Sepúlveda
Elenco: Paulina Garcia, Valentina Muhr
Ximena é uma mulher analfabeta na casa dos 50 anos que aprendeu a viver sozinha para esconder seu analfabetismo. Jackeline é uma jovem professora de escola primária desempregada que tenta convencer Ximena a ter aulas de leitura. Persuadi-la é uma tarefa quase impossível, até o dia em que Jackeline encontra algo que Ximena guarda como um tesouro desde criança: uma carta que seu pai deixou quando a abandonou anos atrás. Ambas descobrem que existem muitas maneiras de ser analfabeto, e não saber ler é apenas uma delas.

LES GARÇONS ET GUILLAUME, À TABLE! (ME MYSELF AND MUM)
2013 │cor │digital│ 85 min. │ Ficção
França, Bélgica
Diretor: Guillaume Gallienne
Elenco: Guillaume Gallienne, André Marcon, Françoise Fabian
Como se tornar um homem quando sua mãe e as pessoas ao seu redor decidiram que as coisas devem ser de outra maneira? Esse é o desafio de Guillaume. Além de um heterossexual que sai do armário, Guillaume é um ator que nunca deixou de amar as mulheres, talvez até demais.

LIÇÕES DE HARMONIA (HARMONY LESSONS)
2013 │ 110 min. │ Ficção
Cazaquistão, Alemanha, França
Diretor: Emir Baigazin
Elenco: Timur Aidarbekov, Aslan Anarbayev, Mukhtar Andassov
Aslan tem 13 anos, vive com a avó e estuda em uma escola com altas taxas de criminalidade em uma aldeia no Cazaquistão. A corrupção e violência vivida ali confrontam drasticamente com sua obsessão pelo perfeccionismo. O garoto vê todo mal refletido no líder da gangue
escolar, que o humilha na frente dos colegas e costuma extorquir e espancar os alunos. Motivado a livrar sua escola do crime, Aslan decide agir contra Bolat.

LOS TENTADOS
2013 │color │digital│ 83 min. │ Ficção
Argentina
Diretor: Mariano Blanco
Elenco: Ramiro Sciallo, Lucía Romera, Javier Abril Rotger
No pico do verão, Lule e Rama tomam seus primeiros passos como um casal adulto e estabelecido. Convidam amigos para jantar, vão à praia e organizam um churrasco em casa na Véspera de Natal. Quando eles estão juntos, certa harmonia reina na vida diária. Porém, as coisas são bem diferentes quando Rama está sozinho.

MANAKAMANA
2013 │cor │digital│ 118 min. │ Documentário
Nepal, EUA
Diretor: Stephanie Spray, Pacho Velez
Elenco: Maxine Peake, Edward MacLiam, Sharon Horgan, Will Forte
Embrenhados numa selva nos cumes do Nepal, um grupo de peregrinos embarca numa jornada percorrendo uma rota tradicional de teleférico para louvar Manakamana.

MAR SILENCIOSO (SILENT SEA)
2013 │ 140 min. │ Ficção
Alemanha
Diretor: Juliane Fezer
Elenco: Charlotte Munck, Christoph Grunert, Christoph Gawenda
Johannes, Helen e Frances passam férias de família em uma casa isolada do litoral. Desde o primeiro momento, algo está ligeiramente diferente. Em paralelo, nessa mesma casa, uma segunda história é apresentada, a partir da perspectiva de um menino. Quando sua mãe morre, seu pai entra em depressão. O quebra-cabeça cresce e Helen é assombrada por fragmentos de imagens, cheiros, sons e tons que dividem a realidade. Ela empreende uma profunda viagem pelo seu subconsciente a fim de se libertar de uma perda profunda em sua vida.

MELAZA (MOLASSES)
2012 │ 80 min. │ Ficção
Cuba, França, Panamá
Diretor: Carlos Lechuga
Elenco: Yuliet Cruz, Armando Miguel Gomez, Lucho Gotti
Na vila cubana de Melaza, Aldo e Monica moram numa pequena casa junto com a família de Monica: Mara, a filha de oito anos, e a avó, que vive numa cadeira de rodas. Aldo dá aulas de natação numa piscina vazia. Monica é a única que ainda trabalha na usina de açúcar local, que foi desativada. Como o dinheiro que eles ganham não cobre os gastos, eles começam como a alugar a casa durante o dia para casais. Um dia, a polícia os pune com uma multa por alugarem a casa sem autorização. Agora eles terão que arrumar dinheiro de alguma forma para pagar a multa.

