A matemática do Oscar 2012


Os governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas votaram nessa terça, dia 14/06, novas regras para mudar a corrida do Oscar 2012 de Melhor Filme. Um novo elemento surpresa entrou em vigor para tornar o anuncio dos indicados um pouco mais emocionante e a categoria – que em 2009 teve cinco indicados e em 2010/2011 teve 10 indicados – oscila agora entre cinco e 10 indicados.

A sugestão veio da própria PricewaterhouseCoopers: Seus auditores revisaram todos os votos dessa premiação nos últimos 10 anos e constataram o que poderia ter acontecido caso a atual regra fosse retroativa. Durante o período estudado, a porcentagem média de votos recebidos pelo primeiro lugar, “o melhor filme” foi de 20,5%. Já a porcentagem do décimo indicado foi infima e pouco participativa, às vezes inferior a 5%. Desse modo, a nova regra visa corrigir esse erro estatistico, validando os filmes que superem apenas a marca de 5% entre os favoritos da Academia, resultando em um slot que pode variar de 5 a 10 vagas.

Vale lembrar que a Academia adota na premiação, um sistema complicado de votação: O método preferencial. Nesse pleito, cada membro da AMPAS vota em seus filmes, ordenando seus favoritos de 1 a 10 para simular múltiplos turnos. Durante a apuração, o primeiro voto (ou a primeira escolha) é contado e caso haja maioria, o filme será automaticamente indicado. Caso contrário, a opção com menos votos em primeiro lugar é eliminada. Em sucessivas rodadas de contagem, o voto é transferido para a próxima opção do votante que ainda estiver disponível até definir o primeiro indicado. Depois conta-se o segundo voto para definir o segundo indicado e assim por diante. É extremamente confuso e complicado e, no mundo, só é adotado nas eleições australianas.

Na prática, se essa regra fosse validada em 2010 ou 2011, filmes como UM HOMEM SÉRIO, DISTRITO 9, UM SONHO POSSÍVEL, 127 HORAS e INVERNO DA ALMA que concorreram entre os melhores em sua época, talvez não fossem sequer indicados.

É, afinal, uma medida justa que visa corrigir o erro que foi banalizar a categoria em 2010 com 10 indicações, isso alías, para corrigir o escandalo que foi 2009 esnobar O CAVALEIRO DAS TREVAS do Oscar Principal. Dessa forma, o que deve acontecer é a categoria oscilar entre 5 e 7 indicados, restringindo a competição somente para os filmes que realmente se destacaram no ano por seu mérito extraordinário.

Para os Oscarbuzzers, deve ser um desafio: “Um algo a mais” para cogitar e conspirar antes das indicações. Pelos nossos prognósticos, não muda muito: Como o Spoiler usa critérios matemáticos para prever as indicações, a probabilidade de indicação descrita nos quadros se mantém fidedigna na atual regra.

Outras mudanças aprovadas:

O numero de indicados ao Oscar de Filme de Animação deve variar conforme a quantidade de filmes elegíveis e inscritos: De 8 a 12 filmes, a categoria terá de 2 a 3 indicados. De 13 a 15 filmes, a categoria terá de 2 a 4 indicados. Acima de 16 filmes, a categoria oscila entre 2 e 5 indicados.

Na categoria de Efeitos Visuais, o “bakeoff” pula de 7 para 10 indicados, o que parece óbvio já que são 5 indicações. Já os Documentários tiveram seu calendário de elegibilidade ajustado com o período das outras categorias, ou seja: Do dia 1 de Janeiro até o dia 31 de Dezembro do ano corrente. Para o Oscar 2012, excepcionalmente o período de elegibilidade para os documentários será de 1 de Setembro de 2010 até 31 de Dezembro de 2011.

O anúncio dos indicados à 84º Edição do Academy Awards, o Oscar 2012, será na Terça, dia 24 de Janeiro de 2012, com transmissão e cobertura completa do Spoiler.

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Sim, a mudança dá uma melhorada, mas ainda preferia um número fixo em 5 indicados. Daria mais emoção. Por exemplo, esse ano quem seria o quinto indicado? Cisne Negro ou A Origem? Não dá pra saber. E são dois filmes “grandes”. Agora quando a disputa fica entre quem vai entrar entre Inverno da Alma e Atração Perigosa o nível de interesse cai bastante, quase não faz diferença quem vai ser indicado.

    WALTER PRADO 17 de junho de 2011 9:53 Responder
  • Gostei das mudanças!!!

    Kamila 15 de junho de 2011 21:10 Responder

Deixe uma resposta