Ranking de Veneza | Leão de Ouro


A Liga dos Blogues Cinematográficos, com seus rankings periódicos, está a fazer uma revisão contemporânea de obras consagradas em importantes e consolidados festivais internacionais. Há filmes que, consagrados em sua época, e revisitados em 2011, parecem envelhecidos e sem o impacto causado em seu tempo; outros, no entanto, permanecem atuais e renovadores, não perdendo a atualidade e a permanência.

O Ranking de Veneza é um termômetro significativo nesse sentido. Um dos mais prestigiados festivais do mundo (ao lado de Cannes e Berlim), Veneza, porém, tem suas características especiais. Adstrito à Bienal de Arte de Veneza, começou a se celebrar no já distante ano de 1932, numa iniciativa do conde Volpi de Misurata, que seria o seu presidente. Em 1936, com o ditador Benito Mussolini no poder, o governo estabeleceu definitivamente o seu caráter anual por meio de um decreto-lei – como era de hábito na era fascista. Em sua primeira etapa, não concedia prêmios oficiais, que se atribuíam por referendum popular, Por causa da Segunda Guerra Mundial, o festival foi interrompido no período 1943-1945, mas, em 1947, adquiriu caráter oficial, e dois anos depois, em 1949, Antonio Petrucci substituiu a Elio Zorzi na direção da mostra, a fim de dar um maior dinamismo e varrer, para a lixeira, os resquícios fascistas. Uma reviravolta aconteceu em 1969, quando Ernesto Guido Laura assumiu a direção do festival e suprimiu os tradicionais prêmios, criando somente o Cidade de Veneza para premiar a “alta personalidade cujos esforços em pró da sétima arte alcançaram relevo universal”, espécie de Prêmio Nobel do cinema, que, neste ano, correspondeu a Luis Buñuel.

Festival de grande tradição e prestígio, o de Veneza se baseou em um sério caráter artístico -avaliado por importantes retrospectivas – e, particularmente, nos últimos anos, em uma rigorosa seleção dos filmes participantes, que revelam as novas tendências do cinema contemporâneo.

O Festival de Veneza é uma mostra competitiva cuja principal prêmio, o de melhor filme, é denominado Leão de Ouro (Leone d’Oro, em italiano). O júri também concede o prêmio Leão de Prata (Leone d’Argento) ao melhor diretor/realizador e o Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri. O Ranking da Liga apenas contempla os filmes que ganharam o Leão de Ouro.

André Setaro, Crítico e Historiador



Ranking de Veneza | Leão de Ouro [*]
1 – A PALAVRA | Carl Theodor Dreyer – 9,67
2 – APARAJITO | Satyajit Ray – 9,00
3 – A INFÂNCIA DE IVAN | Andrey Tarkovskiy – 8,94
4 – RASHOMON | Akira Kurosawa – 8,91
5 – A BELA DA TARDE | Luis Buñuel – 8,70
6 – O RAIO VERDE | Eric Rohmer – 8,68
7 – O ANO PASSADO EM MARIENBAD | Alain Resnais – 8,66
8 – SHORTS CUTS – CENAS DA VIDA | Robert Altman – 8,58
9 – O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN | Ang Lee – 8,44
10 – A LIBERDADE É AZUL | Krzysztof Kieslowski – 8,34
11 – DOIS DESTINOS | Valerio Zurlini – 8,33
12 – A BATALHA DE ARGEL | Gillo Pontecorvo – 8,29
13 – VIVE L’AMOUR | Ming-liang Tsai – 8,29
14 – O LUTADOR | Darren Aronofsky – 7,99
15 – DESEJO E PERIGO | Ang Lee – 7,83
16 – EM BUSCA DA VIDA | Jia Zhang-ke – 7,81
17 – DESERTO VERMELHO (IL DESERTO ROSSO) | Michelangelo Antonioni – 7,75
18 – HANA-BI: FOGOS DE ARTIFÍCIO | Takeshi Kitano – 7,68
19 – O CÍRCULO | Jafar Panahi – 7,67
20 – ADEUS, MENINOS | Louis Malle – 7,54
21 – NENHUM A MENOS | Yimou Zhang – 7,50
22 – O ESTADO DAS COISAS | Wim Wenders – 7,50
23 – O RETORNO | Andrei Zvyagintsev – 7,44
24 – UM LUGAR QUALQUER | Sofia Coppola – 7,35
25 – HAMLET | Laurence Olivier – 7,33
26 – ANTES DA CHUVA | Milcho Manchevski – 7,30
27 – A HISTÓRIA DE QIU JU | Yimou Zhang – 7,25
28 – O SEGREDO DE VERA DRAKE | Mike Leigh – 7,08
29 – ATLANTIC CITY | Louis Malle – 7,00
30 – MICHAEL COLLINS – O PREÇO DA LIBERDADE | Neil Jordan – 6,92
31 – CARMEN DE GODARD | Jean-Luc Godard – 6,81
32 – LÍBANO | Samuel Maoz – 6,69
33 – UM CASAMENTO À INDIANA | Mira Nair – 6,64
34 – GLORIA | John Cassavetes – 6,45
35 – EM NOME DE DEUS | Peter Mullan – 6,05
*POSIÇÃO – FILME | Diretor – Nota