METAMORPHOSEN
2012 │ 84 min. │ Documentário
Alemanha
Diretor: Sebastian Mez
Estabelecidos no sul da região Ural na Rússia, o filme conta a história de pessoas que moram em um dos lugares mais contaminados por radiação do planeta. Fato desconhecido pelo público, a região foi irradiada repetidamente por diferentes acidentes da instalação nuclear Mayak, que foi a primeira planta a produzir material físsil para armas nucleares da União Soviética e ainda está ativa. O filme capta um perigo que não é perceptível, ou visível, assim como a força das pessoas que tem que lidar com ele.

MISS VIOLENCE
2013 │cor │digital│ 98 min. │ Ficção
Grécia
Diretor: Alexandros Avranas
Elenco: Themis Panou, Reni Pittaki, Eleni Roussinou
No dia de seu aniversário de 11 anos, Angeliki pula da sacada e morre com um sorriso no rosto. Enquanto a polícia e o serviço social tentam descobrir a razão para o aparente suicídio, a família da menina insiste que foi tudo um acidente. Qual é o segredo que Angeliki guardou com ela? Por que sua família insiste em tentar esquecê-la e seguir em frente?
Vencedor do Leão de Prata de Diretor: e da Copa Volpi de melhor ator para Themis Panou no Festival de Veneza.

MUDANDO AS REGRAS (BENDING THE RULES)
2013 │cor │digital│94 min. │Ficção
Irã
Diretor: Behnam Behzadi
Elenco: Amir Jafari, Ashkan Khatibi, Baharan Bani Ahmadi
Um grupo de teatro amador encontra a oportunidade de se apresentar no exterior. Sheherazad, uma garota em desespero, resolve se juntar ao grupo e assume o papel principal na peça. Ao contrário dos outros atores, ela decide contar a verdade para o seu pai, que se opõe à viagem. Os membros do grupo começam, então, a pensar se devem ou não substituí-la.

MUNDIAL – AS MAIORES APOSTAS (MUNDIAL – THE HIGHEST STAKES)
2012 │cor│digital│ 92 min. │ Documentário
Polônia
Diretor: Michalz Bielanski
Uma história ao estilo “David e Golias” sobre o movimento polonês Solidariedade, contado através dos eventos da Copa do Mundo de 1982. Utilizando material de arquivo, cenas animadas em 3D, ilustrações e entrevistas, o filme apresenta as experiências dos jogadores-chave da seleção polonesa em paralelo aos depoimentos dos membros encarcerados do Solidariedade, que acompanham os jogos nas telas da prisão. Os jogos de futebol e as lutas políticas culminam em um jogo importante contra a União Soviética.

NA FLOR DA IDADE (IN BLOOM)
2012 │ 102 min. │ Ficção
Alemanha, França, Geórgia
Diretor: Nana Ekvtimishvili, Simon Gross
Elenco: Lika Babluani, Mariam Bokeria, Zurab Gogaladze
Início dos anos noventa, em Tbilisi, capital da recém-independente Geórgia, após o colapso da União Soviética. O país enfrenta a violência, a guerra na costa do Mar Negro e justiça feita pelas próprias mãos que se alastra pelas ruas. Mas para Eka e Natia, duas amigas inseparáveis de catorze anos, a vida apenas segue; na rua, na escola, com os amigos ou a irmã mais velha. Embora elas já estejam lidando com a dominação masculina, o casamento precoce e a desilusão no amor, para estas duas garotas em crescimento a vida continua.

NADA DE MAU PODE ACONTECER (NOTHING BAD CAN HAPPEN)
2013 │ 110 min. │ Ficção
Alemanha
Diretor: Katrin Gebbe
Elenco: Julius Feldmeier, Sascha Alexander Gersak, Annika Kuhl
Tore pertence aos Jesus Freaks, um movimento punk cristão que se rebela contra a religião estabelecida, enquanto ao mesmo tempo segue os preceitos de amor de Jesus. Um dia, no que parece ser um milagre, Tore consegue consertar um carro e acaba ficando amigo do motorista, Benno. Em pouco tempo, Tore se muda para uma barraca no jardim de Benno e aos poucos se torna parte de sua família. Mas Benno não resiste a jogar um jogo cruel, testando os limites da fé de Tore.

