O banquete de Venezia´67


BLACK SWAN, de Darren Aronofsky, é um dos contenders finais da seleta Seleção Oficial do Festival de Veneza 2010, que ocorre entre 1 e 9 de Setembro. Outros diretores cotados no Lido incluem Ben Affleck, Kelly Reichardt, Tom Tykwer, Takashi Miike e Tsui Hark.

O Line Up oficial será anunciado apenas em 29 de Julho pelo próprio diretor artístico, Marco Mueller, mas o que vazou demonstra uma seleção forte e bem harmonizada entre títulos americanos, europeus e asiáticos.
BLACK SWAN, um thriller sobrenatural envolto em frufru de balé, está, aliás, cotado para abrir o Festival, dado o pedigree da produção que, além do diretor dO LUTADOR, inclui Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder e Vincent Cassel. Os testes de screening da Fox Searchlight são animadores.

Ben Affleck deve apresentar seu segundo filme, ATRAÇÃO PERIGOSA (THE TOWN), depois do aclamado MEDO DA VERDADE. Affleck também estrela o filme como um ladrão de banco que se apaixona pela própria atendente que está assaltando, mas a moça também é a chave do FBI para prender o ladrão mais procurado de Boston.

É, enfim, um ano portentoso para o cinema americano no Lido, que deve incluir o novo filme de Anton Corbijn (THE AMERICAN) e Sofia Coppola (SOMEWHERE), ambos da Focus Features. Kelly Reichardt também está cotada com MEEK´S CUTOFF, uma fita de época nos confins do Oregon. Na linha “Cult”, espaço para Paul Morrissey e seu aguardado NEWS FROM NOWHERE.

Das terras da rainha e do reinado dos irmãos Weinstein, dentro ou fora da competição, é esperado o novo filme de Tom Hooper (THE KING´S SPEECH), onde Colin Firth ensaia uma nova indicação ao Oscar como o Rei George VI. Também britânicos, THE FIRST GRADER de Justin Chadwick e TEN THOUSAND WAVES de Isaac Julien experimentam uma Premiere em Veneza

Previamente anunciados, a seleção engloba também o novo MIRAL de Julian Schnabel, o noir ROAD TO NOWHERE de Monte Hellman, BARNEY´S VERSION de Richard J. Lewis e WILDE SALOME de Al Pacino.

O triangulo amoroso alemão de Tom Tykwer, THREE, seu primeiro projeto alemão em uma década, encabeça a lista de europeus. A seleção inclui também BLACK VENUS de Abdel Kechiche e POTICHE de François Ozon, com Catherine Deneuve e Gerard Depardieu no elenco. O espanhol Iciar Bollain também está cotado para apresentar seu terceiro filme, EVEN THE RAIN, um drama distribuído pela cultuada Wild Bunch

A delegação italiana engloba THE SOLITUDE OF PRIME NUMBERS de Saverio Costanzo, com Isabella Rossellini e Alba Rohrwacher; NOI CREDEVAMO de Mario Martone e a comédia de Carlo Mazzacurati, LA PASSIONE.

O noir de Alessandro Piva, HENRY, sobre uma guerra contra as drogas na Roma contemporânea, A WOMAN de Giada Colagrande, estrelado por Willem Dafoe e Rocca Stefania, e o documentário de Gianfranco Rosi, EL SICARIO, em que um assassino mexicano relata seus trabalhos, tanto para os traficantes de drogas quanto aos governos, também são boas apostas.

Já o épico italiano de gangster da Fox Internacional, VALLAZZASCA de Michele Plácido, com Kim Rossi Stewart vivendo o próprio Renato Vallanzasca, será exibido fora de competição.

O copioso contingente asiático inclui o épico de samurai de Takashi Miike, THIRTEEN ASSASSINS, um remake do filme de Eiichi Kudo de 1963; o thriller de mistérios de Tsui Hark, DETECTIVE DEE; a fita de artes marciais de Andrew Lau, LEGEND OF THE FIST: THE RETURN OF CHEN ZEN, uma sequência do filme estrelado por Bruce Lee, FÚRIA DO DRAGÃO; Outro John Woo de artes marciais, REIGN OF ASSASSINS e um suspense de Johnny To, SHARE.

Article Tags:
Article Categories:
FESTIVAIS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.