Filmes Abaixo da Amostragem de 10%
– [–] DIE ARTISTEN IN DER ZIRKUSKUPPEL: RATLOS | Alexander Kluge – 8,50
– [–] LE PASSAGE DU RHIN | André Cayatte – 8,50
– [–] OS RENEGADOS | Agnès Varda – 8,50
– [–] CIDADE DAS TRISTEZAS | Hsiao-hsien Hou – 8,33
– [–] A GRANDE GUERRA | Mario Monicelli – 8,25
– [–] SEMENTE DO ÓDIO (THE SOUTHERNER) | Jean Renoir – 8,17
– [–] O HOMEM DO RIQUIXÁ | Hiroshi Inagaki – 8,00
– [–] BRINQUEDO PROIBIDO | René Clément – 7,75
– [–] IL GENERALE DELLA ROVERE | Roberto Rossellini – 7,67
– [–] MANON | Henri-Georges Clouzot – 7,50
– [–] JUSTICE EST FAITE | André Cayatte – 7,50
– [–] OS ANOS DE CHUMBO | Margarethe von Trotta – 7,50
– [–] VAGAS ESTRELAS DA URSA | Luchino Visconti – 7,20
– [–] ASSIM É QUE SE RIA | Gianni Amelio – 7,17
– [–] A LENDA DO SANTO BEBERRÃO | Ermanno Olmi – 6,75
– [–] LE MANI SULLA CITTÀ | Francesco Rosi – 6,75
– [–] URGA – UMA PAIXÃO NO FIM DO MUNDO | Nikita Mikhalkov – 6,50
– [–] ENTRE A INOCÊNCIA E O CRIME | Anh Hung Tran – 6,17
– [–] ROSENCRANTZ & GUILDENSTERN – ELES MORRERAM | Tom Stoppard – 5,75
– [–] ROMEU & JULIETA | Renato Castellani – 5,50
– [–] ROK SPOKOJNEGO SLONCA | Krzysztof Zanussi – SEM NOTA
– [–] SIRÉNA | Karel Steklý – SEM NOTA

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Rankings Alternativos

Filme Mais Popular: Maior Amostragem
1 – O LUTADOR | Darren Aronofsky [66%]
2 – UM LUGAR QUALQUER | Sofia Coppola [59%]
3 – DESEJO E PERIGO | Ang Lee [48%]

Filme “Ame ou Deixe”: Maior diferença entre maior e menor nota
1 – O RETORNO | Andrei Zvyagintsev [8,0 pts]
2 – A LIBERDADE É AZUL | Krzysztof Kieslowski [7,0 pts]
2 – CARMEN DE GODARD | Jean-Luc Godard [7,0 pts]

Filme Mais Amado: Maior Ocorrência de Notas 10
1 – A PALAVRA | Carl Theodor Dreyer [6x]
1 – O ANO PASSADO EM MARIENBAD | Alain Resnais [6x]
1 – A LIBERDADE É AZUL | Krzysztof Kieslowski [6x]

Filme Mais Odiado: Maior Ocorrência de Notas 0
Sem Ocorrências

Filme Mais Polêmico: Maior Desvio Médio
1 – CARMEN DE GODARD | Jean-Luc Godard [+/- 1,9]
2 – EM NOME DE DEUS | Peter Mullan [+/- 1,7]
2 – O RETORNO | Andrei Zvyagintsev [+/- 1,7]

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FESTIVAIS · RANKINGS

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