NADE PEQUENO PEIXE, NADE (SWIM LITTLE FISH SWIM)
2013 │cor │digital│ 96 min. │ Ficção
EUA
Diretor: Ruben Amar, Lola Bessis
Maggie ou Rainbow? Leeward e Mary não conseguem nem chegar a um acordo sobre o nome de sua filha de três anos. Mary é uma enfermeira trabalhadora que sonha apenas em mudar de vida. Ela se ressente de seu marido irresponsável, imaturo, incapaz de lidar com as responsabilidades. Leeward é um músico atípico e idealista que se vê como um artista incompreendido. Um dia, entra em suas vidas Lilas, uma artista francesa de 19 anos, filha de um pintor mundialmente famoso, que está tentando seguir os passos de seu pai em Nova York e ficar longe da mãe dominadora. Quando Lilas se muda para o minúsculo apartamento do casal, o seu já frágil equilíbrio é perturbado ainda mais.

NOSSOS HERÓIS MORRERAM ESTA NOITE (NOS HÉROS SONT MORTS CE SOIR)
2013 │ Ficção
França
Diretor: David Perrault
Elenco: Denis Menochet, Jean-Pierre Martins, Constance Dolle
Na Paris do começo da década de 1960, a luta livre é um negócio próspero. Em cada embate, os lutadores desempenham um papel para benefício exclusivo dos apontadores. Simon, conhecido como “The Specter” – “O Espectro” – recruta Victor para encenar o “The Butcher” – “O Açougueiro” – um vilão que todo mundo odeia. Solitário e inseguro, Victor tem dificuldades em encarnar o vilão, com medo de tornar-se um também na vida real. Simon, então, lhe sugere uma troca: Victor vai entrar no ringue como “The Specter”, para receber os aplausos ao menos uma vez. A partida começa e ninguém nota a diferença, mas algo dá errado.

NUNCA MORRER (MAI MORIRE)
2012 │ 84 min. │ Ficção
México
Diretor: Enrique Rivero
Elenco: Margarita Saldaña, Amalia Salas, Juan Chirinos
Chayo retorna à sua cidade natal para cuidar de sua mãe idosa e lidar com a morte dela. Cercada pelo amor e pela sublime beleza, Chayo tem que desistir de algo que, como mulher e mãe é inalienável. Esse será o preço de sua liberdade.

NUTS
2012 | color | 81 min. | Ficção
França
Diretor: Yann Coridian
Aos 41 anos, François tem tudo para ser feliz: a esposa, dois filhos, um belo apartamento. Mas, depois deum surto psicológico e uma passagem pelo hospital psiquiátrico, Ana, o amor de sua vida aparece para uma visita e acaba mudando tudo.

O ÁRBITRO (THE REFEREE)
2013 │ PB │digital│ 96 min. │ Ficção
Itália
Diretor: Paolo Zucca
Elenco: Stefano Accorsi, Geppi Cucciari, Jacopo Cullin
Atletico Pabarile, o pior time da terceira divisão da Sardenha, perde todo ano para o Montecrastu, time liderado por Brai, um fazendeiro arrogante que é dono das terras. Quando Matzutzi, um jovem que havia deixado o local, retorna, o jogo é virado o Atletico Pabarile começa a ganhar uma partida depois da outra graças aos esforços deste campeão indisputado. Também tem Cruciani, um árbitro ambicioso que tem que lidar com acusações de corrupção.

O FOGUETE (THE ROCKET)
2013 │ 96 min. │ Ficção
Austrália, Laos, Tailândia
Diretor: Kim Mordaunt
Elenco: Sitthiphon Disamoe, Loungnam Kaosainam, Thep Phongam
Um menino em que se acredita ser amaldiçoado leva sua família e um casal de desajustados através do Laos para encontrar um novo lar. Depois de uma viagem repleta de contratempos por uma terra marcada pela guerra, o menino, para provar que não carrega maldição alguma, constrói um foguete gigante para entrar na competição mais lucrativa e perigosa do ano: O Festival de Foguetes.
Vencedor do Prêmio da Anistia Internacional, de Melhor longa-metragem estreante e do Urso de Cristal no Festival de Berlim, além do Prêmio do Público, de Melhor Ator para Sitthiphon Disamoe e de Melhor Filme Narrativo no Festival de Tribeca, em Nova York.

O GAROTO-LOBISOMEM (A WEREWOLF BOY)
2012 │cor │ digital│ 122 min. │ Ficção
Coreia do Sul
Diretor: Jo Sung-hee
Elenco: Jo Sung-hee
Convocada por um telefonema inesperado, uma mulher idosa visita a casa onde morava quando criança. Ela recorda então de um garoto que ela conheceu há 47 anos.

