CANNES 2016 - BANNER

Fatos curiosos de um Oscar aos 85´


#1

Entre os Atores, quatro são indicados pela primeira vez (Bradley Cooper, Hugh Jackman, Emmanuelle Riva, Quvenzhané Wallis) e nove já levaram o Oscar, incluindo todos os indicados na categoria de “Ator Coadjuvante” (Daniel Day-Lewis, Denzel Washington, Alan Arkin, Robert De Niro, Philip Seymour Hoffman, Tommy Lee Jones, Christoph Waltz, Sally Field, Helen Hunt)

#2

Jessica Chastain é a única entre os indicados à Ator/Atriz a repetir uma indicação do ano passado. Ele foi indicada como Atriz Coadjuvante por HISTORIAS CRUZADAS (E perdeu para sua companheira de cena, Octavia Spencer)

#3

Aos 85 anos, Emmanuelle Riva é, agora, a atriz mais velha indicada entre as protagonistas. Já Quvenzhané Wallis, 9 anos, repete o feito como a mais jovem. E, assim, pela primeira vez na historia, o Oscar indica sua atriz mais velha e mais jovem, na mesma categoria, no mesmo ano. Outro recorde. Lembrando que a atriz mais velha já indicada ainda é Gloria Stuart que, com 87 anos, foi indicada como Coadjuvante por TITANIC (1997). O Ator mais jovem já indicado é Justin Henry que, com 8 anos, concorreu como Coadjuvante por KRAMER VS. KRAMER (1979).

#4

AMOR é o quinto filme “estrangeiro” a ser indicado em ambas as categorias de “Melhor Filme” e “Melhor Filme Estrangeiro”. Os outros são Z, Melhor Filme Estrangeiro em 1969; OS IMIGRANTES, indicado como estrangeiro em 1971 e Filme em 1972 (Perdeu em ambas); Além dA VIDA É BELA (1998) e O TIGRE E O DRAGÃO (2000), ambos vencendo a categoria de Melhor Filme Estrangeiro em seus respectivos anos.

#5

Emmanuelle Riva foi indicada por uma performance em francês e, se ganhar, pode entrar no seleto grupo de Sophia Loren (Atriz em DUAS MULHERES, 1961); Robert De Niro (Coadjuvante em O PODEROSO CHEFÃO II, 1974); Roberto Benigni (Ator em A VIDA É BELA, 1998); Benicio Del Toro (Coadjuvante em TRAFFIC, 2000) e Marion Cotillard (Atriz em PIAF, 2007). Há ainda o caso de Marlee Matlin que recebeu uma estatueta de Melhor Atriz em 1986 usando a linguagem de libras.

#6

O LADO BOM DA VIDA é o primeiro filme a receber indicações à Melhor Filme, Diretor e todas as categorias de Interpretação, fato que não se repete desde 1981 com REDS. É também o único filme capaz de fazer o “Top5″ na premiação: Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro, feito que não se repete desde O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1992).

#7

Kathleen Kennedy e Steven Spielberg são os atuais recordistas em indicações ao Oscar de Melhor Filme. Cada um já foi indicado oito vezes!

#8

Com sua indicação por ARGO, George Clooney se iguala ao recorde de Warren Beatty, ambos já previamente indicados como Melhor Produtor, Diretor, Ator e Roteirista.

#9

John Williams tem mais indicações ao Oscar que qualquer outra pessoa viva com, agora, 48 indicações (Lembrando que o recorde ainda é de Walt Disney com 59). Só para mensurar, Woody Allen é o segundo, com 23 indicações. E, claro, Williams estende seu recorde como compositor com 43 indicações ao Oscar de Trilha Musical.

#10

Michael Kahn, montador de Spielberg, se tornou o recordista de sua categoria com 8 indicações ao Oscar de Melhor Montagem.

#11

Com sua indicação pela Trilha Musical de SKYFALL, Thomas Newman é indicado pela 11a vez e torna a “Familia Newman”(Alfred, Lionel, Emil, Thomas, David e Randy) a recordista de indicações, com 87, muito mais que a “Familia Coppola” (Carmine, Francis Ford, Talia Shire, Nicolas Cage e Sofia) que, com a indicação de Roman em Roteiro (MOONRISE KINGDOOM) tem agora 24 indicações.

#12

A princesa Branca de Neve teve duas indicações ao Oscar de Figurinos, uma com Colleen Atwood (BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR) e outra com Eiko Ishioka (ESPELHO, ESPELHO MEU). Eiko faleceu em 2012 e já ganhou um Oscar pelos figurinos de DRÁCULA DE BRAM STOKER

#13

A Guilda de Diretores emplacou apenas dois de seus “afiliados” ao Oscar da categoria: Spielberg e Lee. Não há precedentes na historia.

#14

Dois apresentadores do Oscar foram indicados nessa edição (Hathaway e Jackman). Três se contar Seth Macfarlane e sua indicação pela Canção de TED. Já Billy Crystal tenta o Oscar 2015 com o remake de ROBOCOP

#15

Primeira indicação de Alan Arkin foi há 46 anos. Só perde pra Katherine Hepburn que teve 48 anos de diferença entre a primeira e a ultima indicação (by @helioflores)

#16

A Terra Média dO SENHOR DOS ANÉIS e, agora, dO HOBBIT tenta seu quarto Oscar de Efeitos Visuais.

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Emmuelle Riva é a mais velha na categoria de Melhor Atriz, antes era de Jessica Tandy. Oscar dificil de se prever esse ano. Sério ainda nao ousaria citar nenhum vencedor, principalmente nas categorias de atuação sendo que alguns ja levaram, até dois oscars, como Day-Lewis, Washington e Field…

    Neto 21 de janeiro de 2013 6:44 Responder
  • E eu tinha certeza que a repórter da Globo havia errado quando afirmou que Riva era a mais velha a receber uma indicação. pff

    Paulo Cesar 13 de janeiro de 2013 21:15 Responder
  • Em 2006, Rodrigo, UMA VERDADE INCONVENIENTE também concorreu ao Oscar de Canção… Mas o fato de 11 Docs, concorrer ao Oscar é, sim, um recorde

    Maurício 12 de janeiro de 2013 8:04 Responder
  • O fato de 6 documentarios estarem concorrendo ao todo tambem nao e um recorde (alem dos 5 principais, Chasing Ice em cancao original)? Isso sem contar os de curta-documentario, que somariam 11 no total.

    Rodrigo 12 de janeiro de 2013 3:18 Responder
  • Opa, muito legal esses dados! Será que o John Williams consegue passar o Disney algum dia?

    Mateus Nagime 10 de janeiro de 2013 21:50 Responder

Deixe uma resposta