O LOUCO (SIENIAWKA)
2013 │ 126 min. │ Ficção
Polônia, Alemanha
Diretor: Marcin Malaszczak
Elenco: Stefan Szyszka, Stanislaw Cheminski, Jerzy Szlosar
Uma viagem ao subconsciente irracional da humanidade. Stefan procura seu caminho através de uma devastada paisagem pós-industrial. Um encontro com um estranho obscurece a linha entre realidade e imaginação. O futuro e o passado se misturam. Visões de um outro tempo surgem da mente de Stefan. Tudo o que resta são ruínas – tudo começa a se dissolver. O mundo concreto já não se assemelha aquele ao qual Stefan se viu forçado a deixar. O Caos interno é espelhado pelo caos externo.

O LUGAR DO FILHO (THE MILITANT)
2013 │cor │digital│116 min. │ Ficção
Uruguai, Argentina
Diretor: Manolo Nieto
Elenco: Felipe Dieste, Alejandro Urdapilleta, Rosana Cabrera
Um jovem que estuda em Montevidéu fica sabendo da morte do pai. Para ir ao funeral e enfrentar o legado paterno, ele precisa viajar a Salto, no interior. Na cidade, ele descobre que herdou uma fazenda hipotecada, um velho cachorro e uma casa na cidade, que ele precisa dividir com a amante do pai, que para lá se mudou.

O PESO DOS ELEFANTES (THE WEIGHT OF ELEPHANTS)
2013 │ Ficção
Dinamarca, Nova Zelândia, Alemanha, França
Diretor: Daniel Joseph Borgman
Elenco: Demos Murphy, Angelina Cottrell, Catherine Wilkin
Adrian, 11, é um garoto sensível. Ele tenta controlar seus medos e ansiedades após o desaparecimento de três crianças na cidadezinha onde vive. Um dia ele conhece Nicole, uma garota misteriosa, louca, assustadora e admirável que se muda para a casa ao lado com sua irmã e irmão mais novos. Os novos vizinhos podem ser exatamente aquilo que Adrian procurava. Inspirado no romance Of a Boy, da escritora australiana Sonya Hartnett.

O RESGATE (THE RETRIEVAL)
2013 │ 94 min. │ Ficção
Estados Unidos
Diretor: Chris Eska
Elenco: Tishuan Scott, Ashton Sanders, Keston John
Nos arredores da Guerra Civil americana, um caçador de recompensas envia um garoto de 13 anos ao norte para uma missão perigosa: Trazer de volta um homem procurado, utilizando falsas pretensões. Durante a jornada com o homem que está inconsciente de seu verdadeiro destino, o garoto desenvolve um vínculo inesperado. Com os seus sentimentos crescendo, ele é consumido por emoções em conflito e tem que tomar uma decisão drástica: trair a figura paterna que ele finalmente achou ou ajuda-lo e arriscar ser morto por sua gangue.

O VERÃO DOS PEIXES-VOADORES (EL VERANO DE LOS PECES VOLADORES)
2013 │color PB │ 88 min. │ Ficção
Chile, França
Diretor: Marcela Said
Elenco: Francisca Walker, Gregory Cohen, Maria Izquierdo, Roberto Cayuqueo, Bastián Bodenhofer
Manena é uma adolescente determinada, filha de Pancho, um rico fazendeiro chileno que dedica suas férias a uma obsessão: exterminar as carpas que invadem seu lago. No decorrer do verão, enquanto ele recorre a métodos cada vez mais extremos, Manena sofre com sua primeira decepção amorosa e descobre um mundo que coexiste silenciosamente com o seu – o dos trabalhadores indígenas Mapuche que reivindicam acesso às terras e enfrentam seu pai.

PAAT (PAAT)
2013 │color│digital│ 79 min. │ Ficção
Irã
Diretor: Amir Toodeh Roosta
Numa cidade onde na qual ter cachorros de estimação é ilegal, um homem com problemas conjugais toma conta de um pastor alemão chamado Paat. Quando o homem é assassinado por sua esposa, Paat parte para a cidade grande, encontrando uma série de personagens do Irã moderno.

PARA AQUELES EM PERIGO (FOR THOSE IN PERIL)
2013 │ 93 min. │ Ficção
Reino Unido
Diretor: Paul Wright
Elenco: George MacKay, Kate Dickie, Nichola Burley, Michael Smiley
Aaron, um jovem desajustado em uma isolada comunidade escocesa, é o único sobrevivente de um estranho acidente de pesca que custou a vida de cinco homens, incluindo seu irmão mais velho. Estimulada pelo o folclore local e pela superstição, a comunidade culpa Aaron pela tragédia, fazendo dele um pária dentro da vila. Se recusando a acreditar que seu irmão está morto, e possuído pela dor, loucura e magia, Aaron sai em sua busca.

PARADJANOV
2013 │cor │digital│ 95 min. │ Ficção
Ucrânia, França, Georgia, Armênia
Diretor: Serge Avedikian, Olena Fetisova
Elenco: Serge Avedikian, Yulia Peresild, Karen Badalov
Baseado na história verídica de Sergei Paradjanov, que já foi homenageado durante a 35ª Mostra com uma retrospectiva completa de seu trabalho. Gênio e provocador – o cineasta cria grandes filmes durante os anos 60, ganhando respeito internacional. Porém, sua conduta leva a um conflito com o regime totalitário soviético. Paradjanov é preso sob acusações falsas. Apesar de encarcerado e banido de trabalhar com o cinema, seu amor implacável pela beleza o dá forças para continuar a criar.

PATOS SELVAGENS (WILD DUCK)
2013 │color │digital│ 85 min. │ Ficção
Grécia
Diretor: Yannis Sakaridis
Elenco: Alexandros Logothetis, Themis Bazaka, Giorgos Pyrpassopoulos
Dimitris, um engenheiro de telecomunicações falido, encerra seu negócio. Logo ele se envolve em uma investigação de grampo telefônico com um ex-colega. Sua investigação sobre antenas de telefonia móvel leva-o a um apartamento suspeito em um prédio. A atenção de Dimitris é capturada instantaneamente por uma mulher doente que vive acima desse apartamento. Tomado pelo remorso, Dimitris começa a espioná-la.

PEIXE & GATO (FISH & CAT)
2013 │color PB │digital│134 min. │Ficção
Irã
Diretor: Shahram Mokri
Elenco: Babak Karimi, Saeed Ebrahimifar, Abed Abest
Alguns estudantes viajam para região do mar Cáspio para participar de uma competição de pipa durante o solstício do inverno. Próximo ao acampamento está uma pequena cabana, ocupada por três cozinheiros que trabalham em um restaurante próximo. Eles estão procurando por carne, e não veem ninguém por perto além dos jovens estudantes. Filmado em um único plano sequência, é baseado em uma história real de um restaurante que servia carne humana moída.

PLANO PARA A PAZ (PLOT FOR PEACE)
2013 │ 84 min. │ Documentário
África do Sul
Diretor: Carlos Agulló, Mandy Jacobson
Thriller histórico sobre o fim do apartheid, conta a história de Jean-Yves Olliver, conhecido como “Monsieur Jacques”, cujo negociação de bastidores foi essencial para trazer a paz local e o fim de discriminação racial na África do Sul.

QISSA: O FANTASMA É UM VIAJANTE SOLITÁRIO (QISSA: THE GHOST IS A LONELY TRAVELLER)
2013 | cor | 109 min. | digital | Ficção
Alemanha, França, Índia, Holanda
Diretor: Anup Singh
Umber Singh é um sikh que perde tudo durante a separação da Índia em 1947 e é forçado a deixar sua terra natal. Ele deseja obsessivamente por um herdeiro do sexo masculino. Quando sua quarta filha nasceu, ele decide empreender uma luta contra o destino.

QUERIDA COURTNEY (DEAR COURTNEY)
2013 │color │digital│ 89 min. │ Ficção
Alemanha
Diretor: Rolf Roring
Elenco: Klaas Heufer-Umlauf, Jonas Nay, Jochen Nickel
Em 1991, o jovem de dezoito anos Paul escreve uma canção para sua amada Saskia. Porém, fica espantado quando escuta uma música um pouco parecida no rádio, chamada Smells Like
Teen Spirit. Determinado a receber pelos direitos autorais, ele segue Kurt Cobain do Nirvana durante uma turnê pela Alemanha. Porém, outro obstáculo surge em sua odisseia: Saskia agora está envolvida com Peter Punk, músico que abre os shows de Cobain.

RED OBSESSION
2013 │ 75 min. │ Documentário
Austrália, China, França, Reino Unido, Hong Kong
Diretor: David Roach, Warwick Ross
Sinônimo de riqueza, poder e influência, a região de Bordeaux é dona de um status quase mítico no mundo do vinho há mais de três séculos. Porém, mais recentemente, os preços dos prestigiados tintos dispararam. Algo sem precedentes acontece na região: a China. O mestre de vinho Andrew Caillard prepara-se para explorar o fenômeno Bordeaux. O quão excepcional pode ser uma garrafa de um bom vinho? O que leva um industrial a pagar centenas de milhares de dólares em uma única garrafa? É o gosto, o prestígio ou o investimento que impulsiona a demanda por vinhos da região? Ou simplesmente a necessidade de ser dono de algo irreal e limitado? Narrado por Russell Crowe, Red Obssession narra a história dos que aspiram à perfeição.

RICARDO BÄR
2013 │cor │ digital│ 93 min. │ Documentário
Argentina
Diretor: Gerardo Naumann, Nele Wohlatz
Ricardo Bär é um jovem que vive com sua família numa fazenda na província argentina de Misiones, na fronteira com o Brasil, junto com outros descendentes de imigrantes alemães que, apesar de viverem lá há várias gerações, continuam a cantar músicas em alemão. Ricardo deixa para trás sua juventude para entrar no mundo adulto, mas, ao contrário do resto dos jovens de lá, não quer trabalhar com lavoura, mas tornar-se um pastor.

RITOS DE PASSAGEM (RITES OF PASSAGE)
2013 │cor & PB │digital│ 80 min. │ Ficção
Austrália
Diretor: Phillip Crawford
Um longa-metragem de ficção feito em colaboração com um grupo de jovens que mergulharam abaixo da superfície para revelar o que acontece por dentro. Filmado durante três anos pela organização artística comunitária Beyond Empathy, seis histórias interligadas mostram os riscos, os desapontamentos, as alegrias e os amores que vem na hora de crescer. Com as histórias sendo baseadas em suas próprias experiências, a autenticidade que esses não atores trazem para a tela confunde a divisão entre fato e ficção.

RUBEM BRAGA: OLHO AS NUVENS VAGABUNDAS
2013 │color │digital│ 75 min. │ Documentário | Brasil
Diretor: André Weller
Rubem Braga [1913 – 1990] faz 100 anos. Do alto da sua mítica cobertura em Ipanema, amigos da vida inteira falam das paixões do maior cronista brasileiro.

RUN & JUMP
2013 │ 102 min. │ Ficção
Irlanda, Alemanha
Diretor: Steph Green
Elenco: Maxine Peake, Edward MacLiam, Sharon Horgan, Will Forte
Vanetia reconstrói sua vida depois que seu marido sofre um derrame que muda sua personalidade. Entra na história o comportado pesquisador americano Ted Fielding, que fica hospedado durante dois meses para documentar o processo de recuperação. Inicialmente, Venetia não se sente bem sendo estudada, mas logo começa a se acostumar com Ted. Uma nova família começa nesta história de amor nada convencional.

SAUDADE
2013 | cor | digital | 100 min. | Ficção
Equador, Argentina, Canadá
Diretor: Juan Carlos Donoso Gomez
Miguel, um rapaz de 17 anos, vê o futuro como algo distante. Imerso em sua bolha de amigos e em seu caderno de poemas sentimentais, ele lida com o fim do ensino médio. Até que sua mãe biológica, que ele nunca conheceu, descobre estar gravemente doente e pede para seu pai ir visitá-la nos Estados Unidos. O homem parte do Equador sem pensar. Vendo seu mundo desmoronar, Miguel vai ter que reinventá-lo.

SOLO (SOLO)
2013 │cor │35mm digital│ 90 min. │ Ficção
Uruguai, Argentina, Holanda
Diretor: Guillermo Rocamora
Nelson toca trompete na banda da Força Aérea uruguaia há mais de 20 anos e sente-se descontente com a falta de perspectiva em sua carreira. Um concurso de música pode ser a sua chance de fazer as coisas de forma diferente, mas a Força Aérea seleciona-o para uma importante missão. Ele se vê então forçado a fazer uma escolha.

SOMENTE EM NOVA YORK (ONLY IN NEW YORK)
2013 │color │digital│ 86 min. │ Ficção
Jordania, Israel, EUA
Diretor: Ghazi Albuliwi, Bandar Albuliwi
Elenco: Hiam Abbass, Assaf Cohen, Omer Barnea, Einat Tubi, Ghazi Albuliwi
Louco para encontrar uma companhia, um jovem palestino-americano solitário concorda em se casar com uma israelense que precisa de um green card. Eles se veem então forçados a repensar suas respectivas tradições culturais e familiares.

SOU MUITO MELHOR QUE VOCÊS (SOY MUCHO MEJOR QUE VOS)
2013 │cor │digital│ 85 min. │ Ficção
Chile
Diretor: Che Sandoval
Nesta comédia urbana, Cristobal, pai de família e homem de negócios, é forçado a mudar-se para a Espanha com sua família após sua mulher receber uma bolsa de estudos. Humilhado por isso, ele desaparece e vaga pela cidade de Santiago procurando sexo. Após uma noite patética, cheia de falhas, ele deve escolher entre sua família e seu ego.

SUZANNE
2013 │color │digital│ 91 min. │ Ficção
França, Bélgica
Diretor: Katell Quillévéré
Elenco: Sara Forestier, Adèle Haenel, François Damiens
Suzanne e Maria são irmãs muito próximas. Eles tiveram uma infância feliz, apesar da ausência de sua mãe, que morreu quando ainda eram pequenas. Nicolas, seu desajeitado e amoroso pai comanda a casa da melhor maneira que pode, até o dia em que Suzanne fica grávida. Com o nascimento de Charly a família se torna maior. Os anos passam e Suzanne encontra Julien e se apaixonam perdidamente. Ela foge com ele abandonando todos e deixando tudo para trás.

TEMPOS DE LOBO (TO THE WOLF)
2013 │color │digital│ 75 min. │ Documentário
Grécia, França, Reino Unido
Diretor: Aran Hughes, Christina Koutsospyrou
Elenco: Giorgos Katsaros, Adam Paxnis
Situado ao longo de quatro dias de incessante vento e chuva na vida de duas famílias de pastores, lutando pela sobrevivência em um afastado vilarejo no alto das montanhas Nafpaktia no leste da Grécia.

THE IRAN JOB
2012 │cor│digital│ 91 min. │ Documentário
EUA, Irã, Alemanha
Diretor: Till Schauder
Quando o jogador americano de basquete Kevin Sheppard aceita o trabalho de jogar no Irã, um dos países mais temidos do mundo, ele espera o pior. Mas o que ele encontra é um país repleto de generosidade, aceitação e sensualidade. Com uma personalidade carismática que encanta a todos que ele conhece, Kevin forma uma amizade inesperada com três mulheres iranianas que, assim como ele, tem fortes opiniões sobre vários assuntos, desde a política até a religião. A última temporada de Kevin no Irã culmina com algo bem maior que o basquete: a revolta e, mais tarde, a supressão do reformista Movimento Verde do Irã – um poderoso prelúdio das mudanças dramáticas que hoje se desdobram pelo Oriente Médio ao despertar da Primavera Árabe.

THE LUNCHBOX
2013 │cor │digital│ 104 min. │ Ficção
Índia, França, Alemanha
Diretor: Ritesh Batra
Elenco: Irrfan Khan, Nimrat Kaur, Nawazuddin Siddiqui
Um equívoco no sistema de entregas de refeições de Mumbai – os Dabbawallahs – conecta uma jovem dona de casa com um desconhecido já no fim da vida. Juntos, eles constroem um mundo de fantasia através de bilhetes deixados nas marmitas nas quais as comidas são entregues. Pouco a pouco, essa fantasia ameaça tomar conta da realidade.

TODOS OS GATOS SÃO BRILHANTES (A.C.A.B. – ALL CATS ARE BRILLIANT)
2012 │color │88 min. │ Ficção
Grécia
Diretor: Constantina Voulgaris
Elenco: Maria Georgiadou, Dimitris Xanthopoulos, Dimitris Piatas, Themis Bazaka
Helectra está no começo dos 30 anos e vive em Atenas. Ela é uma artista mas se sustenta através do trabalho de babá. Ela é uma ativista e seu namorado é um preso político. Ela está sozinha e luta para encontrar seu lugar no mundo.

UMA DOBRA EM MEU COBERTOR (A FOLD IN MY BLANKET)
2013 │color │ 75 min. │ Ficção
Geórgia
Diretor: Zaza Rusadze
Elenco: Tornike Bziava, Tornike Gogrichiani, Avtandil Makharadze
Dmitrij retorna à sua cidade natal após um período de estudo no exterior. Ele divide seu tempo entre seu trabalho tedioso e um hobby, o alpinismo. Sua rotina diária é interrompida quando ele começa a viajar pelo seu mundo de fantasia e conhece um novo amigo, Andrej.

UMA VIDA COMUM (STILL LIFE)
2013 │ 87 min. │ Ficção
Itália, Reino Unido
Diretor: Uberto Pasolini
Elenco: Eddie Marsan, Joanne Froggatt, Karen Drury
Obcecadamente meticuloso e organizado, John May é um conselheiro encarregado de encontrar o parente mais próximo daqueles que morreram sozinhos. Quando o seu departamento é reduzido, John concentra seus esforços em seu último caso, o que o leva a uma viagem libertadora que lhe permite finalmente começar a viver a vida.

VICTOR YOUNG PEREZ
2013 | cor | 106 min. | Ficção
França
Diretor: Jacques Ouaniche
Victor Young Perez, 136 lutas, 91 vitórias, incluindo 27 por nocaute, campeão mundial de peso-mosca. Na frente dele Kurtz, o soldado alemão, 20 centímetros e 20 quilos mais pesado do que ele. Em torno dele as chaminés dos crematórios a cuspir as cinzas de seus companheiros de infortúnio. No entanto, incentivado por seu irmão Benjamim, Victor, este pequeno judeu, lutará.

VIDA
2013 │color PB │35mm digital│78 min. │Documentário
Brasil, Eslovênia
Diretor: Tatiana Villela
Vida, uma jovem eslovena chega ao Brasil às vésperas da conflagração da 2ª Grande Guerra. Ela está só, solteira, deixou a família e seu grande amor com a promessa de voltar em um ano. Impossibilitada de voltar, constrói uma nova família e uma nova vida no Brasil. É a avó da Diretor: a, que 73 anos depois de sua chegada ao país retorna para a Eslovênia com a sua neta. Mas a jornada percorrida por elas, por sua família e pelo filme é de outra natureza: subjetiva, poética e emocional. Uma viagem que luta para reter a volúvel memória, reviver sentimentos e descobrir o que se esconde em nossas almas.

VIDA BOA (THE GOOD LIFE)
2013 | color | digital | 93 min. | Ficção
França
Diretor: Jean Denizot
Dez anos Sylvain e Pierre se escondem com seu pai nas estradas da França, após o divórcio de seus pais. Mas as crianças cresceram, e não é mais possível esconder-se. Quando, Peter, o mais velho, desaparece eles deverão repensar esse estilo de vida.

VIDA QUE SE DESFAZ (LE DEMANTELEMENT)
2013 │cor │35mm digital│ 110 min. │ Ficção
Canadá
Diretor: Sébastien Pilote
Elenco: Gabriel Arcand, Gilles Renaud, Lucie Laurier, Sophie Desmarais
Gaby é dono de uma fazenda em que ele cria cordeiros, a Fazenda Bouchard & Filhos. Mas ele não tem filhos. Pelo contrário, ele tem duas filhas, que ele criou como princesas e que moram longe, na cidade. Um dia, a mais velha lhe pede ajuda financeira para que ela não perca sua casa. Gaby, para quem a paternidade tem evoluído a um ponto irracional, decide então desmontar a fazenda.

WAJMA (WAJMA, AN AFGHAN LOVE STORY)
2013 │ 85 min. │ Ficção
França, Afeganistão
Diretor: Barmak Akram
Elenco: Wajma Bahar, Hadji Gul , Mustafa Habibi
Um jovem, em Cabul, seduz uma garota. Quando ela diz que está grávida, ele questiona ter tirado sua virgindade. Então o pai dela chega e uma violência arcaica e atemporal emerge, levando a um crime, e até mesmo a um sacrifício.

WHITEWASH
2013 │cor │digital│ 88 min. │ Ficção
Canadá
Diretor: Emanuel Hoss-Desmarais
No meio de uma violenta tempestade de neve, um homem bêbado atropela e mata alguém com seu veículo de limpar neve. Ele acorda ao volante, no meio da floresta, sem saber onde está, e deve contar com a arma do crime para sobreviver ao rigoroso inverno.

ZORAN, MEU SOBRINHO, O IDIOTA (ZORAN MY NEPHEW THE IDIOT)
2013 │ cor │digital │ 106 min.│Ficção
Itália, Eslovênia
Diretor: Matteo Oleotto
Elenco: Giuseppe Battiston, Teco Celio, Rok Prašnikar
Paolo Bressan, um desajustado de 40 anos, passa seus dias em uma taverna perto de Gorizia. Tudo muda quando Zoran aparece: um estranho garoto de 15 anos que Paolo “herda” de um parente esloveno distante. Inicialmente nada confortável com a ideia de ser tio, ele logo toma nota do talento de Zoran em arremessar dardos. Todo ano, o campeonato mundial de dardos cede um prêmio de 60 mil euros e Paolo não tem a menor intenção de deixar esta oportunidade passar.

Article Tags:
Article Categories:
FESTIVAIS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.